Na província de Cádis a Andaluzia manifesta-se em toda a sua naturalidade e distância da Europa. A Costa de la Luz como é conhecido o seu lado marítimo, é composta por extensas praias de areia fina e no seu interior esconde maravilhosas aldeias brancas. Algumas das suas aldeias como Vejer de la Frontera ou Zahara de la Sierra estão entre as mais belas da Andaluzia.
Foto: www.cadizturismo.com
Mas não é só nas localidades, onde as pessoas vivem, que a beleza impera, a natureza é rica e em parte ainda protegida do turismo de massa nas várias reservas naturais. Aqui a construção segue regras restritas e assim a natureza e a vida rural permanecem intactos e convidam os visitantes individuais a vir à sua descoberta.
Há seis parques naturais na província de Cádis, que gostaríamos de apresentar aqui. Três são junto ao mar, os outros nas montanhas:
- Grazalema
- Alcornocales
- Del Estrecho
- La Breña y Marismas del Barbate
- Baía de Cádiz
- Entorno de Doñana
1. Parque Natural Sierra de Grazalema
Nas montanhas entre as províncias de Cádis e Málaga fica a Sierra de Grazalema. Quem por aqui passa, segue habitualmente para Ronda. Os poucos que ficam, vêm caminhar, andar de bicicleta e desfrutar do ar livre.
A paisagem cárstica da montanha é maravilhosa e surpreendentemente verde. O motivo disto é o microclima especial - Grazalema é uma das regiões mais húmidas em Espanha! O nevoeiro do Atlântico desce pelas paredes rochosas e espalha uma humidade agradável. No verão, muitos andaluzes fogem do calor em direção a estas belas montanhas para caminhadas ou visitar ermidas e aldeias.
A Sierra de Grazalema foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera e também é zona protegida para muitas espécies de aves ameaçadas de extinção, como os abutres gigantes.
Na Sierra del Pinar, que faz parte do Parque Natural, há uma floresta especial com abetos espanhóis, que perseveraram como sobreviventes de tempos pré-históricos, aqui a mais de 1000 m acima do nível do mar.
Locais a Visitar na Sierra de Grazalema: Algodonales, Benaocaz, El Bosque, Grazalema, El Gastor, Ubrique, Villaluenga del Rosario, Prado del Rey, Zahara de la Sierra
Trilhos para caminhadas: Rio Majaceite, La Garganta Verde, La Calzada Romana, Salto del Cabrero, Llano del Republicano
Localização: Veja aqui no Googlemaps
2. Los Alcornocales
Foto: www.cadizturismo.com
O parque fica nesta região montanhosa na província de Cádis e Málaga. O maior montado de sobreiros (Alcornocales) do mundo fica aqui e ocupa cerca de 170.000 hectares.
Além de sobreiros crescem também neste clima ameno rododendros e loureiros. No sul do parque encontram-se quedas de água em vales profundos escavados em rochas de arenito e calcário onde crescem espécies raras de plantas, como samambaias igualmente antigas.
Foto: www.cadizturismo.com
A região é habitada por muitas espécies raras de aves de rapina que caçam entre as árvores e os vales profundos.
Abutres, corujas, gaviões, águias são espécies que podem ser encontradas aqui. Também se encontram muitos mangustos (sobretudo na parte sul do parque nacional).
Locais a visitar em Los Alconorcales: Arcos de la Frontera, Algeciras, Benaocaz, Castellar de la Frontera, Benalup-Casas Viejas, Alcalá de los Gazules, Algar, El Bosque, Jimena de la Frontera, Medina Sidonia, San José del Valle, Ubrique, Los Barrios, Prado del Rey, Jerez de la Frontera
Trilhos para caminhadas: Rio de la Miel, Rio Guadalmesí, Garganta del Puerto Oscuro, Rio Hozgarganta
Localização: Veja aqui no Googlemaps
3. Del Parque Natural Estrecho
Esta vasta área costeira situa-se entre o Atlântico e o Mediterrâneo e é composta por uma paisagem natural única, que foi criada pelo clima agreste entre mar e montanhas. Duas áreas naturais completamente diferentes que se desenvolveram aqui em torno de Gibraltar ao longo de milhões de anos, às quais o homem, animais e plantas se adaptaram.
Por um lado, na zona costeira desenvolvem-se a vários metros de altura as dunas com a areia de vindas do Saara, como a duna de Bolonia. Por outro, e devido à humidade marítima que desce das montanhas surgiram no interior vastas áreas de terras férteis.
As praias, como Bolonia ou Los Lances são praias frequentadas por muitos surfistas e kitesurfistas. Aliás, bem perto em Tarifa, o surf e o kite surf são desportos praticados faz algum tempo, por causa dos ventos fortes que aqui se sentem.
Tenha cuidado ao caminhar sobre as dunas! No século XX foram plantados pinheiros a fim de conter a propagação das dunas de areia e de segurar a terra. Ao passear aqui siga sempre pelos trilhos e passadiços, a fim de não destruir nem dunas nem plantações.
