Ilhas Canárias
As ilhas da primavera eterna, o arquipélago das Canárias fica no Oceano Atlântico, pertencem a Espanha apesar de estarem mais próximas de África.
As sete ilhas: La Palma, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, e as duas mais pequenas de Hierro e Gomera, fazem parte de uma cordilheira vulcânica no Atlântico.
O clima subtropical, que é regulado pela corrente do golfo e ventos alísios, atraem todos os anos muitos veraneantes que vêm desfrutar das praias, diversão e hospitalidade local.
História
As Ilhas Canárias surgiram há cerca de 8 a 12 milhões de anos atrás com o desenvolvimento da cordilheira submarina cujas erupções em diferentes intervalos formaram o arquipélago.
Os seus primeiros residentes foram os Guanches vindos de África. Há 500 anos atrás foram conquistados pelos espanhóis.
E quando Cristóvão Colombo parou nas ilhas no seu caminho para a América, as ilhas entraram definitivamente no mapa como um ponto estratégico.
Tenerife
Esta é a maior ilha do arquipélago e a mais visitada de todas.
A ilha é rica em contrastes. Uma cordilheira passa pelo centro da ilha desde os monte sde Angua até ao Teno, separando as terras áridas do sul a natureza verdejante da vertente norte com vales ferteis como os de Orotava e Gumar.
No coração da cordilheira fica El teide e a sua cratera gigante a 2000 m de altitude. E o pico del Teide fica a 3 718, sendo por isso a montanha mais alta de Espanha.
A capital é Santa Cruz de Tenerife, e de entre os destinos mais populares para férias está Playa de las Americas, Los Cristianos, Puerto de la Cruz e Adeje.
Gran Canária
A ilha de Gran Canária fica no centro do arquipélago das Canárias e é a terceira maior ilha depois de Tenerife e Fuerteventura. É um excelente destino de férias em família pelas suas praias, atmosfera relaxada e paisagens diversificadas.
Las Palmas é a capital e os destinos privilegiados de férias são Puerto Rico, Maspalomas, com a sua reserva de dunas, Puerto de Mogan e Playa del Ingles.
Fuerteventura
Fuerteventura é a ilha que mais próximo fica do norte de África a apenas 100 km de Marrocos. É a segunda maior ilha, possivelmente a mais antiga e conhecida pelas suas praias de areia dourada e dunas. Ideal para os amantes de sol e mar.
A capital de Fuerteventura é Puerto del Rosario, e os destinos de férias são estâncias como Antigua, Caleta de Fuste, Corralejo e El Cotillo e Morro Jable.
Lanzarote
Lanzarote é a ilha mais oriental do arquipélago e uma das mais pequenas.
Lanzarote é igualmente ilha vulcânica e a sua paisagem lunar foi o cenário escolhido para o filme "Planeta dos Macacos". Residente famoso desta ilha foi José Saramago, o prémio Nobel da literatura. A ilha foi considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Arrecife é a capital da ilha e os destinos preferidos dos veraneantes são Puerto del Carmen, Arrecife, Puerto Calero, Playa Blanca e Costa Teguise.
La Palma
La Palma é uma das mais belas e intactas das Canárias. O desenvolvimento turístico aqui é feito com muito cuidado.
A ilha é sobretudo popular entre aqueles que procuram turismo rural, oportunidades de fazer caminhadas e eco-turistas. Esta ilha é muito verdejante, pelo que chove bem mais aqui.
Os destinos preferidos aqui são: Los Cancajos a leste e Puerto Naos e Tazacorte a oeste.
El Hierro
El Hierro é um pequeno paraíso para o eco-turismo e para mergulho. Esta reserva da biosfera recebe poucos visitantes, mas é um destino interessante para quem gosta de caminhar e desfrutar da natureza que aqui é luxuriante, quando não vulcânica, com penhascos assombrosos que podem ter até 1000m.
La Gomera
Com o parque nacional e património da humanidade pela UNESCO de La Garanjonay, La Gomera é uma joia natural no arquipélago. Aqui se encontram espécies extintas noutros pontos, densas florestas, ravinas profundas e uma paisagem esculpida ao longo de milhares de anos.
Cuisine
Muito da cozinha das Canárias combina sabores de África e da América do sul com sabores espanhóis.
O peixe é naturalmente muito importante, sobretudo os lagostins, ameijoas, polvo e sardinhas apanhados localmente.
Os pratos de carne são populares, mas a maior parte da carne é importada.
A produção de vinho nas ilhas canárias recua já a vários séculos e notável pelo sabor único queque lhe dá o terreno vulcânico. Há algumas rotas vinícolas nas várias ilhas.
Clima
As ilhas Canárias desfrutam de um clima suave com temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano. As temperaturas médias no verão rondam os 26ºC -28ºC e no inverno raramente desce abaixo dos 22ºC.