Os Pireneus têm condições excecionais para férias de natureza e caminhadas. O mais simples passeio feito nesta zona jamais será dececionante. E no entanto há algumas áreas onde o fator espanto será mais intenso do que noutras.
Aqui poderá ler sobre alguns desses lugares que me causaram mais emoção nos Pirenéus da região da Catalunha.
Vall de Núria
Já desde o século XIII que os peregrinos são atraídos para o Vale de Nuria. Trata-se muito provavelmente de um dos destinos mais belos no planeta. O seu lago de um azul profundo contrastando contra as planícies esmeralda e as montanhas cobertas de pinheiros proporcionam uma vista de beleza extraordinária. Mas nem por isso se trata de um vale recondito, uma linha de comboios traz os visitantes até à base do vale onde há um hotel, restaurantes e parques de diversão.
Há vários trilhos que permitem fugir destas multidões… e proporcionar melhores vistas de cima. Desde pequenos passeios circulares à volta do vale passando por planícies, pinheiros e cruzeiros até caminhadas emocionantes que acompanham o rio Núria até Querelbs e Ribes de Freser.
À volta de Setcases
Setcases é uma simpática vila alpina, produz-se aqui um excelente queijo e até tem uma praia fluvial de areia dourada. É uma base ideal para iniciar algumas caminhadas pejadas com excelentes pontos de observação. A melhor solução é procurar um transporte até Ulldeter e subir ao longo do rio até ao Refugi d'Ulldeter (um refúgio aconchegante, apesar do café caro. A partir do refúgio suba pelos prados atapetados com delicadas flores até chegar às estreitas cumeeiras quase a tocar em França antes de descer em direção de volta a Setcases através de uma larga ravina onde jacas (terras de pasto) alimentam as vacas, cavalos selvagens, isards (camurças) e marmotas.
Caminhos alternativos sobem de Setcases através da floresta de pinheiros, passando por lagos de águas cristalinas das cascatas, uma destas parece mesmo um copo de champanhe.
Vall de Camprodon
O longo e sinuoso vale em Girona desce através de aldeias pitorescas e tem trajetos não tão difíceis como noutras zonas dos Pirenéus. Trilhos fáceis unem Vilallonga com a atraente La Roca, a dorminhoca Llanars e, a muito simpática, Camprodon; uma pitoresca vila histórica com uma antiga "nova" ponte. Fazer caminhadas no Vall de Camprodon pode ser enganador. A caminhada que acompanha o rio e passa pela cumeeira acima do vale e os seus trilhos só para corajosos atinge os 1900m. Mesmo uma aparente subida inócua à Ermida de Sant Antoni acima de Campodron pode implicar que se arraste por quase arribas verticais usando cordas. As vistas de 360º no topo justifucam qualquer escalada por mais árdua e de qualquer modo é divertido.
Parque Nacional Aigüestortes i Estany de Sant Maurici
Ao mesmo tempo que se trata de um parque excelente, é perfeito para fazer caminhadas. Além de ser epicamente belo, é cheio de lendas; desde a história dos pequenos homens dos Pirenéus aos picos Encantats, de que se diz que são dois caçadores tornados pedra por terem desafiado os deuses. Mesmo o trajeto mais desafiante, o Carros de foc (carros de fogo) parece ser tirado de um livro de fábulas. Conta-se que os guardas percorriam os seus 9 refúgios que distam 9 km num único dia, daí o nome Carros de fogo.
Mas também não precisa de se matar para desfrutar do parque. Um trajeto relativamente pequeno do lago Sant Maurici até ao lago Ratera, ainda coberto com alguma neve em maio, apresenta algumas das mais inspiradas vistas que verá nos Pirenéus espanhóis.