Mercados e bazares de Ibiza

Este é provavelmente um dos poucos destinos de férias onde não calha bem envergar camisinha, mala a tiracolo, um polo e chapéu de coco. Para se enquadrar no ambiente terá de vasculhar nas profundezas do seu armário e retirar cá para fora as velhas blusas com flores e tshirts com o antigo slogan: Make Love Not War.

Em Ibiza somos mais coloridos!

 

Mercado Hippie, Punta Arabi, Ibiza

 

A cada passo que damos, mais símbolos de flores aparecem.

 

Como surgiram os hippies de Ibiza?

Tudo começou na década de 60, quando vários artistas procuravam um recanto de inspiração e paz. Já na década de 70 esta comunidade artística desenvolveu-se e Ibiza tornou-se num local reconhecido da cultura hippie.

Esta foi uma das mais importantes comunidades a chegar à ilha e a desenvolvê-la, foram eles quem escolheram o seu lugar no chão de Ibiza e que a tornaram famosa.

 

Tenda hippie, Santa Eulalia, Ibiza

 

Antes da chegada destas comunidades, Ibiza não passava de um pequeno oásis intocado no meio do mar. Os hippies deram-lhe a cor e o carácter.

Foi a partir daí que se deu o boom turístico, e Ibiza tornou-se num dos destinos europeus predilectos para férias de sonho. Entretanto, a cultura hippie viria a desvanecer-se, mas o seu legado em Ibiza permaneceria.

 

Las Dalias, Mercado Hippie, Ibiza

 

A tradição nas vestimentas coloridas ainda se faz sentir.

Há cidades inteiras e aldeias onde não é de todo incomum cruzar-se com alguns dos hippies desse tempo passado, muitos deles vivendo aqui já há muitos anos e ainda fieis à filosofia do movimento dos anos 60 e 70: “don’t worry, be happy”.

 

Las Dalias, Mercado Hippie, Ibiza

 

A ilha acolhe regularmente feiras, encontros hippies, e festivais de todo o género.

A importância das feiras de Las Dalias e Punta Arabi

 

Punta Arabi

Punta Arabi, Mercado Hippie, Ibiza

 

Este é um dos maiores mercados hippie. Realiza-se às quartas-feiras na cidade de Es Canar, na costa leste da ilha.

É um lendário mercado de Punta Arabi que atrai turistas à procura de mercados típicos, com a mesma atmosfera do século passado cheio de festas, roupas coloridas, joias, animação nas ruas e a característica cultura hippie.

É um sítio da nossa lista que é obrigatório visitar.

 

Punta Arabi, Ibiza

 

Mesmo que não pretenda comprar nada, vale a pena visitar este local só para respirar a sua atmosfera única. É como se viajasse 70 anos atrás no tempo.

Além do artesanato local, das roupas e joias feitas à mão, pode obter outras recordações que o farão relacionar-se mais intimamente com o mundo da flower power.

Rádios velhos tocam hits retro do passado e fazem-no recordar de como era a cena musical daqueles tempos.

 

Punta Arabi, Mercado Hippie, Ibiza

 

Aqui tudo é ao “estilo antigo”.

Mesmo que nunca tenha tido gosto especial por roupas e joias hippie, temos a certeza que não deixará de se deter em pelo menos uma das inúmeras bancas de vestidos coloridos, coroas de flores e CDs de música dos anos 70.

Existem áreas de lazer para crianças, e bares onde é servida paelha, pizza, ou waffles.

 

Punta Arabi, Mercado Hippie, Ibiza

 

O mercado acontece somente às quartas-feiras.

Estacionamento: pode tentar estacionar num dos lugares livres, mas devido às enchentes de gente poderá sentir dificuldades em encontrar um espaço. A cerca de 50 metros do mercado encontra outro parque de estacionamento, mas este já é pago e custa 4 euros.

A feira decorre das 10h00 às 19h00.

 

Punta Arabi, Mercado Hippie, Ibiza

 

 Las Dalias

O outro mercado hippie de referência realiza-se todos os sábados na cidade de San Carlos.

O Mercado Las Dalias tem menos afluência do que Punta Arabi. No entanto, muitos dizem que é mais dinâmico e que tem um encanto próprio.

 

Las Dalias, Mercado Hippie, Ibiza

 

A cultura hippie particular de Las Dalias.

O mercado tem uma longa tradição, e abriu pela primeira vez em 1985. São vários os artistas de inspiração hippie locais que aqui exibem as suas peças de artesanato.

 

Las Dalias, Mercado Hippie, Ibiza

 

Ao longo dos anos o mercado expandiu-se e agora acontece todos os sábados, com 200 bancas de venda de produtos.

