Cadiz é uma das mais belas cidades da Andaluzia, com os seus monumentos históricos, longa linha costeira e praias de areia branca é por isso um destino perfeito em Espanha a descobrir. É a cidade de onde Colombo partiu para a América, e é o lugar onde foi construída uma das catedrais mais impressionantes da Espanha.
Um emaranhado de ruas e ruelas caracterizam o centro antigo, onde as notas de uma guitarra de flamenco se fundem com o ar quente do final do verão. Pequenas praças acolhedoras alinhados com laranjeiras e canteiros de flores embelezam a paisagem urbana e criam contrastes com as lojas modernas, localizadas nas ruas estreitas. A luz suave do sol, as vistas do Mediterrâneo, o flamenco e a autêntica cultura cigana farão de uma visita uma experiência memorável.
A histórica cidade de Cádiz
Cádiz está localizada no sudoeste da Espanha, e uma longa estrada e ponte levam às portas da Cidade Velha, localizada no final da península. A cidade está cercada por mar e em dias sem nuvens pode ver-se África no horizonte. Cádiz tem sido ao longo dos tempos um importante porto de Espanha e por isso o melhor ponto de partida para Colombo quando partiu à descoberta do Novo Mundo.
Esta cidade do sul da Andaluzia é uma das mais antigas cidades da Europa Ocidental e o seu legado histórico e cultural está presente por todo o lado. Pelo que se fizer um passeio ao sul de Espanha, visite-a.
A província de Cadiz é igualmente conhecida pela sua cozinha mediterrânea e especialmente pelos seus vinhos de Xerez, tudo pode ser degustado em qualquer bar de tapas na cidade.
Catedral de Santa Cruz sobre las aguas
Fica no bairro chamado de El Pópulo, a zona mais antiga de Cádiz e deve fazer parte de uma visita ao fazer um passeio e tapas ao fim do dia nesta zona.
Uma escadaria larga leva até a entrada da catedral e criando expectativas sobre o que se esconde por trás das pesadas portas de madeira. Uma nave admirável com grandes abóbadas abre-se aos visitantes.
O altar-mor está localizado no meio rodeado por grandes castiçais de prata. Sob o altar fica a cripta, o lugar do último descanso de muitos dos grandes desta terra.
A Catedral é também chamada de Catedral Nova foi construída sobre uma antiga igreja barroca e neo-clássica. Visite-a com calma para melhor absorver todos os elementos interessantes desta catedral.
Horário: de segunda a sábado. 10:00-19:00. Domingo. 13:30-19:00.
Preços: Adultos € 5. Reformados 4 euros. Crianças menores de 12 livre.
Veja mais aqui: http://www.catedraldecadiz.com/
O pequeno oásis, La Caleta
Na costa da Cidade Velha de Cádiz há uma área de praia chamada La Caleta. A praia fica numa encantadora baía a partir e onde se podem ver pores do sol belíssimos.
A praia tem vindo a inspirar músicos e poetas espanhóis. Pequenos barcos de pesca criam uma atmosfera idílica, sobretudo na maré baixa que dificilmente se encontrará noutros lugares.
Há um pequeno bar de tapas e à esquerda várias plataformas naturais são a base a partir de onde os pescadores pescam durante a noite.
Aqui fica também o velho castelo de San Sebastián, que hoje serve como um laboratório para os biólogos marinhos da Universidade de Cadiz.
Neste cenário único foram filmadas cenas do filme de James Bond Die Another Day.
La Caleta é o lugar perfeito para relaxar, provar um dos bons vinhos ou queijos locais. É uma pequena jóia desta cidade cheia de tesouros.
Castillo de San Sebastián
Horário: de segunda a domingo das 10:30 às 20:00.
Preço: 2 euros para adultos. 1 euro para grupos com mais de 10 pessoas. Gratuito para os pensionistas e crianças menores de 12 anos.
Veja mais aqui: Castelo de São Sebastião