Galiza
Conhecida pelos romanos como a região do fim do mundo, a Galiza é a comunidade mais ocidental de Espanha: uma região montanhosa que termina numa costa recortada formada por uma sucessão de rias e largos estuários rochosos.
O seu interior é constituído por prados e florestas densas, povoadas por rica fauna e flora. Esta área é tradicionalmente dedicada a agricultura, caça e pela proximidade do mar também pesca.
Além do território continental fazem também parte da Galiza os arquipélagos de Cies, Ons, Salvora, as Ilhas Malveiras e Sisargas, Cortegada e a ilha e Arousa.
Fazem parte da Galiza as províncias de A Coruña, Ourense, Lugo e Pontevedra cujas cidades principais são Santiago de Compostela, A Coruña e Vigo. No seu total vivem aqui 1.2 milhões de habitantes.
História e Cultura
Galiza tem uma tradição cultural e folclórica muito própria, marcada também pela sua língua, o Galego.
Nesta região instalaram-se povos celtas que muito contribuíram para a formação desta zona, que se vê muito mais como celta do que como latina ou hispânica.
Assim ouvir aqui a gaita de foles é tão natural como na Escócia, pois que é o instrumento "nacional" da Galiza. Nada como visitar as festas e festivais locais para melhor tomar o pulso desta cultura tão particular.
E apesar disto os galegos não têm pretensões separatistas, considerando-se tão espanhóis como o resto de Espanha.
Como ir
De Portugal o acesso pode ser feito por carro via Valença pela A3 que liga à A55 do lado espanhol ou em Caminha via um Ferry que liga esta cidade a Camposancos. Há ainda uma ligação ferroviária e várias camionetes que ligam o Porto a Vigo.
Há ainda os aeroportos de Santiago de Compostela, de A Coruña e Vigo com ligações de e para outras cidades espanholas, Madrid e Barcelona nomeadamente; bem como ligações europeias regulares a cidades como Frankfurt, Paris ou Londres.
A Costa Galega
A belíssima e entre-cortada costa galega é amais extensa das províncias de Espanha se tivermos em conta todas as baías e enseadas. O resultado é um infindável número de pitorescas praias e baías pontilhadas por portos e cidades costeiras.
As praias da Galiza
Esta região é abençoada com praias encantadoras banhadas muitas delas por águas calmas e mornas em contraste com a temperatura tipicamente mais fria do Atlântico.
Praias como Sanxenxo, Bueu, Samil em Vigo, para não falar nas praias das Islas Cies estão entre as melhores praias da Galiza para férias de mar.
Natureza na Galiza
A Galiza é conhecida com a região dos 1000 rios. Estes desaguam no mar via estuários e baías conhecidos como rias.
São conhecidas como Rias Baixas e Rias Altas, sendo as primeiras próximas da fronteira de Portugal e as segundas a norte do cabo Finisterra.
A partir de Finisterra o clima e a paisagem mudam; as Rias Altas são enquadradas por montanhas rochosas de vegetação mais rara. As temperaturas baixam e os ventos sopram com mais intensidade. É também uma zona mais chuvosa.
A sul de Finisterra a encosta desce com mais suavidade em direção ao mar com pinheiros e eucaliptos, bem como campos agrícolas verdejantes.
Gastronomia da Galiza
A singularidade da cultura galega está bem representada na sua gastronomia. Aqui não se encontra tanto o arroz, a massa. Aqui são as batatas que acompanham os pratos muitos deles à base de peixe.
Marisco é muito popular e peixe em geral faz parte da dieta local, pois que é a Galiza que mais pesca da comunidade europeia, por causa dos muitos bancos de areia e portos piscatórios.
Assim muitas são as formas de preparar seja peixe, seja marisco sempre muito fresco nesta região.
Clima
O clima na Galiza é temperado com os invernos que podem ser bastante rigorosos e muito ventosos e primavera e verão que podem ser bastante quentes. A chuva é uma presença regular que pode por vezes manifestar-se nos meses de verão.