Província de Granada
A província de Granada situa-se a sul de Espanha, na comunidade autónoma da Andaluzia. A província é conhecida pela sua capital, Granada; por albergar um exemplar da arquitetura mourisca mais imponente de Espanha, a Alhambra e também pelo seu património natural, seja pelo Parque Natural da Sierra nevada, seja pelas praias.
A natureza de Granada
O incrível contraste produzido pelos verdes e luxuriantes campos, o ambiente rural das Alpujarras e a assombrosa Sierra Nevada não param de espantar visitantes.
A beleza do interior da região combinaddo com os 60km de costa, conhercida como Costa Tropical fazem desta província um destino ideal para aventureiros, famílias e interessados em visitas culturais.
A cidade de Granada
A cidade de Granada caracteriza-se pelo seu esplendor arquitetónico, um património cultural e histórico importante e a Sierra Nevada como pano de fundo. O edifício mais marcante e conhecido de granada é o palácio Alhambra, um dos mais venerados exemplares da arquitetura islâmica do séc. XIV e património da humanidade pela UNESCO.
A cidade tem muito mais para oferecer ao visitante, com os seus edifícios antigos e bairros onde predomina um espírito mais boémio e alegre, Granada encanta a todos.
Sierra Nevada
A Sierra Nevada é a segunda mais alta cordilheira montanhosa da Europa é um parque natural caracterizado pelo terreno acidentado e selvagem, os picos cobertos de neve durante todo o ano e no seu sopé a região das Alpujarras com as suas antigas aldeias brancas.
Os picos da Sierra Nevada ultrapassam os 3000 metros, dos quais o mais alto é o Mulhacen com 3481m. Por isso a Sierra Nevada é também um importante destino de férias de neve com as suas pistas de esqui, mas também um sítio ideal para montanhismo.
Costa Tropical
A Costa Tropical tem uma linha costeira particularmente pitoresca e ainda bastante bem preservada, por ser menos conhecida que a sua vizinha Costa del Sol.
Esta é uma das regiões preferidas pelos veraneantes espanhóis e aqueles que procuram férias mais tradicionais. Esta região está pontilhada por pitorescas vilas de montanha e aldeias piscatórias. Alguns dos destinos de férias de mar nesta Costa mais procurados são Almunecar, La Herradura, Salobrena e Castell del Ferro.
Las Alpujarras
O sopé da Sierra nevada é conhecido com Las Alpujarras; uma região de beleza natural e antigas aldeias brancas berberes, o cenário ideal para férias na natureza.
A região combina cenas de vales protegidos, gargantas profundas e sopés de montanhas verdejantes criando um mini-ecossistema muito característico com as terras agrícolas a serem regadas com a neve derretida.
Cidades e vilas da província de Granada
Orgiva é a capital das Alpujarras e uma cidade cosmopolita, onde muitas nacionalidades vivem num ambiente bastante relaxado. Situada no vale do rio Guadalfeo, Orgiva tem um clima mais ameno do que muitos dos locais à sua volta. A paisagem à sua volta é um tapete de olivais, limoeiros e laranjais.
A encantadora vila de Bubion situa-se na Garganta de Poqueira, nas Alpujarras. A vila está no sopé a sul da Sierra Nevada e desfruta de vistas magnificas para as montanhas cobertas de neve e as Alpujarras.
A vila de Capileira está no ponto limítrofe das neves eternas. As vistas tanto do vale como da montanha são incríveis.
Acequias é uma pequena aldeia branca na margem do rio Torrente, uma garganta profunda esculpida pelo rio no seu trajeto a descer da Sierra Nevada. Acequia está idealmente situada para a partir daqui se fazer a descoberta das Alpujarras.
A vibrante cidade marítima de Motril é a maior cidade da Costa Tropical com uma economia vibrante baseada na agricultura, pesca e marina. Está aninhada no sopé da Sierra Lujar, a meio caminho entre Málaga e Almeria. É um excelente ponto de partida para quem quer explorar os tesouros da costa e do interior.
Almunecar, junto com o vizinho La Herradura formam a capital da Costa Tropical. A cidade situa-se num monte na foz de dois rios. Daqui quase que se toca em África.
Gastronomia
A gastronomia de Granada é influenciada pela sua situação entre montanhas e Mediterrâneo. Assim à mesa dos granadinos tanto há peixe e marisco como estufados e pratos ricos de carne. A presença mourisca também deixou a sua marca no uso de especiarias e de mel nos pratos locais.
Clima
O clima da província de Granada é bem variado, indo desde o subtropical na sua costa, até ás neves eternas dos picos da Sierra Nevada. Os verões são quentes e os invernos bastante frios.