Costa del Sol
Sem dúvida a Costa del Sol é um dos destinos mais populares de férias no mundo. De Almeria até Tarifa, está preparada para satisfazer os desejos de todos independentemente de gostos, idades ou nacionalidades, com tantas infra-estruturas e atrações não vai ser difícil encontrar o sítio certo para as férias.
Quilómetros de praias de areia fina e um clima ameno ao longo de todo o ano e infra-estruturas modernas atraia todos os anos milhares de turistas para estâncias de férias como Benalmadena, Torremolinos, Puerto Banus, Fuengirola, Marbelha e Estepona.
A região a leste de Málaga é menos popular do que o oeste, mas não deizxa por isso de ter sítios muito agradáveis como é o caso de Rincon de la Victoria, Torre del Mar, Velez Málaga e Nerja; esta região combina uma lindíssima linha costeira com aldeias e vilas brancas e alguma da mais espetacular paisagem do interior em Axarquía.
Historia & Cultura
Esta zona tem sido permanentemente habitada desde o tempo dos fenícios e por ela passaram os gregos, romanos e mouros. Todos eles deixaram as sua marca na arquitetura e cultura da região.
A Costa del Sol é tão rica em cultura como qualquer outra região da Andaluzia. De Picasso às touradas, de flamenco às feiras coloridas a região tem uma grande oferta cultural.
Cidades e Vilas na Costa del Sol
Nerja está situada na pota leste da Costa del Sol na província de Málaga a 50 km da cidade de Málaga e a cercad e uma hora de viagem de Granada e da estância de esqui da Sierra Nevada.
Málaga é a capital da província com o mesmo nome e a segunda maior cidade da Andaluzia com 600,000 habitantes. Estes são muito extrovertidos e calorosos, o que pode ter a ver com o excelente clima, a dieta mediterrânica ou simplesmente porque vivem numa bela cidade perto do mar.
A estância costeira de Benalmadena cresceu rapidamente nas últimas décadas devido ao turismo e tornou-se num dos principais destinos na Costa do Sol.
Fuengirola fica entre Málaga e Marbella, perto das cidades de Mijas e Benalmadena. Esta cidade é uma das mais populares na Costa del Sol; é uma excelente escolha para famílias e crianças pelas suas praias e oferta em atividades ao ar livre.
Marbelha é um dos destinos mais representativos do turismo no Mediterâneo e é um dos favoritos dos veraneantes. As suas marinas, o golfe, mesmo os restaurantes e bares são impressionantes e luxuosos. A juntar Tanto a vida noturna como as praias, os cuidados médicos de qualidade são tudo razões para que muitos turistas escolham Marbelha como o seu destino preferido de férias.
Estepona é um dos destinos mais populares na Costa del Sol e no entanto consegue manter o seu charme andaluz. Localizado na ponta ocidental da Costa do Sol no sopé da Sierra Bermeja.
Atividades de lazer
Com milhões de visitantes, não surpreende portanto que a Costa do Sol tenha uma vasta oferta em atividades de lazer.
Esta costa orgulha-se de ter o maior número de campos de golfe de qualidade sendo por vezes até chamada a Costa do Golfe. Há um total de 60 campos que servem principiantes até aos mais avançados como o de Valderrama em Sotogrande, que alberga todos os anos o campeonato do Volvo Masters.
Há parques temáticos e parques aquáticos para famílias, go-karting, parques de safari e muitos jardins públicos excelentes. Para os os jovens duas das atrações são a Marina em Benalmadena e a famosa Puerto Banus. Ambos na moda e muito chiques com bares excelentes abertos até ao romper do dia.
Esta costa tem se tornado um destino privilegiado para quem procura férias de wellness e spa. Desde o spa árabe até as spas de thalasso de cinco estrelas em hotéis de grande luxo, será possível encontrar uma opção de férias saudáveis para todas as bolsas.
Gastronomia
Diversidade, frescura e carácter são três palavras que bem a gastronomia da Costa del Sol.
Diversidade: a diversidade de culturas que residem aqui, associado ao elevado volume de turismo significam que se pode encontrar aqui todo o tipo e nacionalidade de cozinhas.
Frescura: situada ao longo do Mediterrâneo garante a frescura do peixe e marisco pescados diariamente, bem como a frescura dos produtos hortícolas trazidos do interior.
Carácter: independentemente da região onde nos encontramos a cozinha espanhola é sempre cheia de carácter. Os estufados de carne, o peixe grelhado, as deliciosas tapas são de comer e chorar por mais.
Acessos
A costa do sol tem uma boa rede rodoviária com a Auto-estrada do Sol que liga Málaga a Estepona e mais a sul Gibraltar. A velha N340 não sendo tão rápida, proporciona no entanto vistas encantadoras ao longo da costa. Há ainda boas estradas para Granada, Sevilha e Córdoba para aqueles que se querem aventurar pelo incrível interior da Andaluzia.
O aeroporto internacional de Málaga tem voos regulares para a maioria das cidades europeias e situa-se a uns meros 10 minutos do centro de Málaga e a cerca de 30 minutos da maior parte dos outros destinos de férias na Costa do Sol.
Clima
Dificilmente se conseguirá um tão bom clima noutra parte da Europa como o clima que se encontra na Costa do Sol ao longo de todo o ano.
O clima ameno atrai tanto turistas como residentes do norte da Europa que procuram um clima mais propício e saudável. Os meses de verão podem ser muito quentes chegando a ter temperaturas entre os 35-40 graus, e no inverno? Bem, não é improvável fazer o almoço de natal na praia!