Lanzarote
Lanzarote está localizada no oceano atlântico a 140 km a norte da costa africana. O aeroporto fica a 5km da capital, Arrecife.
Com uma extensão de 845,9 km2 tem uma população de 141 939 habitantes esta ilha única recebe anualmente mais de 2 milhões de
visitantes.
O clima de Lanzarote é subtropical e seco com uma temperatura média anual de cerca de 20ºC.
Esta ilha foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO e é uma das mais belas e delicadas áreas das ilhas Canárias. Lanzarote tem um ecossistema de origem vulcânico único relativamente pouco erudido devido ao clima seco.
Surpreendem os seus vinhedos que florescem em terreno vulcânico negro, as encantadoras praias; pequenas vilas em oásis férteis e as suas paisagens lunares surrealmente espantosas.
As Montañas del Fuego, parte do Parque de
Timanfaya são o resultado de um imenso e histórico cataclismo vulcânico. Este processo moroso cobriu um quarto da ilha com uma camada grossa de lava e de cinza vulcânica.
Mesmo hoje em dia há por vezes temperaturas invulgarmente altas a sair do solo. Assim a atividade vulcânica está igualmente na base destas atrações:
- O interior da cratera ao lado do mar, onde se observa hoje uma lagoa de misteriosas águas verdes ligada ao mar por fendas subaquáticas.
- Extensas áreas de penhascos costeiros, grutas e algares, onde as ondas se despenham com fragor intenso.
- Túneis vulcânicos abaixo do nível do mar que albergam um belo lago interior, lar de várias espécies raras. Este complexo denominado Los Jameos del Agua foi criado pelo arquitecto local Cesar Manrique com o objetivo de harmonizar a natureza com a arte.
O Jardim dos Catos representa outra peça de arte requintada deste artista reunindo 7200 catos numa área de 5000m2.
Talvez um dos mais emblemáticos trabalhos deste arquiteto seja o Mirador do Rio. Localizado no extremo norte da ilha a uma altitude de 474 m, o Mirador oferece vistas incomparáveis.
Não muito longe daqui fica Haria, possivelmente uma das mais belas vilas de Lanzarote, integrada num belo e verdejante vale, salpicado de cores das suas flores e plantas diversa.
Playa Blanca no sul da ilha foi em tempos uma vila piscatória. Hoje em dia é um dos destinos de férias mais populares.
Aqui ficam as praias de Papagayo, consideradas das melhores da ilha.
Outra praia muito popular é a praia de Famara. Com os seus 6km de areia dourada e protegida por um penhasco espectacular é um local perfeito para
desfrutar de um belo por-do-sol.