Vejer de la Frontera
Se vai explorar a costa a sul de Espanha seguindo pela N340, deve tirar um tempo para visitar Vejer de la Frontera. Esta simpática vila caiada merece uma visita. A 10 quilómetros da costa, encavalitada no topo de uma garganta do rio Barbate, Vejer de la Frontera é ainda pouco conhecida dos visitantes.
Este linda vila acastelada parece um local mágico para explorar, através das suas ruas estreitas e sinuosas que levam a recantos pitorescos e encantadores.
Atrações de Vejer de la Frontera
Escondida por trás de paredes antigas fica a sua magnífica igreja que preserva todo o seu passado histórico. A igreja do El Divino Salvador, como muitas outras construida sobre uma mesquita. A sua fachada é visigótica e o resto é mudejar.
A praça central, a Plaza de España, protegida por vastas palmeiras, é o ponto de encontro com os seus restaurantes e bares. No centro tem uma fonte em que quatro rãs de cerâmica andaluza jorram a água. Aqui aprecie também a fachada da Casa de la Inquisición.
O Convento franciscano do século XVII recentemente recuperado e convertido em hotel e restaurante merece igualmente uma visita.
O castelo árabe escondido no centro antigo, é acedido por arcos do século XI que levam a um pátio.
Gastronomia
A presença árabe é uma constante nesta região. Arroz, limões, laranjas, azeitonas e vinhas e várias especiarias foram introduzidas pelos mouros.
Pratos típicos são de carne grelhada e molhos com cominhos e açafrão. O presunto e enchidos são aqui excelentes. Doces à base de amêndoas.
Esta região é também conhecida pelo peixe grelhado, sobretudo, lulas (calamares), sardinha e peixe cozinhado no sal.
Clima
O clima aqui é mediterrânico com verões quentes e invernos suaves, excelente para férias em qualquer altura do ano.