Há lugares incríveis em Espanha, onde mal se entra e parece que estamos num mundo perdido no tempo. São lugares extraordinários, uma vez capturados na retina, será impossível esquecê-los.
Partamos, portanto à descoberta destes lugares na vizinha Espanha por via das imagens extraordinárias de amadores e profissionais da fotografia que captaram o que há de único em cada um destes lugares e que nos fazem querer conhecê-los de imediato.
Venha, vamos conhecer estes sítios incríveis:
1 Cedeira - A Coruña
Imagem cedida por Belén Argueso
San Andrés em Cedeira, província de La Coruña, está situado a 140 m acima do nível do mar. Neste impressionante cenário, esconde-se um lugar carregado de misticismo e religiosidade pelo ancestral culto aos mortos.
Não será de estranhar portanto que nos tenham chegado até aos dias de hoje lendas incríveis e provérbios bem espanhóis relacionados com a Capela de Santo André, em veneração ao apóstolo de Jesus com o memo nome.
Além da Capela, vêem-se por aqui curiosos montes de pedras. Estes eram feitos pelos peregrinos, que acreditavam que estas falariam em seu nome no dia do Juízo Final, garantindo assim que eles haviam cumprido a promessa de ir a Santo André.
+ Alojamento para uma estadia na Galiza
2 Miravet - Tarragona
Imagem cedida por Mª Jose Salas Garrido
Na província de Tarragona, nas margens do rio Ebro, no alto de um cerro, existe uma povoação antiga unida a uma fortaleza, o Castelo de Miravet, um dos melhores exemplares das arquitetura templária da Catalunha. Este castelo anteriormente uma fortaleza muçulmana converteu-se num castelo-convento após a expulsão dos muçulmanos.
Um lugar diferente que não vai deixar nenhum dos seus visitantes indiferente. Ao longo das suas estreitas ruas calcetadas, os edificios sucedem-se, ora numa arquitetura nazarí, ora templária. Interessante é também o seu antigo moinho de azeite e claro as vistas do castelo. Termine a sua visita com um passeio de barco a partir do cais da vila. Inesquecível!
+ Procure um alojamento de férias na província de Tarragona
3 Torla - Huesca
Imagem cedida por Santi Mendiola
Conta-se por estas bandas que o nome de Torla vem de uma torre do século XV, construída como defesa dos franceses. Esta vila rica em história e património cultural é um excelente ponto de partida para caminhadas na natureza, sendo a porta de entrada para o Parque Nacional de Ordesa. Torla fica na comarca de Sobrarbe a 100 km de Huesca. O pico Mondarruego com mais de 2800 m de altitude está sempre presente como pano de fundo.
O seu centro antigo transporta-nos à época medieval tal é o seu bom estado de conservação das suas belas casas de pedra com janelas de arcos duplos e escudos nobiliários das fachadas.
4 Picos de Europa
Imagem cedida por Francisco Molina
Os Picos da Europa no norte de Espanha são incontornáveis quando se procura um destino para férias de natureza em Espanha. Extraordinária é a oportunidade de fazer caminhadas por um dos muitos trilhos impressionantes e apreciar as povoações, natureza e paisagens cheias de história. Sem dúvida uma aventura. Acede-se a este mundo natural e encantador via Astúrias, a Cantabria ou Castela e León.
Albergam mais de 100 espécies de aves entre as quais se pode destacar a águia real ou o abutre fouveiro; também se encontram corços, lobos e um ocasional urso.
+ Casas de férias nos Picos de Europa
5 Somiedo - Astúrias
Imagem cedida por Diego Garín Martín
Somiedo nas Astúrias ocupa uma extensão de 300 km2 de espaços naturais, provavelmente dos mais belos de Espanha e reconhecido internacionalmente pela UNESCO como Reserva da Biosfera. A sua paisagem é única, de grande beleza natural, onde as faias, os carvalhos e os lagos servem de cenário para a fauna local.
Este espaço natural ocupa 5 vales: Sapiencia, Valle del Lago, Puerto de Somiedo, Las Aortas e Cigüeñas. Somiedo é um destino surpreendente que se descobre à medida que se passeia pelos seus caminhos. Há os Teitos, umas cabanas de pedra; e há os ursos, pois que este é um dos parques com maior número de ursos pardos em liberdade na Europa.
6 Serra de Tramontana - Palma de Mallorca
Imagem cedida por Jesús L
Se há um lugar onde a ação humana e a natureza parecem viver em harmonia é na Serra de Tramuntana em Maiorca. O que fez com que esta região fosse declarada Património Mundial pela Unesco na categoria de Paisagem Cultural.
Fica no noroeste de Maiorca e ocupa uma superfície de 90 km, com 18 municípios.
7 Aínsa - Huesca
Imagem cedida por Juan Luis Olaeta
Na antiga Aragão as caminhadas são praticáveis durante o ano todo, mas com mais ênfase no verão. Aínsa, a capital do antigo reino de Sobrarbe é um desses trajetos soberbos, ficando a 580 m de altura em relação ao nível do mar.
Os caminhos secundários de acesso a Aínsa não são totalmente seguros, devido à má sinalização e estreiteza dos trilhos. Perto de Aínsa fica um dos mosteiros mais antigos de Espanha, o mosteiro de San Victorián construído no século VI pelo santo que lhe dá o nome. Aínsa é uma autêntica cidade medieval, declarada Conjunto-Histórico-Artístico de interesse.
Imagem cedida por Chememoro
Hondarrabia, situada na foz do rio Bidasoa na Costa Basca a cerca de 25km de San Sebastian é uma cidade encantadora que apaixonou vários artistas pela sua beleza medieval.
