Com apenas 100 km de distância, Fuerteventura é das Ilhas do Arquipélago das Canárias a que fica mais próxima de Marrocos no continente africano. É a segunda maior ilha das Canárias, tida por a mais antiga e famosa pelas suas longas extensões de praia dourada.
A ilha que foi considerada Reserva da Biosfera, é um destino de férias perfeito, suficientemente próximo com uma duração de viagem que ronda as três horas que combina não só a sua beleza natural, um ambiente bastante relaxado, boas infraestruturas e atrações.
História
Apesar de a ilha datar de cerca de 23 milhões de anos, o primeiro registo de presença humana recua ao século décimo a.C. com os fenícios. A que se seguiram grupos de berberes do norte de África.
Estes primeiros habitantes eram denominados Guanches, tendo sido conquistados à 500 anos pelos espanhóis, após duras lutas.
Cristóvão Colombo colocou as ilhas no mapa das navegações ao parar aqui no seu caminho para a América.
A natureza de Fuerteventura
Fuerteventura foi designada Reserva da Biosfera e os seus tesouros naturais são consideráveis: dunas, paisagens vulcânicas, os rochedos mais antigos do arquipélago, vilas piscatórias antigas e montanha sagrada de Tindaya.
Seria uma perda ir a Fuerteventura e ficar apenas na praia durante as suas férias, pela sua beleza há mesmo muito a explorar.
As estâncias de Fuerteventura
O destino de férias mais popular é Corralejo a norte da ilha com praias extensas a perder de vista.
O turismo veio trazer uma nova imagem às vilas em tempos pequenas que se tornaram em pequenas cidades coloridas e vibrantes populares pelos desportos aquáticos, que aqui vêm praticar windsurf e kitesurf.
Corralejo conseguiu no entanto manter uma traça original e um ambiente relaxado, sendo portanto um apreciado destino de férias de praia.
Caleta de Fuste foi construída de raiz para o turismo na costa leste da ilha a aproximadamente 10 minutos do aeroporto. A cidade foi desenvolvida à volta de uma baía daí recebendo parte do seu nome, Caleta. Fuste é um tipo de barco de pesca.
Este é um bom destino para férias de praia em família pela grande oferta de atividades para pequenos e graúdos.
A Costa de Antigua, também conhecida como Nuevo Horizonte, fica na costa leste de Fuerteventura ao lado de Caleta de Fuste. É um novo destino de férias que proporciona umas férias relaxadas e calmas com a sua extensão de praia e águas cristalinas.
El Cotillo é uma pequena vila piscatória a 45km do aeroporto no norte da ilha. A vida nesta vila desenrola-se à volta do porto piscatório, onde se encontram bares e restaurantes num cenário pitoresco.
Esta vila tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos sobretudo por causa das suas fabulosas praias e lagoas a sul da vila.
Jandia Playa fica na península de jandia no sudoeste da ilha.
Toda este península montanhosa é uma reserva da natureza com praias nas suas costas e considerada uma importante região ecológica sendo um Local de interesse científico. O Pico de Zarza é o mais alto de Fuerteventura e encontra-se aqui na península de Jandia.
Aqui situam-se as estâncias de Costa Calma, Playas de Jandia e a encantadora vila de Morro Jable.
Atrações culturais
Além das atrações naturais Fuerteventura tem também uma variedade de atrações culturais como museus, edifícios históricos e artesanato local.
Os locais orgulham-se das suas tradições, música e festividades.
De interesse especial refira-se aqui o Ecomuseu de La Acogida, um grupod e sete casas que representam o habitat tradicional da ilha. O centro de interpretação de La Atalayita é um centro arqueológico próximo ao vale do Pozo Negro.
As grutas Llano são as maiores grutas vulc|anicas da ilha, perto da vila de Villaverde. As grutas eram tubos vulcânicos que se encheram de sedimentos ao longo dos tempos.
Atividades de ar livre
mergulho, pesca submarina, kite surfing, safaris de jipe, cicloturismo e muito mais. Aqui há muito para o turista ativo que quer mais das férias do que apenas praia.
Gastronomia
Muito da gastronomia da ilha combina elementos da gastronomia tradicional espanhola com tradições africanas e da América latina.
O peixe e marisco tem naturalmente um grande papel, sobretudo lagostins, mexilhões, polvo, sardinhas.
Os pratos de carne mais populares são guisados e estufados, mas a carne é em geral trazida do continente, pois aqui há pouco gado.
Clima
O clima de Fuerteventura, tal como no resto das Canárias é agradável ao longo de todo o ano. A ilha pode sofrer com ventos fortes, derivando o seu nome desse facto: Forte Fortuna ou Forte Vento. Nos meses de verão as temperaturas podem chegar aos 35ºC e no inverno raramente descem abaixo dos 18ºC.