A praia de Bolonia, também conhecida como a Enseada de Bolonia fica perto de uma vila de pescadores, a aproximadamente 20km a norte de Tarifa. Bem mais calma do que a maioria das suas vizinhas mais famosas, Bolonia começa a fazer-se notada depois de ter sido incluída no grupo das 25 melhores praias da Europa do TripAdvisor. Desde então vai constando dos favoritos de muita gente no que toca a praias em Espanha.
E no entanto, apesar da crescente fama, continua a ser considerada por muitos como um dos segredos mais bem guardados da Andaluzia. De facto, a sua popularidade regista-se sobretudo por entre os visitantes espanhóis, sendo desconhecida da maioria dos estrangeiros.
Pergunte a uma família espanhola sobre a sua praia favorita e verá que Bolonia vai surgir com frequência..
De entre os visitante mais frequentes vai ver os surfistas que surgem na praia sempre que o vento está de feição, ou seja vindo de nascente, o chamado Levante. De resto, esta praia continua a ser perfeita para famílias por ser bem calma.
Enquadramento
A geografia é definitivamente um fator que muito contribuiu para a beleza de Bolonia. Siga 7km ao longo da CA-8202 para chegar lá. A estrada é uma espécie de beco sem saída. Ou melhor termina. Na praia.
Esta praia situa-se no Parque Natural del Estrecho. Aqui foram introduzidas limitações na construção que impedem construções em altura, daí que na vila (El Lentiscal) apenas se vejam edifícios com 2 andares. De resto conte com algumas esplanadas, conhecidas em Espanha como chiringuitos, umas escolas de surf e alguns hostels. Bolonia continua por isso a ser um destino perfeito para quem procura paz e tranquilidade nas férias.
A praia é sobretudo conhecida pelo seu imenso sistema de dunas, um dos maiores da Europa. De tal forma que uma delas foi declarada Monumento natural de Andaluzia com os seus mais de 30m de altura e 200 de extensão. São estas dunas e vegetação que fornecem a proteção contra ao vento.
Baelo Claudia
A norte de Bolonia fica um dos achados arqueológicos romanos mais importantes de Espanha, Baelo Claudia. As ruinas de Baelo Claudia são fascinantes e permitem apreciar os melhores exemplos da arquitetura urbana da Península Ibérica.
Daqui seguia para todo o império romano o famoso Garum, a pasta de peixe salgada usada como condimento. Não deixe de visitar estas ruinas.
Quilómetros de areia branca, águas cristalinas e vistas de Marrocos. Bolonia é aquela praia, onde deve desligar o telemóvel, abrir o guarda-sol e desfrutar do sol andaluz.
Como chegar lá
Seguir pela N340 – E5 em direção a Vejer de la Frontera.
15 kms depois de Tarifa, vire à esquerda na CA-8202 e siga pela estrada abaixo (7kms) até à vila de El Lentiscal – a praia de Bolonia fica mesmo em frente.
Dicas e Informações
Melhores restaurantes - Oteroc restaurant (C/ Bolonia, tel. +34-956688594), um restaurante familiar que serve a melhor gastronomia Gaditana - mapa. Chiringuito La Cabaña (Carretera de el Lentiscal, 1A - tel. +34-956688506) pratos de peixe, tapas. Famoso pelo seus mojitos - mapa.
Excursões diárias à volta de Bolonia - Toda esta zona é um paraíso natural. Existem alguns trilhos agradáveis nesta zona. Não deixe de ir ver os Rochedos em Barbate (a cerca de 40 min. de carro). para quem gosta de observar pássaros deve ir ao mais pequeno parque natural da Andaluzia, Parque Natural La Breña y Marismas del Barbate e o agora abandonado El Palomar de la Breña, em tempos o maior centro de criação de pombos, que eram usados como fonte de carne nos barcos que partiam de Cádiz para a América. Não deixe de visitar também um dos nossos favoritos, a simpática aldeia de Santa Lucia.
Próxima de Bolonia, fica a praia de Zahara de los Atunes - outra praia obrigatória na Costa de la Luz.