A Andaluzia é um paraíso para os amantes da natureza. Se tiver em conta que 30% da sua superfície é ocupada por espaços naturais protegidos, torna-se evidente que não faltam na área espaços interessantes para explorar.
Se está a planear uma estadia em Málaga, tire o melhor partido dos seus dias desligado da rotina e realize pelo menos uma destas 10 atividades perto da cidade, ideais para fazer em família. Todas as atividades selecionadas estão também pensadas para levar consigo crianças pequenas, que podem desfrutar de zonas de imensa beleza natural e estão abertas ao público em geral.
Tenham em conta que para muitas das atividades será necessário alugar material adequado, como é o caso de caiaques e de bicicletas, e só as vistas às Grutas de Nerja é que têm preço de entrada (a única atividade da nossa lista com entrada paga).
Para chegar a cada um destes lugares, estima-se que sejam no máximo duas horas de trajeto desde Málaga.
Esperamos que desfrute destas experiências de viagem pelo menos tanto como nós, e que valorize a importância tremenda do meio ambiente em redor. E se quiser inspiração adicional para atividades na cidade, veja o nosso artigo sobre passeios em Málaga de bicicleta.
Caiaque na praia de Maro
Troque um dos seus dias de praia por algo tão espetacular como remar de caiaque por lugares recônditos como as falésias de Maro, um paraíso que só poderá descobrir a bordo de um caiaque. O roteiro que lhe propomos tem início na praia de Burriana e termina na praia de Maro, atravessando desfiladeiros, cascatas, grutas e águas cristalinas. É uma das nossas principais recomendações se procura atividades ao ar livre em Málaga com crianças. Experimente, e é seguro que tanto os pequenos como os adultos ficarão fascinados!
Para mais informações espreite este artigo da nossa viagem de caiaque por Maro.
As pontes movediças de Monachil
Apesar de Monachil ser um município da província de Granada, esta é uma das propostas que recomendamos se quiser realizar uma viagem de um dia desde Málaga. É uma viagem ao estilo Indiana Jones, ainda que ainda seja desconhecida. Vai encontrar pontos movediças que o deixarão de boca aberta, o mesmo com as cascatas, os rios e as lagoas, as grutas e os túneis, tudo envolto de uma paisagem espetacular. Este roteiro pode ser perfeitamente feito em família, seguindo as indicações de segurança que vão aparecendo pelo caminho, e tem ainda a possibilidade de tomar um banho nas águas geladas de Monachil.
Nadar na Reserva de Bermejales
Que tal um mergulho em águas doces? A Reversa de Bermejales encontra-se perto de Alhama de Granada, e fica a cerca de hora e meia da capital de Málaga. Vale a pena visitar a localidade, nem que seja para dar um salto e mergulhar nas águas cristalinas e tranquilas desde a ponte flutuante.
A reserva conta com uma praia junto à zona de campismo. Se quiser, poderá alugar uma canoa, um barco a pedais ou qualquer outra embarcação sem motor.
Piscinas naturais em Resinera
Se está à procura de uma paisagem idílica para fazer um piquenique, este pode ser o seu lugar. Estas piscinas naturais encontram-se dentro do Parque Natural da Sierra Tejeda, Almijara e Alhama. As piscinas naturais formam-se perto da nascente de um dos rios mais limpos da Andaluzia: o rio Cebollón. E enquanto zona de caminhadas, esta é inesquecível.
Reserva Natural de Torcal de Antequera
A apenas uma hora de Málaga, no município de Antequera, encontrará esta maravilha da natureza que é composta por uma fascinante paisagem cárstica. Toda a zona esteve submersa debaixo do mar há 100 milhões de anos, e hoje vão sendo descobertos continuamente novos fósseis na zona.
Há três rotas marcadas e três níveis distintos que pode percorrer por sua conta, porém irá aproveitar melhor o seu passeio se seguir pelas rotas organizadas pelo Centro de Visitantes de El Torcal de Antequera.
Lembre-se de levar uma mochila com algo para comer e beber, e desfrute de um dia maravilhoso explorando Torcal.
De bicicleta pela Via Verde da Sierra
A Via Verde da Sierra prolonga-se desde a localidade de Olvera até Puerto Serrano, atravessando as montanhas a norte na província de Cádis, e a sul na província de Sevilha. Este roteiro de 36 km de bicicleta levá-lo-á por túneis de dimensões variáveis, pontes, viadutos, vales frondosos, ribeiras, e até irá atravessar algum do património natural mais protegido da Andaluzia. Além disso, encontrará neste percurso a maior população de abutres-fouveiros que existe na Europa.
É conveniente consultar o estado da Via Verde da Sierra, já que há dias de chuva em que poderá fechar ao público.
Caminhadas por Alhama de Granada
A pouco mais de uma hora de uma casa de férias em Málaga, chegará a Alhama de Granada. Desde o rio Tejo poderá aceder aos roteiros de caminhada, às zonas de piquenique, e aos lugares para nadar durante os meses de verão, sem esquecer as águas termais.
O nome de Alhama deriva do árabe Al-Hammam, que significa banhos termais. A água termal sai de uma gruta e está disponível numa série de piscinas naturais, cada uma com a sua própria temperatura, convivendo com o rio que corre paralelo a estas. É uma forma fantástica de relaxar depois de uma caminhada pelo desfiladeiro.
Observatório de aves na desembocadura de Guadalhorce
Este parque natural encontra-se a apenas 15 minutos do aeroporto de Málaga. É um lugar de paz e tranquilidade, mas também um ponto de estudo ornitológico importante. Este paraíso para os observadores de aves está situado numa das principais rotas de migração de África para a Europa. Existem caminhos que pode seguir na zona, indo de bicicleta ou fazendo caminhada.
Visita às Grutas de Nerja
Este é possivelmente um dos tesouros melhor escondidos da Costa del Sol, uma maravilha da natureza. Estas grutas tão visitadas acolhem impressionantes estalactites e estalagmites. Não é permitida a entrada de chinelos, por isso assegure-se que leva calçado adequado e com sola anti deslizante.
Uma visita muito misteriosa e ideal para fazer com família, e que se encontra a apenas 45 minutos de Málaga. É necessário comprar bilhete à entrada.
Mas as atrações de Nerja não se esgotam por aqui. Consulte um guia completo das melhores atividades de férias em Nerja.
Passeio pelo rio Chillar
O rio Chillar (Nerja) faz parte de uma das atividades clássicas de quem quer visitar Málaga, e que tem o encanto especial de ser um passeio feito dentro de água. Geralmente a água chega-nos aos tornozelos, e só em algumas zonas pode chegar aos joelhos, mas não sobe além disso. É portanto uma atividade que pode perfeitamente ser feita em família.
Aos fins-de-semana e durante os meses de verão costuma ser um percurso concorrido, mas nós realizámo-lo na primavera, que é a melhor altura para fazer esta caminhada.