Tendo em conta que a Galiza se situa no oeste selvagem de Espanha, as suas praias perdem naturalmente o protagonismo para as do soalheiro sul. Contudo, deveriam ser uma visita obrigatória em quaisquer férias de Verão. Nem que seja só para lhes tirar umas fotografias e meter inveja aos seus amigos e família no regresso a casa.
Rodas
O primeiro lugar no Top 10 das Praias do Mundo para o jornal inglês The Guardian foi uma completa supresa. Las Islaas de Cíes são, apesar disso, as ilhas-indie mais ocidentais da Europa, e compõem um conglomerado de praias que não ficam nada atrás das Caraíbas. O jornalista Gavin McOwan descreveu em particular a praia de Rodas, localizada em Monteagudo, como “um crescente prefeito de areia macia e esbranquiçada, suportada por pequenas dunas que protegem uma calma lagoa de mar cristalino)”.
As Catedrais
Poucas praias são tão emblemáticas como As Catedrais. Bastam-lhe as marés baixas que deixam ver a 30 metros de distância ondas de altos arcos formando-se lá ao longe. E se viajar 10 km para oeste, até à cidade de Ribadeo, poderá usufruir de uma verdadeira experiência religiosa durante as suas férias em Espanha, sem sequer precisar de colocar um pé dentro de uma igreja.
Carnota
A maior praia em toda a Galiza é Carnota, feita de uns 7 km de paraíso natural. Se tivermos em consideração toda a costa da Galiza, esta é uma das praias mais virgens em todo o país. Suportada por dunas e lagoas, esta área é uma meca para a vida selvagem.
Bares
Perto de Estaca de Bares, uma falésia proeminente que é também o ponto mais a norte de Espanha, fica uma praia que em dias de sorte pode estar vazia e ser só para si. À sua volta é só pomares, o que contribui para o encantamento de Bares e à fantasia de que se sentirá rodeado.
Xastelas
Com 790 metros de comprimento e cerca de 50 metros ao largo, a Praia de Xastelas é perfeita para as famílias. As suas águas calmas são óptimas para os mais pequenos, principalmente para os que começam a dar as primeiras braçadas e praticam ainda o chamado nadar à cão. A areia fina que ficar no corpo pode ser lavada nos chuveiros instalados na praia exactamente para esse efeito, é uma benesse da ainda imaculada Ilha Arousa.
Gradin
A baía Arousa é a maior da província Pontavedra. É também o lar da lindíssima praia Gradin. Se o que deseja realmente é escapar de todas as preocupações, esta é a praia perfeita para se desligar de tudo do alto estilo dos seus chinelos.
Pantin
A mais-que-verde relva da Galiza dá lugar à que alegadamente é a sua melhor praia para surf, localizada em Pantin. Produzindo ondulações consistentes, esta começa por ter as ondas mais indicadas para os principiantes durante o verão; já no inverno o mar torna-se bravo o suficiente para agradar aos mais experientes. Localizada a noroeste da Galiza, fica apenas a 15 minutos de viagem de Cedeira.
Lumeboo
Outra praia que é popular pelas suas zonas de surf é esta localizada em Ferrol. Basta seguir por um caminho estreito para chegar à atraente areia e lançar-se ao mar. Se quiser chegar mais depressa à praia veja se consegue saltar das rochas. Mas escolha um lado baixo e seguro, é claro.
Chanteiro
Os rochedos marcam os limites desta praia que se estende por 39 metros de largura e em quase 200 metros de comprimento. Suba para cima deles e descubra as covas secretas típicas de uma Ilha do Tesouro. Em alternativa a isto, deixe-se ficar na toalha sobre a areia dourada e deixe o seu corpo alimentar-se da Dose Diária Recomendada de Vitamina A.
A Lanzada
A Lanzada é uma das praias mais populares da Galiza, e não apenas devido às maravilhosas noites longas de verão que lá se vivem. Apesar disso, uma das celebrações tradicionais acontece precisamente à noite, em que mulheres que pretendem engravidar banham-se nas águas escuras durante um ancestral ritual de fertilidade. Mas ainda existem outros visitantes naquela praia, por exemplo as aves migratórios que ali chegam durante o inverno para acasalar. Provavelmente aquela água tem mesmo qualquer coisa de especial.