As praias de Valência e a sua impressionante arquitectura, que inclui a histórica cidade velha e a modernista Cidade das Artes e das Ciências, tem sido um entusiasmante pano de fundo que faz destacar alguns dos mais importantes acontecimentos do calendário desportivo.
Os atractivos são vários: Rafael Nadal e Andy Murray são duas das estrelas do ténis que participaram no Valencia Open 500 (competição também conhecida como ATP de Valência). Condutores de Fórmula 1 têm disputado corridas nas ruas da cidade. A prestigiada competição de regata à vela America’s cup, cujo troféu que premeia o melhor classificado é o mais antigo do mundo, já decorreu por duas vezes em Valência. E o Valencia CF é um dos clubes de futebol de topo em Espanha.
Há imensos acontecimentos desportivos ao longo do ano a que se pode juntar ou assistir, por isso basta-lhe reservar uma casa de férias em Valência e tentar estar na cidade no momento em que decorra o seu evento desportivo de eleição.
Mestalla, a casa do Valencia CF
O Mestalla é um estádio de futebol tão impressionante quanto antigo, onde milhares apoiam o Valencia FC nos seus jogos da La Liga contra os gigantes do Real Madrid, Barcelona, ou Atlético de Madrid.
Pode fazer uma visita guiada ao estádio em qualquer altura do ano, e assim ficar a conhecer mais sobre a enorme história deste clube, sobre os seus jogadores históricos como David Villa, David Silva, Juan Mata e Santi Canizares, e os seus ex-treinadores onde se incluem Rafa Benitez, Unai Emery e Quique Sanchez Flores.
As últimas formações do clube não têm conseguido fazer frente aos três grandes da liga espanhola, mas ainda assim fazem inveja pelos seus fãs leais que apoiam incondicionalmente o Valencia jogo após jogo.
Se as alturas lhe fizeram impressão, então tente evitar marcar lugar numa das bancadas mais elevadas deste estádio que recebe até 55 mil espectadores, já que irá certamente ficar com vertigens. Preste especial atenção aos jogos contra o Real ou o Barça, porque os bilhetes vendem-se rapidamente e os lugares bons acabam logo.
Após o jogo há que ir desfrutar de uma bebida a um dos bares das redondezas do estádio, enquanto espera pela saída dos seus heróis de dentro do campo.
Alguns destes jogadores poderão até querer jantar num dos restaurantes locais da cidade, por isso enquanto se preparam para abandonar o estádio e seguir para o restaurante pode aproveitar a oportunidade para tirar uma selfie com eles.
Valencia CF, Estádio Mestalla, Avenida de Suecia, Valencia
A cerca de quatro quilómetros de Mestalla encontramos o santuário dos rivais do Valencia, o Levante UD, que apesar de tudo foram recentemente relegados para a segunda divisão.
Este estádio é mais pequeno, com capacidade para receber 26 mil pessoas, por isso não corre um risco tão grande de ficar num lugar com pouca visibilidade.
Levante UD, Ciutat de Valencia, Valencia
Os esforçados maratonistas de Valência
Sempre que chega o Outono são aos milhares os atletas que se juntam à corrida Trinidad Alfonso, sendo que este ano irá calhar no dia 20 de Novembro.
Esta maratona de 42 quilómetros foi planeada de forma a passar pelas zonas mais icónicas da cidade, incluindo a Cidade das Artes e das Ciências, o arena de touros, o estádio de futebol de Mestalla, a catedral de Valência, os paços do concelho e as Torres de Quart.
O percurso passa por praticamente toda a área da praia da cidade, terminando num incrível cenário ao chegar ao complexo da Cidade das Artes e das Ciências.
A cidade também conta com uma corrida de 10 mil quilómetros que decorre paralelamente à maratona, e terminando no passadiço da Cidade das Artes e das Ciências.
Alguns dos momentos interessantes que acontecem em simultâneo com a corrida incluem concertos de música ao vivo, actividades infantis e festas da paelha. São cerca de 16 mil os atletas que competem na maratona, e outros 13 mil os que correm a meia maratona de 21 quilómetros a 23 de Outubro, passando igualmente pelos edifícios históricos de Valência e terminando na maravilhosa praia local.