Agosto é o mês de maior afluência, com mais de 20 mil turistas por dia a visitar a feira!

Existe de tudo aqui, a começar pelas roupas leves e alegres, as bolsas coloridas de couro e joias artesanais, todo o género de objectos de arte, também objectos decorativos, e muitos artefactos estranhos que só se podem encontrar na ilha de Ibiza.

 

Las Dalias, Mercado Hippie, Ibiza

 

Se quiser ficar na moda e deixar-se impregnar pela cultura hippie também não faltam opções: tem bancas da tatuagens, sítios para arranjar o cabelo e fazer tranças, etc.

 

Las Dalias, Mercado Hippie, Ibiza

 

Encontrará igualmente uma grande variedade de bancas de comida que oferecem deliciosas saladas e bebidas, vinhos e bebidas espirituosas. E ao longo do recinto vai poder ouvir música ao vivo.

Há espectáculos de danças, performances, e todo o género de atracções que acontecem ao longo do dia.

 

Las Dalias, Mercado Hippie, Ibiza

 

De noite, as atenções passam para um “soul bar” ali ao pé, onde pode ouvir música ao vivo enquanto desfruta de um copo de vinho.

O mercado acontece todos os sábados entre Abril e Outubro. Das 10h00 às 20h00. 

Durante as férias de Verão realizam-se mercados nocturnos três dias por semana: aos domingos, segundas e terças-feiras.

O estacionamento na feira é pago e custa 4 euros.

 

Outros mercados locais de referência: 

 

San Jordi

Mercado Sant Jordi, Ibiza

 

O mercado de San Jordi realiza-se todos os sábados.

Este é um mercado mais eclético onde pode comprar de tudo. Não está vocacionado especificamente para o tema hippie, por isso aumentam as possibilidades de vir a encontrar aquela preciosidade, prenda, ou objecto útil que há muito anda à procura. O mercado abriu pela primeira vez em 1995.

Este é certamente um dos locais mais cosmopolitas em Ibiza. As barracas coloridas permanecem, e os visitantes não vêm apenas para comprar objectos mas para confraternizar e deixar-se embrenhar nesta atmosfera eletrizante do mercado.  

 

Mercado, Ibiza

 

Aqui não só são negociados produtos em segunda mão, é também um lugar para trocar impressões e conhecer novas pessoas.

Foi aqui que nos aconselhámos, por exemplo, sobre onde encontrar alojamento barato, foi onde assistimos a eventos culturais e escutámos música improvisada.

No que toca a compras, encontrámos uns objectos decorativos para a casa muito em conta, também moveis, roupas e joias artesanais irresistíveis. Se não estiver no espírito das compras, não há nada como sentar ao café e deixar-se estar a relaxar.

O mercado tem lugar a apenas três quilómetros da vila de San Jordi. O estacionamento é gratuito. 

 

Santa Eulalia del Rio 

Butik, Santa Eulalia, Ibiza

 

O resort de Ibiza localizado na costa leste é considerado um dos mais familiares e dos mais calmos que pode encontrar na ilha.

Os amantes de artesanato vão achar o local especialmente interessante. Numa das ruas principais desta região os comerciantes concebem e vendem peças únicas de artesanato, assim como vestidos decorados com joias ao estilo hippie. É também aqui que vai encontrar boutiques especializadas em vestuário e materiais de têxtil.

 

San Miguel 

A partir do dia 6 de Junho e até Setembro inicia-se a temporada de Verão em San Miguel. Na praça principal da cidade pode visitar as inúmeras bancas com produtos típicos de Ibiza. Pode comprar lembranças, vestuários, e objectos do folclore local. Durante o Verão, sempre depois das 18h30, começam os concertos ao vivo que pode assistir gratuitamente. O mercado abre todos os dias das 18h00 às 22h00.

 

San Rafael

Mercado, Ibiza

 

O local da cerâmica insular e de outras formas de artesanato típicas.

Também é o sítio ideal para comprar frutas e legumes aos agricultores locais. Esta região recebeu mesmo o título de “Zona de interés de ARTESANÍA”, ou seja: “zona de interesse para artesanato”.

O mercado realiza-se todas as quintas-feiras, das 19h00 às 23h00.

 

San Juan

O mercado, conhecido como Mercadillo Dominical, oferece artesanato de artistas locais e produtos alimentares da ilha, como o vinho orgânico, mel, etc. Pode contar também com música ao vivo.

Abre das 10h00 às 16h00.

 

Mercado, Ibiza

 

Existem, além disso, muitos outros pequenos mercados de rua e mercados sazonais espalhados pela região.

É qualquer destes espaços pode comprar alimentos locais, souvenirs e vestuário.

 

Mapa – os mercados mais famosos de Ibiza