Na Galiza, como os galegos

Muitos visitantes da Galiza tendem a ir à Galiza para percorrer o caminho em direção a Santiago de Compostela. Mas a Galiza é tão mais do que isso. Veja aqui onde os galegos gostam de ir e descubra a Galiza sob um olhar menos turístico.

La Coruña

La Coruna - praça central 

La Coruña é a segunda maior cidade da Galiza, seguindo-se a Santiago de Compostela em importância. Mas se esta por vezes mais parece um museu bafiento, La Coruña, manifesta-se mais como uma cidade viva e cheia de energia. Aqui chega mais marisco e peixe do que a qualquer outro porto europeu, reservando os melhores para os restuarantes e bares locais.

Respire o ar marítimo de la Coruña, uma cidade peninsular rodeada pelo Atlântico. Os seus residentes adoram passear ao longo do Riazor, o passeio marítimo sobranceiro à praia com o mesmo nome. Tal como aplaudir a sua equipa local,  o Deportivo la Coruña no estádio Riazor como não podia deixar de ser!

Ribadavia

Galiza - Ribadavia

Outra vítima do quase monopólio turístico de Santiago de Compostela é Ribadavia, uma pequena cidade a 25km,  merecedora de uma visita. Fica a sudoeste da província de Ourense, nas margens do rio Minho, já próximo da fronteira com Portugal. Um passeio pelo seu Barrio Xudeu, a zona medieval, vai levar-nos de volta à Idade Média. 

Rodas

Galiza - Islas Cies - praia de Rodas  

Considerada uma das melhores praias do mundo, e como seria de esperar, tal beleza, apenas se mantém com um satisfatório nível de dificuldade em lá chegar. Localizada nas idílicas Ilhas de Cies, terá de apanhar um barco em Baiona, Cangas ou Vigo. Além disso, apenas se podem visitar, as que entretanto ficaram conhecidas como as Seychelles Galegas, entre junho e setembro. E de facto, até parece um paraíso, mas só até o vento frio do Atlântico nos trazer de volta à realidade. 

Vigo

Galiza - Vigo

Vigo é bem conhecida dos portugueses, a cidade que não sendo capital, é a cidade mais populosa da Galiza. Foi  uma cidade que cresceu e se modernizou com o tempo, e apesar de não ter o charme medieval de outras cidades galegas, ainda é possível imaginar os tempos antigos de pescadores e homens do mar na sua Rua de la Pescaderia. Aliás o Bairro de Berbes junto ao porto é uma zona a calcorrear para provar as tapas num dos muitos bares que aí se encontram.