Ibiza
Ibiza é uma das 5 ilhas das Baleares, mais conhecida pelos seus bares e clubes.
Todos os verões Ibiza é invadida por aqueles que procuram a melhor festa, o melhor clube de verão. A cena musical de Ibiza é forte e inovadora tendo dado origem à "House Balearic" catapultando DJs desconhecidos ao nível do estrelato.
O que começou por ser um círculo de pequenos bares desenvolveu-se em enormes e conhecidos clubes como o Pacha ou o Manumission.
Apesar da indústria turística estar principalmente virada para a faixa etária abaixo de 30 anos, a ilha tem muito mais para oferecer. Por exemplo para famílias e outros visitantes menos amantes da noite as belas praias no norte.
Para quem procura outros mundos que não os das 24 horas non-stop de festa, há em Ibiza um mundo de atrações culturais e naturais por toda a ilha e na sua capital.
História
Ibiza foi descoberta pelos Cartagineses em
654 a. C. por essa altura os gregos deram à ilha o nome de Pitiusas, que significa coberta de pinheiros.
A ilha era visitada por mercadores e era um importante centro de negócio com um bom porto e boas defesas. O bem mais negociado aqui era o sal.
Em 123 a. C. os Romanos conquistaram a ilha e chamaram-lhe Ebusus. Depois os Mouros invadiram-na no séc. XIX e aqui ficaram durante 500 anos, sendo a ilha então chamada de Yebisah.
Depois a ilha foi conquistada pelos Catalães e a certa altura até por piratas!
Cidades e vilas de Ibiza
Eivissa, também conhecida como cidade de Ibiza é a capital da ilha. Situada a sul da ilha, é uma das mais pitorescas cidades do Mediterrâneo, com o seu centro antigo, património da humanidade pela UNESCO.
San Antonio é a segunda maior cidade de Ibiza, e um dos destinos principais para quem gosta de vida noturna. Há quem lhe chame a capital do clubbing. Definitivamente nada para os mais fracos!
Santa Eulalia é a terceira maior estância na ilha e a preferida pelas famílias. Aqui dificilmente encontrará clubes e discotecas. Apenas uma estância tranquila e encantadora com praias boas, bons restaurantes e alojamento.
Clubes e bares
Os bares e clubes são em Ibiza hoje em dia uma industria forte. Com apostas arrojadas em termos de festas e eventos atraindo por isso celebridades e grandes DJs todos os verões.
Clubes de gabarito internacional como Cream ou o Pacha dominam a cena, mas há outros pequenos bares mais experimentais com música variada para vários públicos mas consistentemente energéticos e entusiasmados.
A noite L&G está aqui igualmente muito bem representada com bares na zona de Sa Penya da cidade de Ibiza sobretudo em direção a Calle Mare de Deu or Calle Virgen.
Praias
Ibiza tem algumas das mais belas praias da Europa e das mais limpas do Mediterrâneo. De tal forma que muitas delas têm a Bandeira Azul.
Apesar de o enquadramento de algumas ter sido desfeado com construções menos agradáveis, é ainda muito fácil encontrar pequenas gemas escondidas que partilhará apenas com uma mão cheia de veraneantes, sobretudo do lado norte da ilha.
Em particular sugerimos Benirras, Agua Blanca e Las Salinas.
Lazer
Para quem procura desporto em Ibiza vai encontrar aqui muita oferta, como por exemplo hipismo, com muitas possibilidades para explorar a ilha a cavalo.
Os golfistas encontram aqui um campo de golfe com 27 buracos em Santa Eulália. Há ainda inúmeros centros de mergulho em San Antonio, Portinatx e Cala Vadella.
Ibiza tem ainda vários clubes desportivos onde praticar ténis, badmínton, etc. como o Ahmara Sport & Social Centre, Club de Campo & Club Can Jordi.
Excursões
Nos vários postos de turismo encontrará guias em várias línguas para quem quer ir à descoberta da ilha.
Gastronomia
A cozinha tradicional de Ibiza baseia-se na sua rica agricultura, caça e pesca.
Desde o deliciosos peixe frito, passando por lagosta ou cabrito (em pratos como panadera, freixurat e trunyelles) até enchidos de porco (sobrassades, botifarró blanc, botifarró negre, carn i xua, cuixot) e queijos de cabra com ervas.
Muitas das sobremesas da ilha são preparadas com queijos leves, ervas, mel e amêndoas.
Clima
A época de praia começa nesta ilha por alturas de maio, quando as temperaturas chegam aos 25 ºC em média. O verão pode ser muito quente com temperaturas a rondar os 35ºC.
O outono é suave bem como o inverno. No entanto, no primeiro o arrefecimento noturno é marcado e no segundo as chuvas são habituais.