A província de Málaga
A província de Málaga está situada no sul de Espanha na comunidade autónoma da Andaluzia, nas margens do Mediterrâneo. A sua linha costeira é conhecida como Costa del Sol e também como Costa del Golfe.
Ao longo de 161 km de linha costeira vemos igualmente regiões montanhosas e zonas de cultivo. O pano de fundo da maior parte da costa são as montanhas majestosas que empurram as cidades para a margem do mar. No interior há inúmeras aldeias e vilas caiadas. A cidade de Málaga divide a costa oeste da costa leste da província.
Para leste encontram-se Nerja (50km de Málaga); Torrox (46km); Vélez- Málaga (35km) e Rincón de la Victoria (12km). Para ocidente ficam Torremolinos (15km de Málaga); Benalmádena (22km); Fuengirola (27km); Mijas (31km); Marbelha (58km) e Estepona (85km).
Toda a região desde Rincón de la Victoria até Estepona é considerada área metropolitana de Málaga e tem uma população de mais de um milhão de habitantes. Toda a linha costeira está ligada pela N340 a estrada costeira com excelentes miradouros. Para ocidente há uma auto-estrada com portagem a A7 que permite uma ligação rápida desde Fuengirola até Algeciras na província de Cádiz.
Há uma imensidade de coisas a fazer nesta província desde visitas a locais históricos a jogar golfe num dos muitos campos de golfe de excelência.
Saiba mais sobre várias cidades e vilas em Málaga no guia turístico de www.ferias-espanha.pt
História
Málaga tem um passado rico que recua a 800 a. C. e tem sido marcada pela presença de gregos, romanos e árabes. Nos anos mais recentes a população da província tem-se expandido e é hoje um centro cosmopolita de culturas e nacionalidades pelos muitos estrangeiros que hoje residem na famosa Costa del Sol.
Praias
As praias de Málaga e da Costa do Sol são um dos mais preciosos bens desta província; pode encontrar-se muitas e variadas opções encantadoras, desde praias cheias de vida e atividade com bares, restaurantes e desportos aquáticos até às belas e isoladas enseadas onde apenas se tem por companhia as ondas e o sol.
Transporte
O aeroporto de Málaga é o quarto mais movimentado de Espanha com muitas ligações internacionais para o resto do mundo.
O porto de Málaga é paragem obrigatória de muitos cruzeiros e está em serviço desde 600 a. C.
A província está igualmente bem servida de estradas e ligações ferroviárias, há um comboio de alta velocidade a ligar com Madrid bem como ligações regionais que servem a costa até Fuengirola a partir do centro de Málaga.
Gastronomia
A gastronomia da província de Málaga é sobretudo composta pela saudável dieta mediterrânica com muito peixe e marisco, azeite, fruta e legumes todos com papel principal em muitos dos pratos típicos da região.
Provavelmente o prato mais comum num menu típico malaguenho é o "Pescadito Frito Malagueño" ou a "Fritura Malagueña", um misto de peixe local frito; o gaspacho, estufados de carne, as tapas e assados de carne são igualmente populares. Mas há variações gastronómicas de região para região, com pratos fartos no interior em comparação com os pratos servidos na costa.
Clima
Málaga desfruta de um clima mediterrânico subtropical, com uma média de 300 dias de sol por ano. A sua localização no Mediterrâneo significa que a costa é bafejada por brisas refrescantes durante o verão tornando o calor suportável.
A província apresenta os verões mais quentes de Espanha junto com Almeria e Alicante com uma temperatura média de dezembro a janeiro que ultrapassa os 17 ºC. Durante os meses mais quentes de verão a temperatura varia entre os 29 ºC e os 35 ºC.