Granada
A cidade de Granada está situada na região leste da Andaluzia na província com o mesmo nome, O seu enquadramento paisagístico, beleza arquitetónica e uma história rica definem esta bela cidade.
História
Apesar da cidade ser habitada desde o período Ibero-celta, a cidade que conhecemos hoje é claramente a criada pelos mouros, quando a cidade se tornou independente e espalhou para o outro lado do rio Darro, no bairro Albaicin, património da humanidade.
A ocupação moura de Granada moldou a cidade, quando os mouros ocuparam a então pequena vila lançaram as bases do que é hoje uma das mais visitadas cidades de Espanha.
Durante o séc. IX Granada tornou-se muito importante, depois da queda do Califado de Córdoba. No séc. XII Mohammed ben Nasar fundou a dinastia Nasrid ocupando o reino de Granada a região desde Múrcia até Gibraltar.
Granada foi o último bastião mouro a cair nas mãos dos cristãos no fim do séc. XV e ainda hoje essa presença árabe é bem visível tanto nos costumes como na sua arquitetura, em particular no palácio real La Alhambra.
A cidade
Albaicin está no topo de um monte em frente à Alhambra, e pode ser descrito como a Medina ou o Casba. O bairro é um emaranhado fabuloso de ruas e áleas com casario caiado cheios de belíssimos pátios interiores.. No topo de Albaicin fica a Plaza de San Nicolas de onde se desfruta de um vista soberba sobre a Alhambra.
Em direção a norte fica o bairro do monte de Sacromonte, famoso pelas casas-gruta ainda hoje habitadas. Aqui morou em tempos a comunidade cigana e muitos dos músicos famosos de Flamenco cresceram nesta zona.
O Palácio La Alhambra
A jóia da coroa de Granada é sem dúvida este magnífico palácio, uma das maiores atrações de Espanha e um dos exemplos da arquitetura islâmica mais venerado, é também património da UNESCO.
Efectivamente a Alhambra é um conjunto de palácios e jardins construídos pela dinastia árabe Nasrid no séc. XIV. Os pontos a não perder aqui são vários como o Generalife, o palácio de verão, o Pátio Arrayanes, o Salon de Embajadores e o seu teto representando o cosmo na perspetiva árabe, a sala dos Reys, igualmente com um teto incrível com pinturas sobre couro ou a Sala dos Abencerrajes cujo teto apresenta um padrão inspirado no teorema de Pitágoras.
Paisagem Natural
A paisagem é diversificada e dramática, desde a região costeira da Costa Tropical com o seu clima ameno, vilas piscatórias e belas praias passando pela planície fértil de Genil e chegando à mais região da Sierra Nevada com o seu clima e o pico de Mulhacén com 3 481 metros de altitude, o mais alto da Península Ibérica.
A estância de esqui na Sierra Nevada, Pradollano, fica a sul de Granada e está aberta durante seis meses e pela sua proximidade com a costa é perfeitamente possível tomar banho de mar em Gualchos e fazer ski na Sierra Nevada no mesmo dia.
Atividades ao ar livre
Há muito por onde escolher, como hiking, escalada, passeios equestres, canoagem, etc. mas comparada com as atividades das estâncias de praia, aqui os custos tende a ser mais altos.
Gastronomia
A cozinha típica de Granada reflete a sua influencia árabe, que se nota no uso de especiarias, dos produtos locais e algumas das sobremesas típicas da região.
Estufados rústicos como Olla de San Antón aquecem os invernos frios que podem ser de neve. Outras especialidades são Papas al pobre (batatas à pobre), Tortilla Sacramonte, uma tortilha de vegetais e das regiões costeiras todo o marisco e peixe.
Clima
Granada está a 680 metros acima do nível do mar no sopé da Sierra Nevada e por esta razão o clima é ligeiramente mais frio do que o resto do sul de Espanha. Os invernos podem ter neve e os verões podem ser muito quentes na cidade.