Província de Huelva
A província de Huelva, na comunidade autónoma da Andaluzia fica já no Atlântico, na fronteira com Portugal, Sevilha e Estremadura. O rio Guadiana que separa Huelva de Portugal pode ser atravessado de carro ou de barco.
Esta região apresenta quatro áreas bem distintas: montanha, mineração, agricultura e linha marítima. É um destino único e interessante afastado do turismo de massas.
História e Cultura
Muito da economia de Huelva baseia-se na agricultura e mineração sobretudo no famoso Rio Tinto já explorado desde 1000 a.C. e que foi base da formação da internacionalmente famosa companhia de mineração Rio Tinto.
A província é também famosa por ser o local a partir de onde Cristóvão Colombo partiu para a sua primeira viagem de exploração do novo mundo em 1492.
A alma popular desta região é marcada pelos fandangos, originários do fado português, mas adaptados à realidade espanhola.
A natureza de Huelva
O seu esplendor natural está espalhado por toda a província, sendo o seu ex-libris o Parque Nacional de Doñana, situado na embocadura dos rios Odiel e Rio Tinto, um dos mais importantes paúis da Europa, com dunas, pinhais, pântanos, lagoas de água doce, marismas e uma imensa variedade de vida selvagem, de que faz parte o lince ibérico e a rara águia imperial espanhola.
A norte da província encontra a área protegida da Sierra de Aracena e os Picos de Aroche, um parque natural excelente para caminhadas e montanhismo.
Praias e Estâncias Balneares de Huelva
Huelva é abençoada com quilómetros de praias extensas ainda selvagens e pouco frequentadas ao longo da linha costeira atlântica indo desde o Guadiana até à foz do rio Guadalquivir. Esta área faz parte da chamada Costa de la Luz e continua até à província de Cádis.
Ayamonte mesmo ao lado da fronteira com Portugal dispões de algumas boas praias como a Playa de Isla Canela com boas infraestruturas, esta estãncia dispõe de bons alojamentos e golfe para além da praia. Ainda na ilha a Playa de Punta Moral tem bandeira azul.
Mais a leste fica Isla Cristina, uma estância de férias com boas infraestruturas e boas praias como a Playa de las Gaviotas ou a playa de El Cantil.
Outras alternativas interessantes são ainda a Playa de Islantilla, em Punta Umbria a praia com bandeira azul de El Portil e já muito próximo do Parque de Doñana a praia com campismo de Matalascañas e a de bandeira azul de Torre La Higuera.
Cidade, vilas e locais de interesse
La Rabida foi o ponto de partida de Colombo na sua viagem e vale bem uma visita pelos seus edifícios históricos.
A região de Condado é um encantador local, famoso pelos seus vinhos, vilas e cidades pitorescas.
A Serra de Aracena e a sua Gruta de las Maravillas merecem uma visita, bem como Alajar e Jabugo famoso pelo presunto.
A serra de Cortegana alberga um castelo e as vilas de Fuenteheridos, Galaroza e Almonaster la Real. Região fértil com avelãzeiras, pastos de montanha. A região mineira merece visita pelas cidades de Tharsis e Rio Tinto.
Gastronomia
A gastronomia de Huelva baseia-se no peixe e marisco, sobretudo camarão, camarão tigre e peixe variado. Pratos típicos incluem raia, choco com pimento e carnes vindas da Serra de Onubense.
Aqui produzem-se igualmente excelentes vinhos no Condado de Huelva.
Clima
Huelva tem um clima tipicamente mediterrâneo com verões quentes e longos e invernos suaves.