Santa Cruz de Tenerife vale bem que se lhe dedique um dia. A capital de Tenerifa descobre-se facilmente seja de autocarro, a pé ou de eletrico, no entanto algumas das nossas recomendações são mais acessíveis de carro.
Auditorio de Tenerife
O Auditorio de Tenerife Adán Mártin (em espanhol e inglês), de seu nome completo, é um exemplo de arqutetura moderna no seu melhor. De design Expressionista, abriu portas em 2003. Esta criação icónica de Santiago Calatrava faz já parte de selos dos correios espanhois.
É o lar da Orquesta Sinfónica de Tenerife, e o local indicado para os melhores concertos de música clássica de Tenerife. Os prémios Cadena Dial são aqui anualmente atribuídos aos artistas nacionais e internacionais de expressão latina.
Basilica de Nuestra Señora de Candelaria
Nos subúrbios de Santa Cruz de Tenerife fica a encatadora Basilica de Nuestra Señora de Candelaria. para chegar aqui é necessário apanhar um autocarro, pois fica a 20km do centro da cidade. Apesar da sua construção recente, 1959, é hoje impossível imaginar a Candelária sem esta igreja.
José Enrique Marrero Reglado o seu arquiteto, construiu-a num estilo neoclassico. A melhor altura para visitar esta igreja é durante os serviços. De resto encontra-se aberta durante a semana, excepto às segundas-feiras de manhã.
Playa de Benijo
Apesar de a vizinha Gran Canária ser melhor favorecida no que toca a praias encantadoras, os amantes de férias de praia não se arrependerão de umas férias em Tenerife. Sobretudo se tiverem a oportunidade de visitar a praia de Benjio. Fica no Camino Pista el Dragullo sendo praticamente desconhecida do turismo.
Uma praia excelente para a prática do surf pelas suas ondas; com belas esculturas rochosas como obstáculos. Apesar de ser algo afastada dos circuitos turísticos, é possível encontrar alguns restaurantes agradáveis. Pouco ou nada mais havendo, torna-se uma praia ideal para quem quer relaxar em paz e tranquilidade.
Plaza de España
A norte do Auditório de Tenerife, seguindo pela TF-11 a cerca de 1 km fica a Praça de Espanha. É a maior de Tenerife e mesmo das ilhas Canárias. Esta praça recua a 1929.
A Plaza de España foi construída no histórico Castillo de San Cristóbal, um castelo de defesa contra ataques piratas. Num túnel por baixo da praça podem ainda ver-se restos das muralhas originais. O centro da praça é dominado por um lago artificial, um trabalho dos arquitetos suiços, Herzog e de Meuron.