A cidade espanhola de Ibiza, uma das mais importantes a par de Palma de Maiorca, é um sítio que associamos à extravagância, a atracções culturais que muitas vezes implicam gastar algum dinheiro.
Mas se não quiser esticar o orçamento, há ainda assim muitos outros motivos para fazer uma visita. Descubra aqui todas as atracções gratuitas que pode visitar nesta ilha do paraíso.
Gruta Ses Fontanelles
Esta gruta é uma visita imperdível. Contudo, não é fácil de lá chegar. E em parte é a falta de boa sinalização e dos caminhos sinuosos o que dificulta o acesso.
Esta gruta mágica está localizada em Sant Antoní. Sobre ela contam-se muitas coisas, inclusivamente que se podem descobrir lá dentro algumas pinturas pré-históricas pequenas.
É um lugar também conhecido por Sa Cova des Vi, porque antigamente servia de armazenamento aos vinhos dos produtores locais.
Segundo a convicção do arqueólogo francês Henri Breuil, que estudou esta gruta pela primeira vez em 1917, ela poderá datar da Idade do Bronze e foi de facto um abrigo para os nossos antepassados de há milénios atrás, sendo possível registar vestígios de várias pinturas rupestres.
Se a visitar neste momento poderá, por exemplo, observar um dos cantos à direita da gruta onde se praticavam pinturas.
Mas até o caminho para a gruta é em si mesmo deslumbrante. Enquanto anda, vai poder ver toda a costa de Cala Salada e as pequenas ilhas a oeste.
A gruta fica 50 metros acima do nível do mar.
Como chegar lá?
Aceda em primeiro lugar à Cala Salada. Logo antes de chegar à praia, vire pelo caminho de terra batida à sua direita, onde encontrará um trecho de estranha um pouco acidentado. No primeiro cruzamento vire à direita.
Se preferir ir de carro recomendamos que estacione ao pé de um penhasco para prosseguir o resto do caminho a pé. Depois é só descer cerca de 300 metros por uma estrada rochosa.
Pôr-do-sol no Café del Mar
Inaugurado em 1978, este restaurante tornou-se num espaço mítico da ilha. Situa-se na costa de San Antoní – na parte ocidental de Ibiza, famosa pelas suas festas e vida nocturna.
A praia enche-se de turistas à noite, independentemente da altura do ano, à espera dos maravilhosos espectáculos de céus estrelados e animação em volta.
Do Café del Mar surgem sons atmosféricos, de compilações de música chillout e ambiente, que criam a atmosfera perfeita para observar o por-do-sol laranja, com o astro-rei a mergulhar nas águas do Mediterrâneo.
Quando o mergulho é completo, muitos costumam bater palmas, como se fosse um autêntico espetáculo acrobático que acabou de finalizar.
Parque Natural de Ses Salines
O Parque Natural de Ses Salines é um exemplo perfeito da biodiversidade e da riqueza natural de Ibiza. Ele está localizado na parte sul da ilha, nas proximidades de Sant Jordi.
Esta é uma reserva natural que inclui reservatórios costeiros de sal e da famosa flor de sal, tudo tratado em espaços próprios. A reserva é belíssima e ocupa uma área de mais de 3 mil hectares.
Foi aqui que, a partir do século VI, se começou a produzir sal marinho como bem comercial relevante. Os fenícios, o primeiro povo a explorar as reservas de sal e a construir infraestruturas para o seu tratamento, designaram-me por “ouro branco”. Seguiram-se os Cartagineses, Romanos, Muçulmanos e Cristãos, tudo povos que identificavam no sal uma das principais riquezas de Ibiza.
Não obstante a actividade humana, esta reserva é também o lar de mais de 200 espécies de aves diferentes, entre as quais se destacam os flamingos.
A reserva tem mais do que sal e, além de Ses Salines, pode sempre contar com as belas praias de Es Cavallet, Sa Sal Rossa e Es Codolar.
Neste parque natural também pode visitar o que resta de uma antiga fortificação com torres, construídas para proteger a orla costeira dos piratas.
Há aqui trilhos em grande número para que possa fazer caminhadas, trekking e dar passeios.
A ilha mágica de Es Vedra
Talvez se lembre da ilha mágica de “Sinbad”, que produzia um campo magnético tão forte nas suas margens que afundava todos os navios próximos da costa. Em parte ela foi inspirada em Es Vedra!
Esta ilha rochosa lendária localiza-se na costa sudoeste de Ibiza e tem 382 metros de altitude.
De acordo com o profeta Nostradamus, é o único lugar na terra que irá resistir ao fim do mundo. Há mil anos esta ilha ainda era habitada por humanos, mas desde há muito tempo que só tem cabras selvagens.
Da ilha alcançam-se grandes vistas. E nas imediações fica a praia Cala d’Hort e um penhasco nas proximidades da Torre des Savinar.
Também perto da praia encontramos uma pedreira, a partir da qual era extraído material para a construção da chamada Cidade Velha, a capital ancestral de Ibiza, que entretanto ficou submersa debaixo de água devido às movimentações geológicas com o passar do tempo. Diz-se mesmo que esta era a Atlantis de Ibiza.
É um óptimo lugar para longas caminhadas, com belas vistas e paisagens.
O SPA natural Aguas Blancas
Na costa nordeste podemos visitar um luxuoso SPA onde não é preciso pagar um cêntimo para entrar. Fica em plena praia de Aguas Blancas, que encerra um segredo natural que rejuvenesce e trata a pele: é abundante em argila, que misturada com a água do mar tem verdeiros efeitos milagrosos sobre a pele. É só aplicar e esperar que a argila seque.
Depois do tratamento natural feito é só ir mergulhar nas águas cristalinas de Aguas Blancas para lavar a sua pele. A terapia tem comprovados efeitos benéficos e não deve deixar de a experimentar.
Quando a argila sai o corpo torna-se suave ao toque, e uma sensação e bem-estar invade-nos, é uma maravilha.