A província de Múrcia
A província de Múrcia situa-se a sudeste entre a Andaluzia, e as províncias de Castilha-La Mancha e Valência.
Múrcia faz fronteira com a província de Albacete a norte, Almeria a oeste e o Mediterrâneo.
A Costa Cálida e as praias
Ao longo dos seus 170km de linha costeira estendem-se as mais variadas praias desde pequenas baías e pequenas praias alternando com margens rochosas e penhascos, onde se incluem numerosos pontos de interesse natural. Aqui se encontra a costa conhecida como Costa Cálida que vai do cabo Palos até ao cabo Tinoso.
Aqui fica um dos destinos mais populares de férias, La Manga, uma estreita faixa que separa o continente do mediterrâneo tendo do lado de terra um imenso mar pouco profundo de alto teor de salinidade e águas quentes conhecido como Mar Menor.
Praias dignas de nota são Honda de areias douradas e bandeira azul, mais a norte Los Alcazares e San Pedro del Pinatar as praias nestes dois últimos locais são de areia escura, mas todas elas são banhadas pelas águas quentes e calmas do Menor e ideais para férias com crianças.
Já no Mediterrâneo e mais a sul há excelentes praias em Aguilas, Lorca, Mazarron e Cartagena.
Cidades e vilas de Múrcia
A Comunidade Autónoma de Múrcia é constituida por 45 municipalidades, cuja capital é a cidade de Múrcia.
A merecer uma visita temos a capital, Múrcia uma cidade universitária, fundada em 825 pelos Mouros. Passeie por La Glorieta e pela avenida principal. Visite o Casino com o seu pátio árabe e a catedral construída sobre uma mesquita.
Cartagena foi o primeiro povoado desta região, recuando a 223 a. C. fundada pelos Cartagineses. Esta cidade tornou-se um porto naval importante no séc. XVIII.
A terceira cidade mais importante de Múrcia é Lorca rodeada de campos ferteis. Lorca era um ponto de passagem importatne em épocas romanas e mais tarde fez fronteira entre os reinos cristãos a norte e o mouro a sul.
A visitar ainda Caravaca de la Cruz, a cidade que ficou famosa por albergar no seu castelo o Santuário de Vera Cruz, onde diz a lenda que doze anos antes da conquista pelos cristãos, terá aparecido uma cruz de braços duplos que mergulhada em vinho terá dado força aos sequiosos cristão em combate levando ao fim do cerco imposto pelos Mouros. As festas de Vera Cruz são a corrida de cavalos de vinho que comemora o fim desse cerco.
Lazer e Atividades de tempo livre
Este é um destino excelente para todos os que gostam de desportos aquáticos e náuticos, pois a inúmeros clubes, associações e escolas que proporcionam a possibilidade de praticar jet-sky, sky aquático, windsurf, vela, viagens de catamaran etc.
Em terra as bem pavimentadas estradas nacionais permitem ao ciclista fazer muitos passeios exploratórios da região. Isto para não falar nos passeios extensos ao longo do mar.
Gastronomia
As planícies de Múrcia são incrivelmente férteis, produzindo uma vasta gama de fruta fresca e legumes, que constituem a base da alimentação da região. Arroz é aqui igualmente abundante contribuindo para muitos dos pratos.
Por outro lado a abundância em peixe e marisco tanto do Mediterrâneo como do Mar Menor, bem como a caça e gado completam a dieta desta zona.
Alguns dos pratos típicos incluem: Arroz e Conejo (coelho); Arroz de Verduras, Arroz Y Costillejas (arroz com costelas), Arroz marinero e a Paella Huertana.
Dos pratos sem arroz destacam-se a Potaje, um guisado; Menestra, um prato de legumes salteados e Caldo murciano, uma sopa local. Prove o caviar da região: Huevas de Mújol.
Clima
O clima de Múrcia é tipicamente mediterrânico com verões moderados pela brisa marítima e os invernos protegidos do frio do norte pelas montanhas. A temperatura média anual ronda os 20ºC.