A visitar o seu centro antigo, as muralhas e o bairro de pescadores. Também aconselhamos a que suba ao Guadalupe para visitar a pequena ermida e o farol e desfrutar das vistas com a França em pano de fundo.
9 Peñiscola - Castellón
Imagem cedida por Víctor Gutiérrez Navarro
Peñiscola é uma espécie de lugar mágico. Está encavalitada num penhasco a 64 m acima do nível do mar, rodeada por muralhas e encimada por um castelo. Entra-se por uma de duas portas e percorremos ruas e ruelas acidentadas e estreitas até chegar ao castelo. Fica no norte da província de Castellón, próximo dos aeroportos de Valência e Reus e do parque natural da serra de Irta.
A praia mais conhecida fica do lado norte, com 5 km de areia fina e banhada por águas cristalinas, sendo por isso um destino ideal para férias em família.
+ Casas de férias em Peñiscola
10 Ribadesella - Asturias
Imagem cedida por Luis Relgada
O centro antigo de Ribadesella foi declarado Bem de Interesse Cultural. Foi fundada pelo Rei Afonso X no século XIII. Ribadesella é uma cidade encantadora pela mistura do antigo medieval e das edificações mais modernas. O centro urbano está divido por uma ponte sobre um largo estuário. Tem porto piscatório, onde ficam também alguns bares e restaurantes.
Em Ribadesella visite tanto a zona antiga da cidade como as igrejas de Santa Maria de Junco e a de San Esteban de Leces. No topo da colina visite também a ermida renascentista de Nuestra Señora de Guía. Perto deve ainda visitar uma gruta, cueva de Tito Bustillo, uma das jóias de arte rupestre da Europa.
11 Cudillero, Asturias
Esta curiosa vila de pescadores desenvolve-se ao longo das encostas de três montes. Ruas estreitas e sinuosas com casas estreitas e altas dão origem a uma paisagem colorida de grande beleza.
No fundo, junto ao mar confluem para a praça da marina no centro da povoação. No caminho não perca as vistas dos vários miradores como La Garita ou o mirador do Pico.
A gastronomia local é sobretudo rica em marisco e peixe fresco de grande qualidade; procure também a "Casadielles", um rolo doce frito recheado de nozes.
12 Hayedo de Montejo de la Sierra - Norte de Madrid
Imagem cedida por Alejandro Cárdaba Rubio
O Hayedo de Montejo de la Sierra é outro desses lugares únicos e de acesso difícil, situado na localidade com o mesmo nome, a norte de Madrid. Uma reserva natural de valor ecológico incalculável, pois que se compõe de um últimos faiais no sul da Europa. Daí que para passear aqui seja necessário ter uma licença que se obtém no centro de proteção ambiental na localidade. Aproveite o outono para visitar, as cores são simplesmente incríveis.
13 Tossa de Mar - Girona
Tossa de la Mar fica na costa de Girona, a meio caminho entre a cidade de Barcelona e a fronteira francesa. Pela sua localização e o seu clima tipicamente mediterrânico com verões quentes e invernos suaves Tossa de la Mar é um destino perfeito para umas férias na Costa Brava.
A praia, onde ir é a Playa Grande e a visitar a Vila Vella com as suas ruas estreitas e pontos com vistas panorâmicas abrigadas pelas muralhas da sua fortaleza medieval fazem deste local um sítio muito especial.
Tossa de la Mar é servida pelos aeroportos de Barcelona e Gerona.
14 Cadaqués - Costa Brava
Imagen cedida por Miguel Angel
Cadaqués fica na Costa Brava, é uma vila piscatória cujo nome virá de Cap d'Aqués ou Cabo das Rochas. Uma vila encantadora, aninhada nas encostas que desce até ao mar. Foi a sua beleza que levou Salvador Dali a escolher viver aqui e trouxe visitantes a estas paragens. Bem próximo fica o Cabo de Creus no Parque natural do mesmo nome.
15 Las Médulas - León
No antigo reino de Castela e Leão, a noroeste dos montes Aquilanos, fica Las Medulas, no chamado Bierzo. Em 1997 este paisagem foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO.
O encanto desta paisagem única deve-se em parte à erosão natural, mas muito também às explorações antigas de ouro que aqui existiam no tempo dos romanos no século I, que com trabalho escravo lavaram muitos dos aluviões e construíram canais e comportas para o transporte do ouro.
16 Bahía de la concha San Sebastián
Imagen cedida por Juan Pablo de Miguel
San Sebastian é a rainha do País Basco. Espraia-se ao longo da Baia de la Concha e foi nomeada em 2013 para a Golden List da Condé Nast Traveller como uma das melhores estâncias de férias. Não só a cidade merece uma visita, mas as vistas a partir dos montes Urgull e Igueldo, nos dois extremos da baia são impressionantes. No bairro antigo, os passeios levam-nos pelas ruas antigas e buliçosas, onde se pode desfrutar da deliciosa gastronomia local.
San Sebastián é rica em história e diversidade arquitetónica. Para além disso, as praias e sobretudo a praia que fica nesta baia, a Playa de la Concha, a maior.
17 As Praias de Cádis
Imagem cedida por Juan Antonio Ocaña
Por último, pelo menos para este artigo, deixamos as praias de Cádis, no sul de Espanha. A cidade fica mar a dentro, sendo por si só merecedora de uma visita.
Para quem gosta de praia, vai encontrar, nesta costa praias enquadradas em cenários de grande beleza, de areia fina e banhadas por águas cristalinas. Aqui fica a praia de Bolonia e as suas ruinas romanas, o mirador do Porco em Santi Petri ou os misteriosos bunquers da praia de Zahara de los Atunes.
Si não conhece ainda Cádis e estas paragens, convidamos à leitura deste artigo sobre praias da Andaluzia.