A província de Valência
A região de Valência está localizada no centro da costa mediterrânica espanhola. A província de frente para o Golfo de Valência no Mediterrâneo tem do lado de terra uma cordilheira montanhosa e planícies de laranjais que terminam na fronteira com Aragão e Castela-A Mancha (a terra de Dom Quixote).
Valência situa-se de frente para as Ilhas Baleares e fica equidistante de Barcelona e Madrid as duas maiores cidades espanholas.
A zona norte
A zona costeira do norte de Valência, que se situa mais próxima da capital, tornou-se uma extensa zona de praia com alojamento e infra-estruturas variadas foram construídas partilhando a paisagem com quintas e hortos.
A zona sul
Situado a sul da capital e separada do Mediterrâneo por dunas e florestas de pinheirais fica o Lago La Albufera. O lago formou-se pela deposição de sedimentos dos rios Turia e Jucar, que criaram esta lagoa de água doce.
História e Cultura
No séc. XV Valência viveu a sua época dourada quando recebeu autonomia política do rei aragonês D. Jaime I. O comércio floresceu e a região tornou-se um centro para poetas e escritores. As ambições mediterrânicas dos seus líderes e nobreza transformaram-na numa potência.
Praias
As praias de Valência são de grande qualidade, localizam-se a norte do porto de Valência e oferecem excelentes infraestruturas, onde é possível alugar vários equipamentos para desportos aquáticos. Se procura um ambiente mais exótico, então experimente as praias de Malvarrosa no Levante.
A levante da cidade as praias de Malvarrosa e El Cabañal estendem-se ao longo de um passeio marítimo com restaurantes e lojas.
A praia de Piñeda, a sul de Valência tem acessos para cadeira de rodas e serviços públicos básicos.
A praia de Saler: estende-se ao longo de 6 km de areia ficando próximo do Parque Natural de La Albufera.
Praia de Devesa: apesar de isolada, esta praia tem uma variedade de serviços e está situada em pleno Parque Natural de La Albufera.
Praia de El Recati em Perellonet é uma longa praia de zona residencial.
A região de La Safor
O visitante da região de La Safor vai encontrar uma área atraente e de carácter histórico. Está situada numa região de altas montanhas, que formam a cordilheira de Mustalla, Safor, Grossa e Aguilles alcandoradas entre florestas, enquanto em baixo um corredor de praias e hortos atravessa a faixa costeira.
Compras em Valência
A região é bem conhecida pela sua industria de cerâmica e os visitantes encontrarão uma variedade de peças de várias qualidades e preços, sendo Manises o maior centro de produção nesta região.
Tavernes Blanques é onde fica a firma Llandró, uma das grandes exportadoras de cerâmica. Ao barro e porcelana temos de adicionar ainda a arte fibras vegetais, que são aplicadas em mobiliário e decoração de interiores. Exemplos de grande qualidade podem ser vistos nas cidades de Vallada, Montesa, Navarrés e L´Olleria.
Artesanato tanto em vidro como madeira e uma industria de mobiliário forte encontram.se nas cidades de Alboraya, Xirivella e Torrent. Em Sagunto a especialidade é artesanato em cortiça.
Nas cidades de Aldaida, Alacuas, Godella e Valência são também encontram-se os famosos leques que aqui são feitos de forma artesanal. São leques que vão dos mais simples aos mias sofisticados, trabalhados à mão pacientemente em madrepérola.
Se procura um produto gastronómico local, então a grande variedade de enchidos, doçaria regional, arroz e citrinos são todos especialidades locais. Igualmente os deliciosos vinhos brancos e tintos da região demarcada de Valência merecem uma degustação.
Vida noturna
Valencia é famosa pelas suas discotecas com música até de manhã. Situam-se fora da cidade e na Rua Cullera, não muito longe de zonar residenciais e praias. Muitos dos bares e discotecas ficam na Calle Juan Llorens.
As noites de sexta-feria e sábado são as mais animadas. O ambiente é fervilhante e excitante.