Além do surf, a prática da equitação ao longo das praias é habitual e a observação de baleias e golfinhos são atividades populares no parque natural.
Locais de interesse no Parque Natural El Estrecho: Algeciras, Tarifa
Trilhas para caminhadas: Dunas de Bolonia, Faro Camarinal, ao longo das praias de Bolonia e Valdevaqueros
Localização: Veja aqui no Googlemaps
4. Parque Natural La Breña y Marismas del Barbate
Foto: www.cadizturismo.com
Este parque natural na costa protege uma paisagem única em penhascos, florestas de pinheiros com enseadas de areia, muitas das quais apenas acessíveis a partir da água por barco. Uma praia popular é a Playa de las Cortinas.
A zona de proteção abrange uma área de cerca de 5.000 hectares e segue ao longo da costa sudoeste de Vejer de la Frontera. As águas costeiras próximas também pertencem ao Parque Natural, de modo que se formaram aqui diferentes paisagens naturais e ecossistemas.
A partir de Los Canos de Meca e Barbate dominam a costa cerca de 100 m penhascos íngremes. Estas são as mais altas falésias da costa atlântica. No pinhal atrás de La Breña pode-se caminhar ao longo de trilhos bonitos acima das rochas e com vista para o mar aberto. A floresta foi plantada no século XIX para travar as dunas de areia movediça.
Foto: www.cadizturismo.com
Entre a vila piscatória de Barbate (bastante grande, com fábricas de conservas e porto industrial) e a encantadora aldeia branca Vejer de la Frontera há vastos pântanos de água salgada (Marismas) ao longo do Rio Barbate. Aqui nidificam muitas espécies de aves. Outro destaque do parque natural são as belas dunas no estuário do Rio Barbate.
No Cabo de Trafalgar teve lugar em 1805, a famosa batalha de Trafalgar, em que o almirante britânico Nelson derrotou a armada espanhola.
Locais a visitar em La Breña y Marismas del Barbate: Vejer de la Frontera, Conil de la Frontera, Altstadt von Medina Sidonia, Farol no Cabo de Trafalgar
Trilhos para caminhadas: Sendero del Acantilado, Sendero Marismas de Barbate, Sendero Las Quedrabas, Jarillo - Torre de Meca
Localização: Veja aqui no Googlemaps
5. Parque Natural Bahia de Cadiz
Foto: www.cadizturismo.com
Esta reserva marinha abrange toda a baia de Cádis e áreas entre o Parque Nacional Donana e o Estreito de Gibraltar e é de aproximadamente 10.522 hectares.
A melhor coisa para a maioria dos visitantes são as praias formidáveis como em Sancti Petri. Aqui pode-se percorrer grandes dunas e desfrutar da luz especial da Costa de la Luz. Tanto no inverno como no verão, a região é encantadora.
Há por aqui algumas aldeias de pescadores com aspeto pobre como o Poblado Sancti Petri, que têm no entanto o seu próprio charme e onde se come bom peixe fresco pescado localmente.
A sul o parque confina com a estancia de férias Urbanizacion Novo Sancti Petri, onde vale a pena ir meramente por causa das suas praias encantadoras. Mais interessantes são as paisagens pantanosas da Isla del Trocadero que fica a norte ou os Marismas de los Toruños.
Foto: www.cadizturismo.com
Nestas zonas pantanosas entre o oceano e terra vivem várias espécies entre as quais os camaleões.
Locais a visitar na Baía de Cádiz: Cádis, o centro histórico de Medina Sidonia, Jerez de la Frontera
Trilhos: Punta del Boqueron, Tres Amigos-Rio Arillo
Localização: Veja aqui no Googlemaps
6. Parque Natural Entorno de Doñana
Foto: www.cadizturismo.com
Antes de mais uma breve explicação: O Parque Natural de Doñana não é o Parque Nacional de Doñana. O anterior, mais pequeno, fica entre três províncias andaluzas: Cádis, Huelva e Sevilha e funciona como uma cinta de proteção ao parque nacional.
O que na prática significa que há menos restrições do que no parque nacional, onde as visitas apenas são permitidas desde que autorizadas.
Desde 1986 que tem o estatuto de Reserva da Biosfera e desde 2002 um santuário para aves. No seu total o Parque Nacional de Doñana, que abrange o delta do Guadalquivir tem 53.709 hectares e é por isso a maior reserva ecológica da Europa. Aqui vivem entre outros ainda cavalos selvagens.
No Parque natural Entorno de Doñana ficam a lagoa Laguna del Tarelo e as Salinas de Hidalgo e Salina de los Portugueses onde vivem sobretudo aves como os Flamingos, cegonhas pretas, gansos e aves de rapina.
Foto: www.cadizturismo.com
Locais a visitar no Parque Entorno de Doñana: Rocio, Sanlúcar de Barrameda
Trilhos: Cerro del Aguila
Localização: Veja aqui no Googlemaps