Valência ficou encarregue de organizar em 2018 a Competição Mundial da Meia Maratona IAAF, pretendendo desta forma solidificar a sua boa fama de cidade ideal para corredores de estrada e tendo inclusivamente recebido as congratulações do presidente da IAAF Sebastian Coe pela boa organização destas provas.
Independentemente de também gostar de correr ou apenas de assistir às provas, pode alugar um apartamento em Valência e tirar o máximo partido destes acontecimentos.
Cheste – Valencia MotoGP
Os fãs de motas e de carros velozes não vão querer perder a acção que decorre no Circuit de la Comunitat Valenciana Ricardo Tormo, onde algumas das competições mais importantes dos desportos motorizados têm lugar.
Esta pista de corridas de carros e motas adoptou o nome de Ricardo Tormo em honra do campeão mundial de motociclos, nascido na província de Valência e falecido em 1998.
Existe ali lugar para 120 mil espectadores, incluindo 65 mil lugares e áreas VIP distribuídos em pontos estratégicos do estádio que garantem a melhor visibilidade sobre as corridas.
Ao longo do ano irá poder assistir não só ao Campeonato Mundial de MotoGP mas também a muitos outros eventos de relevo mundial, dado que o estádio foi escolhido para as pré-epocas de testes da Fórmula 1, Fórmula 3 e GT. Irá igualmente receber o Campeonato Mundial de Carros de Turismo e o Campeonato Alemão de Carros de Turismo.
O circuito fica localizado em Cheste, a 30 quilómetros a oeste de Valência. É fácil de chegar até ele, mesmo que parta da sua casa de praia em Valência.
Circuit Ricardo Tormo, Salida 334, A-3, 46380 Cheste.
Acompanhe a equipa de basquetebol de Valência
A equipa profissional de basquetebol de Valência joga na liga ACB e na Eurocup.
Ela obteve um significativo sucesso na liga, na Copa del Rey e na Eurocup, com alguns dos seus jogadores mais importantes a fazerem a diferença, incluindo Matt Nielsen da Austrália e Justin Doellman da América.
Muitos dos jogadores desta equipa jogam também pela sua selecção nacional de basquetebol, pelo que está garantida imensa qualidade de jogo a cada partida.
Este é um desporto bastante rápido, que decorre a contrarrelógio à medida que os jogadores tentam acertar com a bola no cesto, e assistindo apenas a uma partida fica-se a perceber porque é que é uma modalidade tão popular entre Americanos e Canadianos.
Valencia Basket Club, Pavello Font de Sant Lluís, Avenida de los Hermanos Maristas, 16, Valencia
ATP Valencia – Grandes partidas de ténis num ambiente único
Alguns dos jogadores de ténis melhor classificados a nível mundial aterram em Valência no Outono para participar no Valencia Open 500, que decorre na Cidade das Artes e das Ciências.
Andy Murray venceu este torneio em 2014, David Ferrer já o venceu por três vezes, e a disputa aquece sempre com as participações de Fernando Verdasco ou Rafael Nadal.
Aqui respira-se uma atmosfera incrível, em parte devido às bancadas intimistas que recebem apenas 3,500 espectadores. É como se jogadores e espectadores não pudessem estar mais próximos uns dos outros.
Os bilhetes são relativamente baratos, mas vendem-se rapidamente para as competições de singles, pares e cadeiras de rodas.
Infelizmente este torneio não vai acontecer em 2016, mas esperamos que regresse no próximo ano.
Para além do ténis, há outros atractivos em volta que irão agradar a todos os participantes, como um divertido parque com zonas para fazer compras, áreas de divertimentos e restaurantes – e a entrada para este complexo é, ainda por cima, livre.
Cerca de 200 mil visitantes anuais desfrutam da atmosfera única deste grande torneio de ténis, podendo contactar com alguns dos maiores jogadores mundiais que também participam em eventos promocionais e fazem aparições esporádicas para dar autógrafos.
Valencia Open Tennis, Cidade das Artes e das Ciências, Valencia