Já não falta muito tempo até que as ruas de Cádis, uma das cidades mais antigas da Europa, se tornem palco de uma série de desfiles de carnaval que acontecerão durante onze dias loucos. Durante este período todo o centro histórico da cidade, assim como as áreas em redor, enchem-se de animação, de música, e de festividades de todo o género.
Não perca o vídeo que lhe apresentamos de seguida, dando-lhe a conhecer o carnaval de Cádis em imagens, para assim abrir o apetite.
Video do Carnaval de Cádis
A História do Carnaval de Cádis
Segundo consta, as origens do Carnaval de Cádis remotam ao século XV, quando comerciantes italianos se instalaram na zona história da cidade, perto do mar. Mas com saudades de casa e uma nostalgia crescente pelos tradicionais carnavais italianos, estes homens comerciantes criaram e influenciaram as tradições locais, tornando o Carnaval de Cádis num dos maiores e mais importantes de toda a Espanha.
Oficialmente reconhecido como um festival de interesse turístico internacional a 16 de fevereiro de 1980, o Carnaval tem crescido de forma ininterrupta desde então e é actualmente visitado tanto por locais como por estrangeiros ano após ano.
É sobejamente conhecido que a noite espanhola pede grandes festas até altas horas da madrugada. Durante os 11 dias do Carnaval de Cádis, as chamadas fiestas são também elas amplificadas, as ruas rebentam pelas costuras com visitantes entusiasmados por observar as paradas, o fogo de artifício, os comediantes, os espectáculos de marionetas, os acrobatas, e acima de tudo divertirem-se ao ritmo da música incessante de carnaval.
O que vestir durante o Carnaval de Cádis?
Para que serve um carnaval se não for para nos disfarçarmos? Bem, podia-se mesmo dizer que andar repimpado com roupas do dia-a-dia não é opção dias de fantasia. Se quer sentir que realmente que faz parte desta maravilhosa festa, então vai ter de saltar para dentro do seu melhor disfarce.
Os disfarces variam muito, e podem incluir apenas uma composição de acessórios como o uso de óculos e chapéus extravagantes e até aos fatos de fantasia completos, contando ainda com maquilhagens excêntricas e, mais que tudo, fingir uma personalidade tão louca como a sua aparência. Verá gente absolutamente idêntica nas suas vestimentas e também grupos com looks temáticos que se coordenam entre si para desfilarem em conjunto. Os mais espontâneos porém optarão por fatos de fantasia personalizados e individuais.
Não hesite em tirar do armário o seu vestuário mais estranho e sair para as ruas como mais um elemento colorido do grupo. Divirta-se com o que encontrar ao longo das calles históricas; porque em cada canto encontrará surpresas, cantarolares satíricos, e inúmeros estranhos a dançar, a rir, a provocarem gargalhadas uns aos outros. Este é um ambiente único e que só encontrará no Carnaval de Cádis.
Desfiles e música no Carnaval
Um dos mais populares acontecimentos do carnaval são sem sombra de dúvida os desfiles, conjuntamente com os famosos eventos musicais conduzidos tanto por encantatórios músicos de rua como por bandas profissionais.
Ao longo dos desfiles irá disfrutar de coloridas coreografias entre dançarinos, cantores e acrobatas. Toda a gente tenta garantir a sua melhor performance, numa espécie de acordo não-declarado de que todos os espectadores irão passar dias memoráveis. Os desfiles são acontecimentos de interesse para todas as idades; as crianças, em particular, adoram o momento em que têm de apanhar os doces que são amiúde atirados pelo ar ao longo dos dias.
A música é um dos aspectos mais importantes do carnaval em Cádis. Isso torna-se claro quando observamos o “Concurso Oficial” do Grand Teatro Falla, que termina mesmo a tempo do arranque do carnaval.
Três dos mais conhecidos grupos musicais que irá ver ali incluem os chirigotas, um agrupamento satírico e cómico que comenta os acontecimentos do dia-a-dia no país; de reparar também nos grandes “coros”, que tal como o nome índica se constituem de grupos vocais cantando temas cómicos mas também sérios, acompanhados de uma guitarra; por fim, não perca os engenhosos Comparsas, que mais uma vez colocam a sua tónica musical em canções satíricas de âmbito político. Todos os grupos vestem fatos elaborados e encontrá-los-á facilmente, já que tocam ao longo da cidade inteira durante os três dias das festas.
É ainda provável que se cruze com grupos mais elaborados, por exemplos os “cuartetos”, que tocam música e fazem performances cómicas, muitas vezes de improviso. Estes são sempre grupos arrojados que se fazem acompanhar de instrumentos imprevisíveis. Os “romanceros” são outro género de performers de rua; sempre disfarçados, andam com cartazes gigantes que os ajudam a contar as suas histórias engraçadas.
A melhor comida de Cádis
Cádis é talvez mais conhecida como a cidade do vinho xerez, mas tem reconhecidamente uma forte tradição gastronómica em que a cozinha regional é rainha e os pratos de peixe e marisco imperam.
Durante o carnaval irá provavelmente descobrir que anda a comer mais do que o habitual, e esta é sem dúvida a melhor atitude se quiser experienciar a vida de um local. As ruas de Cádis estão recheadas de inúmeros bares de tapas onde pode pedir alguns dos melhores petiscos caseiros da região, escolha por isso comer no sítio ou se andar apressado peça para levar. Saiba também que as pessoas à sua volta, os locais de Cádis, também conhecidos como gaditanos, têm por hábito trazer a sua comida para a rua e comer ao ar livre junto da imensa massa de gente, por isso experimente fazer o mesmo e partilhe de uma refeição junto de centenas de pessoas como se fossem família. É um hábito tão típico do Carnaval que não pode deixar passar!
De entre as melhores tapas incluem-se as tortilhas espanholas de camarão; de destacar também os petiscos de ouriços do mar, de peixes ou de marisco, assim como as muitas e variadas marinadas. Tenha ainda em consideração a fritura, que na prática são diferentes tipos de peixe frito preparados de forma diversa, pois esta é uma escolha barata e normalmente bem servida.
Algumas recomendações de onde comer e experimentar as tapas:
- Casa Manteca
- El Faro
- Mesón Las Américas
- Atxuri
- Balandro
- Sopranis
Não se esqueça também do nome deste restaurante, absolutamente a visitar: El Ventorrillo del Chato. Um lugar famoso e frequentemente referenciado por jornalistas gastronómicos como o restaurante de onde são originárias as tapas espanholas. Sente-se portanto à mesa não só com boa comida mas também com um bom naco de história!.
Onde ficar durante o Carnaval de Cádis
Podem dizer-lhe que qualquer ideia de dormir durante o período do carnaval é para esquecer, mas se se abstrair dessas vozes apaixonadas talvez chegue à conclusão de que garantir boas noites de sono e descanso durante as festividades é uma decisão sensata da sua parte.
Entre as boas opções para alojamento, pense principalmente nas melhores oportunidades em casas de férias em Cádis. Não se esqueça que esta é uma altura Ce que haverá muita solicitação de quartos, já que virão pessoas de Espanha inteira, assim como turistas de outros países, para visitar este carnaval de excepção!