Málaga
A capital da Costa do Sol, na costa do Mediterrâneo é a segunda maior cidade da Andalusia. Com os seus 600 000 habitantes situa-se a 53 km de Nerja a leste e a 58 km de Marbella a oeste. O seu aeroporto é o 3º maior aeroporto de Espanha e está a apenas 8 km do centro da cidade.
Sendo ponto de entrada para muitos dos visitantes que procuram outros destinos de férias na costa do Mediterrâneo, Málaga é no entanto, uma cidade encanadora onde vale a pena partir à descoberta das suas ruas estreitas, dos seus edifícios históricos, da alegria de vida dos seus habitantes e das marcas do seu passado rico.
A cidade desenvolveu-se à volta do porto e teve forte presença dos gregos, romanos e mouros, tendo sido habitada desde 800 a.C. Do seu rico passado ficaram por exemplo a Alcazaba, um castelo árabe construído no séc. VIII e mais acima o Gibralfaro que data do séc. XIV.
O bairro antigo no centro da cidade é um emaranhado de ruas estreitas à volta da bela catedral, a Catedral de la Incarnación começada em 1528 e terminada em estilo gótico em 1782, onde em tempos houve um templo mouro. As suas ruas encantadoras albergam lojas, restaurantes e bares de tapas onde se pode experimentar o delicioso vinho de Málaga, um vinho generoso, parecido com vinho do Porto. A Calle Larios, igualmente no centro, é a rua comercial mais famosa de Málaga com lojas, restaurantes e bares de tapas.
Entre o porto e o centro antigo fica o Jardim Botânico La Concepción com flora e fauna subtropical e topical, onde mais de 1000 espécies de plantas de todos os continentes compõem um cenário idílico.
Picasso nasceu nesta cidade e como tal a arte tem aqui grande importância com 20 museus para visitar dos quais se destacam o Museu Picasso e o Centro de Arte Contemporânea.
Praias
Não é preciso ir muito lonje para se ir para a praia. Na cidade há também praias, a de La Malagueta, El Palo e Pedregalejo, sempre com chiringuitos (bares de praia), onde se serve peixe frito e sangria. Mas na província de Málaga há ainda muitas outras praias de excelente qualidade.
Festas em Málaga
Se há coisa que os malaguenhos gostam é de uma boa festa. Entre elas há a Semana Santa, com milhares de visitantes e procissões solenes e a Feria de Málaga, que acontece a 22 de Agosto, a feira celebra a reconquista da cidade pelos reis católicos em 1487 e começa com um grande fogo de artifício e continua com espetáculos e festejos por toda a cidade.
Gastronomia
Como na restante Andaluzia a excelente cozinha andaluza está bem presente por toda a cidade. As tapas e pratos típicos como o peixe frito. Experimente as deliciosas tapas na Bodega El Pimpi, um bar com enormes pipos e um encanto tradicional muito próprio.
Clima
O clima é ameno durante todo o ano com uma temperatura média de 23 graus, que no verão pode chegar a uma média de 32ºC, refrescadas pela suave brisa que sopra do mar.