Toda a gente sabe que se se pretende passar uma noite de festa em Tenerife, a Playa de las Américas é o melhor lugar da ilha. Música para todos os gostos é que se encontra aqui. Mas Tenerife não se resume a esta pequena porção de ilha. Há muitos outros sítios onde se divertir à noite em Tenerife.
Resolvemos por isso criar este pequeno guia da vida noturna de Tenerife e, dependendo dos seus gostos, poderá querer visitar espaços diferentes ao longo da cidade.
Jovens, Livres e Solteiros
Os apartamentos de férias em Tenerife mais recomendáveis, próximos da Playa de las Américas e ao pé da zona conhecida como C.C. Veronica's, ficam numa zona central cheia de bares e dos melhores clubes de Tenerife. Uma multidão juvenil - muitos de nacionalidade inglesa - em média abaixo dos 25 anos acorre a este local vibrante e cheio de cor pelas suas festas que chegam a durar 24 horas; pelos bares modernos, animados e com diversão selvagem, a que se juntam os melhores DJs internacionais que atuam geralmente no clube Tramps.
Noite para os quarentões
Uma vez mais é na Playa de las Américas que vamos encontrar a música ao vivo mais entusiasmante. Os quarentões e mais velhos vão sentir-se nostálgicos ao som de bandas que fizeram parte dos seus anos formativos, em particular na zona do Parque de la Paz. Existem inúmeros bares de música ao vivo que passam Tina Turner, Neil Diamond, Billy Idol e Rod Stewart, e que aqui nunca passam de moda. Existem também músicos bastante bons que tocam nos diversos bares sons conhecidos de bandas já do novo milénio, como os Black Eyed Peas ou os Kings of Leon.
Alguns dos espaços de eleição incluem o Shenanigans, onde duo de residentes mistura música com um engenho raro, o Bulls Head onde pode abanar o capacete com música rock, e o Soul Suite para ouvir os clássicos da Motown. A abertura recente do Hard Rock Café na Playa de las Américas reforçou a posição desta zona como tendo a melhor vida noturna de Tenerife.
Cena estudantil
Na Laguna é onde fica a universidade da ilha, sendo uma das zonas mais antigas de Tenerife, é onde vive uma boa parte da população tenerifenha. Pela grande presença de estudantes, a oferta de bares é também vasta. No centro da que já foi a capital de Tenerife existe um triângulo de ruas repleto de bares bem variados, onde é raro ver turistas. Há frequentemente música ao vivo de qualidade e bares curiosos como o Barbas, onde as barbas são naturalmente bem vindas.
Uns copos ao fim do dia
Fora dos resorts a sul de Tenerife, os melhores bares só iniciam hostilidades a partir da meia-noite, o que pode não ser ideal para muitos dos visitantes à procura de absorver a atmosfera típica e rodeados de habitantes locais. Uma estadia num apartamento de férias em Santa Cruz, próximo do distrito de Noria, permite-lhe desfrutar de noites mais tranquilas em esplanadas de cafés que vibram com as conversas em volta, com muitos dos locais e visitantes a relaxarem por ali depois de um dia de trabalho. E à medida que a noite avança, a ação move-se para os terraços de bares e para dentro de espaços chique como o Mojos y Mojitos ou o Los Reunidos, tudo enquanto o volume aumenta e os mais vaidosos de Santa Cruz saem à rua.
Ao Ritmo Sul-americano
A influência sul-americana em Tenerife é enorme e muitas das famílias que aqui residem têm também elas familiares do outro lado do Atlântico. Parte a população é conhecida como os "Indianos" - ou seja, imigrantes que fizeram fortuna na Venezuela ou Cuba e que agora regressaram às Ilhas Canárias para investir as suas riquezas. Como resultado, o ambiente de cada fiesta é geralmente dominado por ritmos latinos emocionantes. Estes ritmos também se encontram nos bares e nos clubes onde a música costuma ser o reggaton e os passos de dança são frequentemente os da salsa ou do merengue. Para aproveitar ao máximo a atmosfera festiva durante as suas férias em Tenerife, visite o Puerto de la Cruz que tem um ambiente de clubes latinos memorável. Em algumas zonas da cidade, as 3 da manhã podem mesmo ser mais movimentadas que as 3 da tarde. O estabelecimento mais popular chama-se Azucar, localizado num edifício atmosférico colonial. É um bar cubano escuro e sexy com uma atmosfera elétrica e que é ótimo para os que se gostam de divertir à grande.
Bares e discotecas LGBT
A Avenida Familia Betencourt e Molina 24 em Puerto de la Cruz, é o mais parecido a um bairro LGBT, que se encontra em Tenerife. Muitos dos bares e clubes exibem a bandeira colorida gay ao longo de toda a avenida. A destacar a discoteca Vampis, um dos melhores clubes de Tenerife. Tem as suas portas abertas desde 1984.
O mais sofisticado da noite em Tenerife
Por vezes basta-nos relaxar num ambiente mais sexy e tranquilo para termos a noite ganha, independentemente da música que toca ou da clientela que temos à nossa volta. Por norma, sempre que encontramos uma zona de vida noturna mais intensa em Tenerife, é também certo que vamos encontrar um bar chique para os lobos solitários que querem beber num ambiente mais sofisticado. Opte por ficar numa vivenda de férias em Tenerife quando estiver de visita a um destes bares estilosos, como o Faro Chill Art na Costa Adeje. Este é um belíssimo bar/clube que dá para a costa sul de Tenerife. Como encontrá-lo? Basta procurar o neon do farol...