A região de Valência
A região de Valência está localizada no centro da costa mediterrânica espanhola. A província de frente para o Golfo de Valência no Mediterrâneo tem do lado de terra uma cordilheira montanhosa e planícies de laranjais que terminam na fronteira com Aragão e Castela-A Mancha (a terra de Dom Quixote).
Valência situa-se de frente para as Ilhas Baleares e fica equidistante de Barcelona e Madrid as duas maiores cidades espanholas.
A zona norte
A zona costeira do norte de Valência, que se situa mais próxima da capital, tornou-se uma extensa zona de praia. Alojamentos de férias e infra-estruturas variadas foram construídas partilhando a paisagem com quintas e hortos.
A zona sul
Situado a sul da capital e separada do Mediterrâneo por dunas e florestas de pinheirais fica o Lago La Albufera. O lago formou-se pela deposição de sedimentos dos rios Turia e Jucar, que criaram esta lagoa de água doce.
História e Cultura
No séc. XV Valência viveu a sua época dourada quando recebeu autonomia política do rei aragonês D. Jaime I. O comércio floresceu e a região tornou-se um centro para poetas e escritores. As ambições mediterrânicas dos seus líderes e nobreza transformaram-na numa potência.
Praias
As praias de Valência são de grande qualidade, localizam-se a norte do porto de Valência e oferecem excelentes infra-estruturas, onde é possível alugar vários equipamentos para desportos aquáticos.
A região de La Safor
O visitante da região de La Safor vai encontrar uma área atraente e de carácter histórico. Está situada numa região de altas montanhas, que formam a cordilheira de Mustalla, Safor, Grossa e Aguilles alcandoradas entre florestas, enquanto em baixo um corredor de praias e hortos atravessa a faixa costeira.
Compras em Valência
A região é bem conhecida pela sua industria de cerâmica e os visitantes encontrarão uma variedade de peças de várias qualidades e preços, sendo Manises o maior centro de produção nesta região.
Além do artesanato tanto em vidro como madeira, são aqui produzidos os famosos leques que aqui são feitos de forma artesanal. São leques que vão dos mais simples aos mais sofisticados, trabalhados à mão pacientemente em madrepérola.
Se procura um produto gastronómico local, então a grande variedade de enchidos, doçaria regional e citrinos são todos especialidades locais. Igualmente os deliciosos vinhos brancos e tintos da região de Valência merecem uma degustação.
Vida noturna
Valencia é famosa pelas suas discotecas com música até de manhã. Situam-se fora da cidade e na Rua Cullera, não muito longe de zonas residenciais e praias.
Cultura
Las Fallas é a tradicional festa a São José, que se celebra entre 12 e 19 de Março, onde os habitantes de Valência fazem uma imensa procissão com esculturas de papel feitas ao longo do ano anterior.
Durante todo o dia e noite as ruas enchem-se de gente e ruidoso fogo de artifício é lançado para o ar.
No final da semana as enormes estátuas são premiadas e então postas a arder, marcado assim o fim de Las Fallas e o início da primavera.
Gastronomia
A paella valenciana feita com arroz, legumes, marisco, coelho e frango é o prato típico valenciano por excelência e o mais famoso de Espanha. Cada vila e cidade da província tem a sua própria versão recorrendo a diferentes ingredientes locais.
Os pescadores locais criaram um prato próprio o "Arroz Banda" em que a carne e o marisco ou peixe são cozinhados separadamente. O prato é servido com alho e azeite.
Na região de La Safor, a especialidade é o Fideau, que é parecido com a paella salvo que em vez de arroz leva massa.
Valencia é igualmente famosa pelos seus pães e doçaria: são os "panquemados"e uma imensidade de outros doces muito à base de amêndoas e outros sabores mediterrânicos.
Quanto a bebidas, uma menção especial para a Horchata, uma bebida refrescantes à base de chufa, o fruto do junquinho avelanante que em sumo se parece com um batido de leite e o sumo de laranja misturado com cava (o espumante catalão)são os ingredientes da chamada Água de Valência.
A produção de vinhos da região é notável; aqui se produzem em 75 000 hectares de vinhas. As caves principais encontram-se em Requena, Utiel, Llíria, Villar del Arzobispo e Tuéjar. Também se produz cava de excelente qualidade em Requena.
Desportos náuticos
Os 112 quilómetros de costa valenciana oferecem inúmeras oportunidades de lazer e desporto. Os amantes de desportos náuticos vão encontrar aqui tudo o que precisam ao longo de toda a costa, onde à exceção de Cullera, não há escarpas rochosas.
Golfe
Há vários campos de golfe por toda a província; o magnífico El Saler Golfe e o Oliva Nova Golfe desenhado por Severiano Ballesteros são dois dos mais importantes.
Clima
A província de Valência tem um clima suave, que o torna ideal como um destino tanto de verão como de inverno, com uma média anual de 2 700 horas de sol; os verões são quentes e os invernos são suaves, já os outonos e as primaveras podem ser de tempestades.