Província de Cádis
A província de Cádis localiza-se no sudoeste da Andaluzia e é uma região de grande beleza natural e uma rico património cultural. Com uma linha costeira de 250km as aldeias brancas e a mais antiga cidade europeia, Cádis é um perfetio destino de férias para quem procura uma alternativa à mais agitada e comercial Costa del Sol.
De facto são em menor número os turistas que chegam até Cádis, preferindo as Costas Blanca ou del Sol; mas é um destino preferido de muitos espanhóis que apreciam a beleza da região.
História
A sua capital com o mesmo nome, a cidade de Cádis é a mais antiga cidade da Europa ocidental. Há registos a indicar que a cidade tem mais de 3000 anos e terá sido o ponto de partida dos Iberos. A região foi ocupada por gregos, fenícios, cartagineses, romanos. Os visigodos terão conquistado a cidade a este último povo.
Pela sua localização estratégia muito próxima ao continente africano tem sido desde sempre um importante porto de comércio. Foi daqui que Cristóvão Colombo partiu para a América.
Cidades e vilas de Cádis
A capital da província, Cádis, tem mais de 3000 anos e apresenta um rico património cultural evidente nas suas ruas e edifícios e no centro histórico elegante e acolhedor.
A cidade fica numa península em frente a uma baía quase toda ela rodeada pelo mar. Se subir ao topo na catedral e parecerá que está a dirigir um barco, pois o que se vê daqui é água.
A cidade antiga é claramente mourisca e uma encantadora descoberta na suas estreitas ruas caiadas, praças encantadoras e numerosos bares de tapas, que servem as tradicionais tapas gaditanas. Aqui também se encontra um casario colorido a lembrar uma atmosfera mais cubana.
A cidade boémia de Tarifa situa-se no ponto mais a sul da Europa, a apenas 14 quilómetros de África, no ponto onde o mar Mediterrâneo se encontra com o oceano Atlântico. Daqui se avistam as montanhas de África. Este é um destino privilegiado para os amantes dos desportos aquáticos como o surf e o wind surf dando a esta cidade uma ambiente relaxado, se bem que de festa.
A incrível vila amuralhada de Vejer de la Frontera é um lugar mágico e se pretender explorar a esstrada costeira N340 uma paragem nesta pequena cidade é mesmo obrigatória.
El Puerto de Santa Maria situa-se no nordeste da província de Cádis, na margem do Rio Guadalete na baia de Cádis. É um dos segredos de Cádis com as suas praias incríveis e cidade de ruas adornadas com laranjeiras e excelente marisco e melhor xerez.
Canos de Meca é uma pequena comunidade na ventosa mas encantadora Costa de la Luz, já do lado atlântico. Integrada no belo Parque natural del Acantilado, Canos de Meca tem praias encantadoras adornadas por pinhais e penhascos.
Conil de la Frontera é uma antiga vila de pescadores, que se tornou popular como um destino de férias barato. Tem excelentes praias e as suas ruas têm um encanto rural.
Jerez é a capital da produção do vinho xerez localizando-se no interior entre Cádis e Sevilha. Existindo desde a ocupação mourisca, os visitantes desta pequena cidade encantam-se com as suas bodegas, o flamenco e os cavalos.
Isla Canela é uma ilha natural unida a Ayamonte por uma ponte, esta é uma pura cidade andaluza, quase na fronteira com Portugal.
Cádis Natural
O relativamente alto densidade populacional desta região tem felizmente afetado muito pouco a natureza aqui presente. A costa marcada por pântanos, dunas e salinas apresentam uma paisagem bem peculiar.
As salinas são comuns aqui já desde os tempos bem antigos dos fenícios continuando hoje tal como sempre.
A sua posição privilegiada faz da baía de Cádis o destino de eleição das aves migratórias que aqui se refugiam nos meses de inverno. Nesta baía há muitas praias ainda intocadas.
As áreas montanhosas à volta de Cádis conhecidas como Serra de Cádis estão cobertas de mata sobretudo de pinheiros e sobreiros. Aldeias brancas e cidades fortificadas agarram-se às encostas dos vales dos rios.
Praias
Não há dúvida que um dos recursos naturais mais importantes são as praias. Estas são tipicamente de areia branca e águas cristalinas.. Ao longo de 250km de costa vai encontrar uma grande variedade de praias, muitas delas com a bandeira azul: desde as naturais, praias desertas, praias com dunas até praias urbanas com muitas infraestruturas ou praias ventosas para o windsurf.
Atividades ao Ar livre
Entre Málaga e Huelva fica uma cadeia montanhosa e parques naturais onde é possível praticar todo o tipo de desportos, desde equitação, passando por caminhada até parapente ou muitos outros desportos de aventura e de água.
Gastronomia
O excelente marisco desta baía é usado localmente sendo um dos motores económicos da província. Aqui degustam-se excelentes mexilhões, lagostins, caranguejo entre outros.
A gastronomia de Cádis recebe influências desde longa data tanto de mouros, as fenícias e as romanas. Além do marisco, também é típico desta região o "guiso de rabo de toro" e a perdiz estufada.
Clima
A província de Cádis desfruta de um clima ameno; o período mais quente do ano é durante os meses de verão de julho e agosto quando a temperatura atinge em média os 32ºC. Nos meses de inverno esta desce até 18ºC. As províncias desfrutam de cerca de 300 dias e 3200 horas de sol durante o ano.