Cultura
Las Fallas é a tradicional festa a São José, que se celebra entre 12 e 19 de Março, onde os habitantes de Valência fazem uma imensa procissão com esculturas de papel feitas ao longo do ano anterior.
Durante todo o dia e noite as ruas enchem-se de gente e ruidoso fogo de artifício é lançado para o ar.
No final da semana as enormes estátuas são premiadas e então postas a arder, marcado assim o fim de Las Fallas e o início da primavera.
Gastronomia
A paella valenciana feita com arroz, legumes, marisco, coelho e frango é o prato típico valenciano por excelência e o mais famoso de Espanha. Cada vila e cidade da província tem a sua própria versão recorrendo a diferentes ingredientes locais.
As três variações mais conhecidas e servidas nos bares e restaurantes são a paella com carne, paella com marisco e a paella mista (com carne e marisco).
Os pescadores locais criaram um prato próprio o "Arroz Banda" em que a carne e o marisco ou peixe são cozinhados separadamente. O prato é servido com alho e azeite.
Arroz de forno também é muito popular entre os valencianos, e ainda pratos com arroz, beterraba, lulas, couve-flor entre outros.
Na região de La Safor, a especialidade é o Fideau, que é parecido com a paella salvo que em vez de arroz leva massa.
Para quem gosta de carne vai adorar um prato delicioso e no entanto bastante singelo que são as costelas de borrego assadas na brasa ou a grande variedade de enchidos como a longaniza (tipo de linguiça), a morcela, e claro os chouriços.
Tal como muita da cozinha espanhola os pratos mais tradicionais surgem da cozinha familiar tradicional, como a tradição de fritar frango ou coelho e cobrir com um molho de tomate ou o famoso Hervido, feijão verde cozido e temperado com vinagreta.
Valência é igualmente famosa pelos seus pães e doçaria: são os "panquemados"e uma imensidade de outros doces muito à base de amêndoas e outros sabores mediterrânicos.
Quanto a bebidas, uma menção especial para a Horchata, uma bebida refrescantes à base de chufa, o fruto do junquinho avelanante que em sumo se parece com um batido de leite e o sumo de laranja misturado com cava (o espumante catalão)são os ingredientes da chamada Agua de Valência.
A produção de vinhos da região é notável; aqui se produzem em 75,000 hectares de vinhas. As caves principais encontram-se em Requena, Utiel, Llíria, Villar del Arzobispo e Tuéjar. Também se produz cava de excelente qualidade em Requena.
Desportos náuticos
Os 112 quilómetros de costa valenciana oferecem inúmeras oportunidades de lazer e desporto. Os amantes de desportos náuticos vão encontrar aqui tudo o que precisam ao longo de toda a costa, onde à exceção de Cullera, não há escarpas rochosas.
Os principais centros de desportos náuticos podem encontrar-se em: Canet d En Berenguer, Pobla de Farnals e na marina, situada dentro do porto Saplaya. Valencia tem um clube de vela real em Sueca, e há um complexo de vela no canal de La Albufera e Cullera na boca do rio Jucar.
Há ainda outros centros de vela como em Gandia e Oliva entre os vários locais à espera dos amantes do mar, a província de Valência oferece um total de 3 700 ancoradouros.
Todas as atividades mais populares, incluindo a popular "pelota" valenciana podem ser praticados em muitos locais.
Golfe
Há vários campos de golfe por toda a província; o magnífico El Saler Golfe e o Oliva Nova Golfe desenhado por Severiano Ballesteros são dois dos mais importantes.
Outros campos são: L Escorpion em Betera, Manises e El Bosque em Chiva.
Desportos ao ar livre
A escolha vai desde caminhadas por dois dos maiores trilhos europeus o GR-7 e o GR-10, ciclismo, canoagem, equitação entre muitos outros.
Clima
A província de Valência tem um clima suave, que o torna ideal como um destino tanto de verão como de inverno, com uma média anual de 2 700 horas de sol; os verões são quentes e os invernos são suaves, já os outonos e as primaveras podem ser de tempestades.