Madrid
Madrid é a capital de Espanha, localizada no centro do país, é facilmente acessível de carro ou pelo seu enorme aeroporto, Las Barajas com voos regulares para muitas cidades europeias e mundiais, incluindo Porto e Lisboa. Do aeroporto até ao centro além da possibilidade de usar carro, há o metro que liga ao centro de Madrid em cerca de 20 minutos.
Cultura
Madrid tem uma excelente coleção de galerias e museus, como o Museu do Prado, o museu Rainha Sofia ou o Museu Thyssen.
Aqui se encontram também vários teatros com os mais variados eventos, desde musicais a dramas, há ainda um vibrante circuito de teatro alternativo.
Musicalmente a variedade de espetáculos é grande e muito regular.
Parques e jardins
A área verde de Madrid é extensa tendo sido votada em 2010 como uma das cidades mais verdes do mundo. O parque "El Retiro" tem mais de 15000 árvores bem no centro da cidade. Os muitos parques e avenidas arborizadas dão à cidade uma sensação de largueza e grandiosidade.
Lazer e recreação
Apesar da cidade ter um grande volume de tráfego, é bastante plana, sendo por isso fácil de percorrer tanto de bicicleta como a pé, tanto pelo verde, como os cafés e esplanadas a convidar a uma pausa.
A cidade tem boas infraestruturas desportivas como por exemplo o Real Madrid e o Atlético de Madrid. Madrid tem também um das melhores equipas de basquetebol do mundo.
O que visitar em Madrid
Esta imensa e grandiosa cidade merece uma visita só por si. Mas em qualquer visita há algumas atrações a não perder:
A Plaza Cibeles considerada uma das mais encantadoras de Espanha, com a estátua da deusa Cibeles e rodeada por imponentes edifícios como os do Banco de Espanha ou dos Correios.
O Palácio Real situado num ponto alto do rio Manzanares foi construído sobre os restos de uma fortaleza que ardeu em 1734. Construído durante 17 anos foi residência real até 1931. Hoje é usado para eventos oficiais, as os reis vivem no palácio de Zarzuela, nos arredores de Madrid.
A Plaza Puerta del Sol é o centro nevrálgico da cidade a partir de onde marca o quilómetro 0 das estradas espanholas. Aqui se festeja tradicionalmente a passagem de ano. O edifício austero com o relógio foi já o edifício dos Correios e no tempo de Franco, o edifício do Ministério do Interior onde muita gente foi torturada durante o regime.
Plaza Mayor, esta praça forma um esplêndido retângulo rodeada de belos edifícios, transmitindo uma atmosfera muito espanhola.
Compras em Madrid
Encontram-se lojas degrandes marcas à volta das ruas Almirante e Conde de Xiquena. O distrito de Salamanca é conhecido pelos sapatos, joias, artigos de couro e mobília.
À volta da Plaza Mayor encontram-se várias lojas com artigos tradicionais e religiosos e perto de Puerta del Sol ficam os grandes armazéns como o El Corte Ingles.
Mercados
O Rastro é a mais famosa das feiras da ladra. Acontece todos os domingos e aqui se encontram de todo o tipo de artigos antigos e velharias. Fica entre a Plaza de Cascorro, La Latina e Calle Emnbajadores.
A Feria del Libro Antiguo y de Ocasión oferece no Paseo de Recoletos livros antigos e usados no princípio de maio.
Há vários outros mercados ao longo da semana por toda a cidade.
Vida Noturna
Madrid é um paraíso para quem gosta de vida noturna. A maioria dos restaurantes aber apenas por volta das nove da noite e ficam abertos até bastante tarde.
Na áreas à volta da Plaza de Santa barbara, a Glorieta de Bilbão e Alonso Martinez, encontram-se bares, pubs, discotecas e snack-bares abertos até tarde.
Os bares nas zonas de Arguelles e Moncloa são frequentados sobretudo por um público mais jovem e estudantes.
Malasaña nas proximidades da Plaza Dos de Mayo tem muitos cafés e bares com música ao vivo e alguns restaurantes de custo moderado.
Nos meses de verão, durante as noites abrem-se as portas de muitos bares para a rua, sobretudo na área do Paseo de la Castellana e do Parque del Oeste.
À volta de Madrid
Ávila, Toledo e Segóvia são três fascinantes cidades históricas perto de Madrid a merecer uma visita.
Gastronomia
Madrid é famosa por adaptar pratos de toda a Espanha, de facto a gastronomia de Madrid é a gastronomia de Espanha.
Recebendo a influência das migrações de pessoas vindas de toda a parte de Espanha, a gastronomia local mostra-se nos seus guisados e estufados de carnes ricos, mas também se pode degustar os mariscos e peixe vindos do norte como o Polvo à galega.
Há também muitas charcutarias tradicionais com o deliciosos presunto e queijo e muitos bares de tapas.
Transportes públicos em Madrid
O sistema de transportes públicos de Madrid é sofisticado e eficiente. Os preços são razoáveis e os bilhetes de metro podem ser usados nos autocarros.
O metro funciona das 6:00 até à 1.30 do dia seguinte. Os autocarros até às 23:45. Há um serviço noturno, os Buhos que funciona entra a meia-noite e as cinco da manhã.
A rede de táxis é extensa e há ainda os autocarros turísticos que proporcionam uma visita da cidade mais agradável.
Clima
O clima de Madrid é seco e agradável. A sua altitude e proximidade com montanhas faz com que os invernos possam ser bastante frios e com neve e os verões quentes.
Alias no verão o calor ao meio-dia pode ser mesmo muito intenso, mas as noites são em geral agradáveis.