Almunecar
Almuñecar e La Herradura formam a capital turística da Costa Tropical. A cidade está situada num morro entre dois rios que descem até à costa na província de Granada na Andaluzia.
Daqui quase se pode tocar em África. A cidade é amparada pelos morros alcantilados, vales e terra de cultivo com oliveiras, amendoeiras, alfarrobeiras.
História
Almuñecar foi fundada pelos fenícios à 3000 anos e como o resto desta costa foi invadida e ocupada por romanos , mouros e reconquistada pelos reis católicos.
Há muitos monumentos e edifícios históricos a comprovar a história e ocupação da cidade.
Na cidade
A cidade tem ruas medievais que descem serpenteando até à Plaza de Constitución, onde fica a câmara municipal, o bairro mais antigo, o Barrio San Miguel e o castelo mouro. A maior parte desta área é pedonal e residencial. As varandas cheias de gerânios e as pequenas praças unidas por passagens estreitas compõem o cenário labiríntico da cidade. Aqui fica também o museu arqueológico.
Do outro lado da Plaza de la Constitución, ao lado da Câmara Municipal, fica a Iglesia Mayor de la Encarnación (a igreja principal). A Casa da Cultura também se situa nesta zona da cidade.
A Carrera de la Concepción que em tempos fez parte da estrada costeira principal é hoje uma bela e animada avenida, Aqui fica a fonte, a partir de onde fica a velha estrada do vale em direção a Granada e não longe ficam os restos de um antigo aqueduto e banhos romanos.
A Playa Puerta del Mar é a principal praia de Almuñecar ao lado do passeio com palmeiras, o Paseo del Altillo, aqui encontram-se muitos bancos. No verão o estacionamento na cidade é bastante difícil.
Praias
Almuñecar tem 19 quilómetros de zona costeira com 25 praias distribuídas entre Almuñecar e La Herradura. Encontram-se desde praias em pequenas enseadas escondidas até praias de areia fina extensas e a praia principal em frente à cidade com várias infra-estruturas de apoio.
Há várias opções para praticar desportos aquáticos, incluindo mergulho, já que a área é conhecida por ter algumas das paisagem submarinas mais bonitas da costa do sul.
O que visitar
Almuñecar tem alguns locais dignos de referência para visitar. O castelo mouro é obviamente um deles, tendo sido construído em cima de alicerces romanos.
O museu arqueológico localizado perto do castelo, foi um edifício romano, é conhecido como a Cave dos sete Palácios e contém alguns tesouros incluindo um vaso egípcio com 3500 anos.
O parque Majuelo é um delicioso jardim botânico, que se situa à sombra do castelo. Há uma grande variedade de plantas exóticas e o ponto fulcral do jardim são os resto romanos da salgadeiras de peixe.
A cidade prestou homenagem a várias figuras públicas locais havendo portanto bastantes estátuas e monumentos - a marinheiros, pescadores, à agua e fertilidade entro vários outros.
A área apresenta também várias torres de atalaia, já que era uma área infestada de piratas. Estas edificações estavam construídas de modo a avisar rapidamente os habitantes de perigo eminente de invasão.
Mais para o interior fica o vale tropical cheio de pomares ao longo das margens do rio Verde. Visite aqui as pequenas vilas e aldeias locais.
Siga o Rio Seco e chegará ao belo parque da Peña Escrita, onde pode fazer caminhadas, passeios, passeios a cavalo e aprecie o ar puro e o cenário magnífico.
Salobreña e outra vila costeira mourisca a leste de Almuñecar. Uma pitoresca vila caiada que vale bem a visita.
Alimentação
Almuñecar tem uma boa seleção de restaurantes de qualidade com uma variedade de culinária tradicional e internacional.
Clima
A Costa Tropical retira o seu nome do seu clima subtropical com invernos amenos e verões quentes. A temperatura média anual é de 20ºC.