Província de Pontevedra
Pontevedra situa-se na região costeira da Galiza conhecida como Rias Baixas. A sua capital é a cidade com o mesmo nome, mas a cidade mais populosa é Vigo.
Esta região já é habitada desde tempos pré-históricos como se comprova pelas gravuras encontradas em grutas nos arredores da cidade de Pontevedra.
Toda a província tem exemplos ricos do seu passado seja ele celta, da Idade Média ou mais recente.
Como chegar a Pontevedra
De Portugal o acesso pode ser feito por carro via Valença pela A3 que liga à A55 do lado espanhol ou em Caminha via um Ferry que liga esta cidade a Camposancos. Há ainda uma ligação ferroviária e várias camionetes que ligam o Porto a Vigo.
Há ainda os aeroportos de Santiago de Compostela, de A Coruña e Vigo com ligações de e para outras cidades espanholas, Madrid e Barcelona nomeadamente; bem como ligações
europeias regulares a cidades como Frankfurt, Paris ou Londres.
Cidades de Pontevedra
A capital de igual nome, Pontevedra, é uma cidade tipicamente galega com o seu emaranhado de ruas e edifícios históricos medievais bem preservados.
Vigo, mais a sul, é a capital do peixe. Cidade bem mais populosa do que Pontevedra, é famosa pelo seu marisco de grande qualidade e vida noturna.
Baiona é outra pequena e encantadora cidade marítima a sul de Vigo, em cujos restaurantes se saboreia igualmente excelente marisco e peixe.
Já na confluência do Rio Minho com o Mar fica A Guarda um pequeno porto piscatório e nas encostas do monte de Santa Tecla as ruínas de um povoado que recua a 600 -200 a.C.
Rias Baixas
A linha costeira de Pontevedra é composta por recortes profundos que terminam no mar. São conhecidas como Rias Baixas e nas suas reentrâncias há cidades, vilas e praias incríveis integradas numa paisagem verdejante intensa cujo clima é mais ameno.
Vilagarcia de Arousa e Panxon numa das rias tornaram-se destinos de férias pelas suas qualidades paisagísticas e praias de águas mais mornas do que é habitual no Atlântico. Mas mais a sul outras estâncias se desenvolveram como Sanxenxo ou a Toxa, uma pequena ilha na Ria.
Há ainda as ilhas de Cies, destino obrigatório para quem gosta da natureza no seu estado selvagem.
Lazer
Esta região é perfeita para férias na natureza e férias culturais pela beleza natural da província de Pontevedra e também é claro pelo riquíssimo património histórico e arquitetónico. No entanto umas férias de praia em nada deixam a desejar em relação a outros destinos de praia espanhóis, com praias encantadoras, banhadas por águas tranquilas e mornas.
Gastronomia
Aqui há menos arroz ou massas, mas há em contrapartida delicioso peixe e marisco acompanhados sobretudo por batatas.
Devido à presença de vários bancos de areia e dos muito portos piscatórios a variedade de peixe e marisco é aqui muito grande.
A região é também produtora de excelentes vinhos, como o Albariño que acompanha na perfeição os pratos de peixe.
Clima
O clima de Pontevedra é temperado. No inverno é comum os ventos fortes vindos do mar, a precipitação está presente ao longo de todo o ano, sendo o tempo um pouco inconstante.