Salamanca, a joia da coroa de Castilla y León é uma encantadora cidade universitária, cuja universidade, fundada em 1218 é a mais antiga de toda a Espanha. O centro da cidade é em termos arquitetónicos de grande beleza e nem parece ter mudado muito desde o século XIII.
Casa de las Conchas
A ligação de Salamanca ao mar, é na melhor das hipóteses ténue. A praia mais próxima fica a três horas de distância, e nem sequer fica em Espanha, mas sim em Aveiro, Portugal.
E no entanto a Casa de las Conchas do séc. XV é conhecida pelas 300 conchas da sua fachada, representado a Ordem de Santiago. Atualmente alberga a biblioteca pública de Salamanca. Aproveite a vista a partir da Calle Compañia.
Casa Lis
Um passeio de mais uns 5 minutos leva-nos às portas desta casa imponente. Casa Lis é também conhecida como o MUseu de Arte Nova e Arte Deco. Abriu portas em 1995 e é atualemtne um dos museus mais popuplares da região.
Aqui encontra mais de 2500 obras em exposição, doadas por um generoso colecionador, Manuel Romas Andrade. Há coleções de 51 artistas diferentes, incluindo obras de joalharia do famoso Fabergé.
Catedral Nueva
Se pensa que nueva aqui se refere ao século XX, enganou-se num qunatos séculos. A catedral foi encomendada por Fernando V e as obras começaram em 1513, mas só foi concluida em 1733.
Mas a catedral não deixa de receber marcas do mundo moderno. Se procurar atentametne pode encontrar um astronauta gravado na sua paredes. Este motivo foi adicionado durante trabalhos de restauração em 1992.
Catedral Vieja
Mas há uma catedral ainda mais velha em Salamanca. É a chamada Catedral Vieja. Também esta catedral levou o seu tempo a concluir. Foi iniciada no século XII e só foi concluida no séc. XIV.
Dedicada a Santa María de la Sede, segue os canones arquitetónicos do românicos e góticos. No seu museu pode ver-se uma apreciável coleção de arte religiosa. Como as duas catedrais foram construídas lado a lado, pode até pensar-se que são o mesmo edifício.
Convento de San Esteban
O convento de San Esteban é um mosteiro dominicano na Plaza del Concilio de Trento. Todo ele é uma obra de arte, desde o seu claustro ao precioso altar. Procure a obra de Ruben, Mãe e Criança.
Procure o Panteão dos Teólogos. Aqui ficam os túmulos dos mais conhecidos padres dominicanos. A entrada custa 3€, uma forma de angariar fundos para a manutenção do edifício.
Plaza Mayor
A praça principal de Salamanca, como em muitas outras localidades de Espanha, a chamada Plaza Mayor. No caso de Salamanca, é considerada por muitos como a mais bela de Espanha. Foi construída entre 1729 e 1755 um excelente exemplo da arquitetura barroca.
A praça fica no coração de La Dorada, um dos muitos nomes atribuídos a Salamanca. Em 1988, a UNESCO declarou todo o conjunto do centro histórico de Salamanca como Património da Humanidade. Facto documentado numa placa nesta praça.
Puento Romano
Salamanca é também um bom exemplo da Espanha dos tempos romanos. A cidade estava ligada através da estrada romana da Via de la Plata à cidade de Mérida a sul e a Astorga no norte. A ponte romana recua a estes tempos idos, tendo sido construída no século I d.C.