Não há como negá-lo: sentar debaixo do sol quente de Tenerife enquanto bebemos um copo gelado de vinho branco, e observar o mar irrequieto que vem beijar a areia dourada a apenas uns metros de distância, é daqueles momentos das férias que nunca perdem o encanto.
Mas praticamente todos os destinos de férias no mundo, os que oferecem sol e mar, podem garantir esse cenário. Tenerife é um destino de eleições por muitos outros motivos, incluindo a comida que nos restaurantes desta região frequentemente se apresenta diversa e dá mostras de criatividade. O que não faltam aqui são restaurantes que se diferenciam pelo bom gosto.
Se quer comer com toques de subtileza e originalidade, dê uma hipótese a estes seis restaurantes peculiares de Tenerife. Para bebidas e diversão nocturna, veja este outro guia!
Coma numa caverna em Tenerife
Chinamada fica na remota área de Anaga, em Tenerife, um sítio rural de agricultores onde muitas pessoas ainda vivem em cavernas ou em casas escavadas nos rochedos. Os clientes do restaurante La Cueva dividem-se tipicamente entre os caminhantes que exploram Anaga (esta é uma das áreas mais entusiasmantes de Tenerife para fazer caminhadas) e os habitantes locais de Santa Cruz que tiram o dia para aproveitar um passeio pelas encostas. O restaurante-caverna é especializado em comida tradicional canarinha, especialmente no escaldón, feito a partir de uma pasta grossa de farinha gofio com um caldo da casa. É o que se chama de “sabor adquirido”. Leia mais sobre outros pratos típicos de Tenerife neste artigo.
Restaurante La Cueva. Chinamada, 14A. Perto das montanhas de Anaga. Aberto entre as 11h00 e as 19h00, às Quartas, Quintas e Sábados. Das 11h00 às 22h00, às Sextas e Sábados. Fecha às Segundas e Terças.
Desfrute de um pequeno-almoço com “Champanhe” num Mosteiro
O “Champanhe” é, na verdade, vinho gaseificado Cava, e o mosteiro já teve mais de espaço religioso. Posto isto, El Monasterio, hoje parte de uma série de cinco restaurantes de temática religiosa e funcionando numa colina vulcânica com vista para o vale de Orotava, é um lugar de espanto que tem mesmo de visitar. Para além da construção monástica do edifício, há também aqui uma pequena quinta e jardins subtropicais com pavões como inquilinos. É um sítio fantástico só de se visitar, mas não é demasiado mimo se pedir um sofisticado pequeno-almoço com cava no El Monasterio. Ficará com os sentidos aos pulos e em é uma raridade de sabores que não lhe irá custar mais de 12€.
Mesón El Monasterio, Montaña de los Frailes, Los Realejos. Aberto diariamente, das 9h00 à meia-noite.
Jante como um náufrago
El Burgado fica bastante afastado das rotas turísticas de Tenerife. Pode-se encontrar numa região tranquila e solitária da costa rochosa da cidade, no extremo noroeste de Tenerife, como se tivesse sido levado por uma onda e deixado ali. A ilha deserta que se recria no terraço de El Burgado contém redes de pesca ondulantes e a iluminação consiste em criativos focos de lâmpadas. Todo o espaço é um maravilhoso e atmosférico ponto de encontro com a cozinha tradicional canarinha, onde pode jantar enquanto olha as vistas dramáticas de Teno Massif.
El Burgado, Playa de las Arenas, Buenavista del Norte. Aberto diariamente, das 12h00 às 21h00.
Tapas numa garagem de Tenerife
Os Guachinches são restaurantes improvisados que não vai encontrar em mais lado nenhum a não ser no norte de Tenerife. A sua origem parte dos quiosques de rua típicos daquela região, onde tradicionalmente se vendia vinho artesanal e comida caseira aos comerciantes e viajantes que passavam. Hoje este conceito de restauração existe um pouco por todo o lado, sendo mais frequente vê-los em garagens reconvertidas. Um dos nossos favoritos é El Ratiño, que fica perto de La Orotava. É um sítio animado, simples, barato, com óptimas tapas e frequentado quase exclusivamente por habitantes locais.
El Ratiño. C/El Ratiño, nº 3, La Perdoma. Não há horas de abertura. No que respeita a Guachinches tem sempre de arriscar e ir ver se estão abertos. Se não estiver, paciência.
Comida requintada num auditório
São duas experiências gastronómicas especiais pelo preço de uma apenas, é essa a proposta que o Mag Café Bistro lhe oferece, encostado num recanto curvado da zona inferior do Auditório de Tenerife. O primeiro atractivo é que irá comer num dos edifícios mais estimulantes de Tenerife, uuma criação do famoso arquitecto espanhol Santiago Calatrava. O segundo atractivo é que o meu faz salivar e é concebido por um dos chefes de maior renome de Tenerife, falamos de Lucas Maes.
Mag Café Bistro. Auditorio de Tenerife. Aberto de Domingo a Quarta-feira, das 9h00 às 16h00. E de Quinta a Sábado, das 9h00 às 19h30.
Refeições numa mansão colonial
Em parte museu, em parte bar de cocktails; por um lado restaurante, por outro um clube de Jazz. Abaco fica em Puerto de la Cruz e é uma multifacetada mansão colonial do século XVIII. Foi transformado de casa senhorial num espaço incomum mas elegante onde se servem jantares, bebidas e é habitualmente um sítio óptimo para passar um bom bocado. Uma das várias facetas curiosas deste espaço é a sua montra artística, onde se exibem frutas e vegetais, e que decoram a entrada histórica de Abaco.
Restaurante Abaco. C/ Casa Grande, El Durazno. Aberto de Segunda a Sábado, das 13h00 às 15h30, e das 18h00 às 22h30. Domingos, das 13h às 22h30. Fecha às terças.