Menorca, menos conhecida, que a sua irmã maior, Maiorca, tem um ambiente muito tranquilo o que faz desta ilha um lugar muito especial para visitar em família e com crianças.
Menorca esta repleta de pequenos recantos encantadores sejam as praias, as pequenas baias, aldeias ou achados arqueológicos. Sem dúvida uma ilha cheia de surpresas que a descobrir.
Menorca, Reserva de Biosfera
Menorca é tão especial que foi declarada reserva da biosfera pela Unesco em 8 de outubro de 1993 . São 668 quilómetros quadrados de grande equilíbrio entre o desenvolvimento económico, os seus recursos e proteção do seu património.
Esta ilha proporciona ao seu visitante uma paisagem cheia de contrastes que vão das suas terras aparentemente sem vida até largas extensões densamente povoadas de flora e fauna autóctone.
Para os amantes da natureza é um imenso prazer partir à descoberta de Menorca. Sugerimos por isso o aluguer de um carro para melhor desfrutar das vistas de escarpas vertiginosas, das suas paisagens semidesérticas, que contrastam com zonas de abundante vegetação; para partir à descoberta do seu passado pré-histórico e terminar nas suas praias paradisíacas.
Lugares memoráveis de Menorca
Mahón
Imagem cedida por Sergi Poveda
Mahón é a capital da ilha e tem um dos melhores portos naturais do mundo. Já foi fonte de cobiça no passado, nomeadamente dos ingleses que chegaram a dominar durante um século. Na entrada do porto fica o Forte de San Filipe a partir de onde se tem vistas extraordinárias da paisagem menorquina.
Uma vez aqui, recomenda-se um passeio pelas ruas da zona antiga da cidade; as suas ruelas estreitas que ganham um ar cosmopolita no verão.
Ciutadella
Ciutadella é uma cidade romântica com muita personalidade, repleta de pequenos segredos por descobrir. Percorrer as suas ruas estreitas por entre casas senhoriais terminando no seu belo porto repleto de pequenos barcos de pesca é uma deliciosa aventura. Um conselho: desfrute do passeio e não tenha pressa
Binibeca vell
Esta pequena aldeia de pescadores é outro desses lugares encantadores de Menorca: passear pelo seu minúsculo porto é algo de mágico. A sua beleza já atraiu também muitos visitantes. É outro lugar para passear com calma pelas suas ruas de fachadas brancas.
É um bom sítio para ir depois de Mahon, já que se encontra a apenas 8km de distância.
Artesanato
Imagen cedida por Nuria _Nur
Algo muito característico de Menorca são as suas famosas Avarcas menorquinas, umas sandálias abertas na frente, usadas tradicionalmente pelos agricultores e de que há registo desde 200 a. C. Há ainda outro produtos locais muito apreciados: a sobrasada, uma espécie de salpicão; o queijo de Mahón e marroquinaria.
Rota Talayótica
Imagem cedida por Josep Vidal
Existem muitas rotas para ajudar os visitantes a melhor descobrir esta ilha. Uma delas é a rota Talayótica, um percurso místico através do tempo que nos leva ao passado longínquo da era do ferro da vida humana nesta ilha: através de dólmenes, santuários de pedra e outro monumentos deixados pelos primeiros habitantes desta ilha. Nomeadamente o monumento funerário conhecido como naveta des Tudons.
Festas dos Padroeiros de Menorca
Imagem da festa de la Mare de Deu de Gràcia em Mahón
Uma das experiências mais intensas e interessantes de Menorca é participar numa das suas várias "fiestas". Por exemplo a festa do cavalo, à volta da tradição já antiga do cavalo nesta ilha. Estas festas celebram-se todos os anos de junho a setembro em diferentes vilas e aldeias da ilha. Começam com as festas san joaninas de Ciutadella em junho.
Gastronomia
Imagen cedida por la agencia de turismo de Islas Baleares
Para quem ainda não conhece uma das especialidades é o pão com azeite e tomate. Especialidade partilhada com Maiorca, Ibiza e no continente, a região da Catalunha. mas há mais, entre os seus mais conhecidos há a Caldereta de Langosta, a base de marisco, como não podia deixar de ser.
Calas e praias
Para finalizar, acabaremos nomeando algumas das calhetas ou enseadas, aqui conhecidas como "calas" e as suas praias que considerados das mais bonitas de Menorca e que encontramos sobretudo a sul e norte da ilha.
Zona Sul:
Aqui encontram-se verdadeiros tesouros; mas também por isso são as mais concorridas. As suas águas cristalinas e areia fina e dourada são excelentes para famílias e crianças por causa da pouca profundidade das águas. Destacamos as seguintes:
Macarella
Mitjana
Turqueta
Binidalí
Trebalúger
Zona Norte:
Aqui encontram-se enseadas perfeitas para a prática de snorkel. Igualmente compostas de areia fina e dourada e banhadas por águas cristalinas, estão inseridas num cenário rochoso sem igual. As praias desta zona são menos concorridas do que as praias do sul e entre elas destacamos a Cala Morell, Algaiarens (La Vall), Cala Pilar, Pregonda, Binimel·là, Sa Mesquida entre outras.
Cala Tortuga
Mapa de Menorca