As Astúrias são um destino perfeito para férias ativas ao ar livre. Aliás, a melhor forma de visitar, é mesmo a pé. Equipe-se com bom calçado para caminhar, e venha descubrir 5 trilhos que lhe propomos para conhecer esta região.
Camin Real de la Mesa
Conhecido como o Camin Real de la Mesa em asturiano, este caminho é tambem conhecido como GR-101. Segue pela antiga estrada romana que ligava as Astúrias à província vizinha de Castela e Leão. Com uma extensão de pouco mais de 42km, é um trajeto perfeito para conhecer os altos e baixos das Astúrias, as suas colinas e vales.
O Camino Francés
O Camino Francés é nome dado aqui à porção de trajeto do Caminho de Santiago que passa nas Astúrias, vindo de França e que termina na cidade de Santiago de Compostela, na Galiza. Uma caminhada impressionante com os Picos da Europa como tela de fundo.
Parque Natural de Redes
Localizado a sul das Astúrias, o parque natural de Redes ocupa uma superfície de 37 803 hectares. No total dispõe de 17 trilhos diferentes para explorar. Escolhemos a Ruta de Brañagallones, AS-66, um percurso 20,4 km que deverá levar entre 5 a 6 horas a percorrer para um caminheiro mediano.
Parque Natural de Somiedo
Outro Parque Natural a proporcionar uma excelente caminhada com vistas espetaculares é Somiedo. Com 29 122 hectares, é um pouco mais pequeno que Redes. Por isso, tem menos trilhos.
Dos 10 disponíveis, o Ruta del Cornón, AS-10, é o nosso preferido. Tem 7 km e prepare-se para subir bem alto. 700 metros de desnível.
Ruta de los Molinos del Profundu
Este trilho anteriormente conhecido como AS-137 estende-se de Valbucar a Buslaz. Ir e vir são cerca de 15km e deverá demorar entre 4 e 5 horas a percorrer ao longo das quais vai ver vários moinhos e quedas de água.
Um trajeto não muito exigentes adequado a adultos e crianças ativas. No entanto, tenha particular cuidado se fizer este caminho no inverno, altura em que a lama pode tornar o trajeto bem mais perigoso.