Costa de la Luz
A Costa de la Luz (a costa da Luz) na região da Andaluzia é uma orla costeira de beleza natural, bastante menos frequentada do que o seu vizinho a Costa do Sol. A Costa da Luz estende-se desde Tarifa, onde o Mediterrâneo se encontra com o Atlântico até Huelva e o rio Guadiana na fronteira com Portugal.
Uma linha costeira natural
Muita da costa atlântica é reserva natural, são praias extensas de areia branca ladeadas por dunas e pinheirais, pontuadas por ocasionais vilas piscatórias e agradáveis estâncias e pequenos hotéis, sobretudo preferidos por turistas espanhóis.
A temperatura é alta durante o verão e mantém-se razoavelmente agradável durante o outono e primavera. Mas uma nota de aviso, do lado atlântico a água é definitivamente mais fria e o vento pode até fustigar durante o verão.
Esta área é sobretudo conhecida pelas suas reservas naturais protegidas de imensa beleza como o Parque Nacional de Doñana, uma área constituída por três ecossistemas independentes: pântanos, dunas movediças e coutos, onde espécies em risco como a águia imperial espanhola e o lince ibérico, podem ser por vezes vistos.
As praias
As praias são a grande atração da Costa de la Luz. Desde Ayamonte na foz do Guadiana até Tarifa formam um arco impressionante. Destacam-se as seguintes:
Praia de Boloña é uma faixa de areia dourada no Atlântico, onde o mar é límpido e transparente. Por trás das dunas, os montes estão praticamente desertos. Se seguir ao longo de toda a praia, chega a uma zona de piscinas escavadas nas rochas, onde pode aproveitar as lamas ricas em minerais para se cobrir. Deixe-se estar sob o sol até esta camada ter secado e depois mergulhe no mar: a sua pele ficará macia.
Praia de El Palmar em Conil de la Frontera; 12 quilómetros de areia dourada, um paraíso para o surf, a praia tem vários bares de praia, onde se pode desfrutar da vista magnifica.
A praia da Victoria, uma imensa praia na cidade de Cádis com muitas infraestruturas desportivas e restaurantes.
Zaraha de los Atunes é sem dúvida uma das melhores praias de Cádis. Esta praia vai de Zahara, a Cabo de Plata e é uma excelente praia para entusiastas de desportos aquáticos como o windsurf, vela e pesca desportiva.
Islantilla é uma praia com bandeira azul com uma simpática praça a separar a praia de La Antilla.
A praia de Matalascañas localizada no Parque Nacional de Doñana estende-se ao longo de 5km e é um excelente local para visitar com a família com boas infraestruturas.
Cádis & Huelva
As cidades mais importantes, Cádis e Huelva, combinam modernidade com história e um ambiente original. Cádis, fundada pelos fenícios, é a cidade de onde Colombo partiu à descoberta da América e tem um ar colonial acentuado. Hoje é uma fabulosa cidade para explorar, os habitantes são calorosos e animados e grasnes adeptos do seu clube de futebol o Cádis FC
Huelva é uma cidade agradável com um porto muito movimentado e muitos restaurantes de peixe e marisco. A cidade tem também locais interessantes para o visitante com interesses culturais com alguns monumentos dignos de visita.
Tarifa
A cidade boémia de Tarifa, capital europeia do Windsurf, está rapidamente a converter-se num dos locais da moda em Espanha. Pequena mas transpirando charme, vive num ambiente eclético, com uma população diversificada que vai desde os hippies às famílias, dos surfistas às socialites, que vão à procura de um ambiente mais relaxado.
Uma viagem até às ruínas romanas por trás de Tarifa será uma experiência interessante pelo caminho sinuoso entre florestas e montes passando por fortalezas no topo de morros. Outra possibilidade é galopar ao longo das praia em direção às dunas de Zahara. Para descer das dunas os cavalos aprenderam a escorregar parcialmente sentados nas pernas traseiras. Espetaculares são os passeios a cavalo pela praia à luz do luar.
Parque Natural de los Alcornocales
Depois de Tarifa fica o encantador parque natural de los Alcornocales um vasto sobreiral protegido compondo uma paisagem colorida e montanhosa com trilhos para descobrir. Faça um passeio de carro pela estrada de Facinas, um trajeto muito romântico que começa nas ruínas romanas de Bolonias, atravessa o parque e termina em Los Barrios. Parte deste trajeto está em fracas condições mas pode-se passar de carro.
A nossa frente ao longo de todo o caminho observa-se uma abundância de fauna e flora, campos de flores e florestas verdejantes. Durante o verão torna-se bastante árida, mas as vistas aliadas a pacatez do sítio, fazem-na uma visita digna de ser feita em qualquer altura do ano.
Como chegar lá
A melhor forma para chegar à Costa da Luz vindo de Portugal é de carro a partir do Algarve. A alternativa ao carro seria voar para Sevilha e alugar aí um carro ou para Jerez de la Frontera. Se optar por esta última hipótese então fique uma noite nesta bela cidade andaluza, famosa pelo Xerez e pela tradição equestre.