Uma terra rochosa, muito querida pelos turistas britânicos que procuram calor e sol, barrigadas de cerveja por menos de um euro e pequenos-almoços ingleses a qualquer altura do dia e em quantidade suficiente para saírem pelas orelhas: é esta a descrição por que muitas vezes é conhecida a ilha de Tenerife, nas Canárias.
Mas esta imagem popular representa uma faceta minúscula daquilo que é, na verdade, a personalidade de Tenerife. Não é necessário ser um explorador destemido e experimentado para se descobrir o verdadeiro carácter da ilha, nem é preciso esbanjar dinheiro para a ficar a conhecer bem. Siga o nosso guia das 10 actividades gratuitas para fazer em Tenerife e irá perceber.
Visite um vulcão
A encabeçar a nossa lista está uma viagem ao ponto mais alto de Espanha. O Monte Teide, um vulcão gigante adormecido, atinge os 3718 metros acima do nível do mar e só com audácia se poderá subir até ao pico onde ficamos acima de tudo e todos. El Teide impressiona, é de tal forma avassalador que se fica sem ar quando chegamos ao seu dorso, e do alto do seu gigantismo domina a paisagem anárquica que a natureza violenta da terra desenhou, em cima dele só um cândido céu de um intenso e frequente azul.
O terreno do Parque Nacional de Teide é também surpreendente, com planícies de ébano obsidiana, rios de pahoehoe (a lava solidificada) abraçando encostas como a cera de velas derretidas, e as paisagens que podiam ser de mitologias irreais (O filme Clash of the Titans foi filmado aqui) ou então de outros mundos (esta é a localização favorita dos cientistas que testam os robôs destinados à exploração de Marte).
Nadar nas piscinas naturais de Garachico
O passado vulcânico de Tenerife é responsável por uma atracção invulgar – as piscinas naturais de Garachico. Garachico, em tempos o porto principal de Tenerife, tem a sua história marcada por uma erupção vulcânica em 1706, que lançou rios destrutivos de lava sobre a cidade e engoliu o porto inteiro. De forma irónica, este desastre à época que quase retirou a cidade do mapa de Espanha há 300 anos atrás, é hoje um dos principais motivos para quem faz férias em Tenerife.
As piscinas naturais que se formaram na sequência da erupção têm várias profundidades e formatos. Algumas parecem ter sido especialmente desenhadas para as crianças, desde que elas não se importem de tomar banho com os peixes sub-tropicais, já outras exigem boa capacidade pulmonar se quiser mergulhar nelas e chegar até ao fundo.
Dê tudo no carnaval
Grandioso, energético, chocante, extravagante, barulhento, colorido e esmagador, são assim as paradas do carnaval de Tenerife. E as suas festas, que duram a noite toda, não são para os de coração fraco. Mas o carnaval é entusiasmante, feito de pura diversão e assumindo-se como a maior “fiesta” de um calendário normalmente rico de celebrações. Acontece entre Fevereiro e Março (as datas são flexíveis, variam de ano para ano) e o maior baile deste evento é o de Santa Cruz, a capital de Tenerife.
Contudo, cada uma das cidades tradicionais de Tenerife celebra o seu próprio carnaval, e um bom espectáculo que serve de introdução a este género de celebrações são as festas de Puerto de la Cruz. Estas atraem cerca de 30 mil foliões por noite, por oposição às 100 mil de Santa Cruz, e apesar de dimensão menor nem por isso são menos contidas. O segredo para um carnaval inesquecível é vestir-se a rigor, como todos os participantes.
Maravilhas em Masca
Olhar Masca pela primeira vez é como descobrir um mundo perdido. Há algo de quase pré-histórico neste sítio, escondido como num segredo entre os socalcos das antigas Montanhas Teno de Tenerife.
Uma descida serpenteante, ao longo de uma estrada curta de montanha, acrescenta qualquer coisa de aventura e emoção aos nossos caminhos, como se tivessem estado congelados no tempo e à espera de serem novamente percorridos. A sua beleza natural faz de Masca um lugar imperdível para turistas, portanto faça por a cumprimentar ao final do dia, que é quando esta região está no seu melhor.
Participe numa Romería
Todas as cidades históricas de Tenerife organizam um dia especial para romarias. Encontre casa de férias em La Orotava e deixe-se envolver pela sua comunidade acolhedora que darão a melhor experiência de férias à sua família.
As romarias caracterizam-se pelo seu espirito festivo e regional, em que todos os participantes se vestem com roupas tradicionais e decoram com elaborados ornamentos carroças puxadas por bois. Assim se lança às ruas a parada, oferecendo pequenos doces locais àqueles com quem ela se cruza. Se tiver sorte, pode ser até que apanhe um gofio amasado (bolos salgados de farinha de trigo torrado, misturados com mel e amêndoa), umas papas arrugadas (batatas enrugadas), ovos cozidos, um copo de vinho produzido localmente ou mesmo carne de churrasco suculenta e panados de bife.
Piquenique no pinhal
Existem todos os domingos, em Tinerfeños, “zonas recreativas” que são assim identificadas por serem perfeitas para piqueniques e dias de diversão em família ao ar livre. Os altos e fragrantes pinheiros oferecem sombra de um sol que geralmente é muito quente de verão e que arrefece “um pouco” de inverno. Todas as “zonas recreativas” oferecem largas mesas de piquenique para estar à vontade e poder dispor no tampo toda a comida e objectos de diversão de que se lembrar. Conte também com churrasqueiras de pedra, água fresca canalizada e casas de banho.
Os locais, muito frequentemente, vêm carregados de comida para estes parques, que acabam por representar uma atividade perfeita para umas férias em família em Tenerife.
Veja a árvore milenar Drago
Ninguém sabe exactamente quantos anos terá a árvore milenar Drago, que se encontra em Icod de los Vinos. Pode lá estar há 5 mil anos, como pode ser uma muito mais jovem enérgica criatura de 650 anos. Seja qual for a sua idade verdadeira, este antiquíssimo exemplar da flora espanhola, único no mundo, possui uma aura mágica à sua volta já que se acredita que dela brotou o sangue de ancestrais dragões mortos.
A Drago é uma verdadeira rainha de múltiplas coroas da flora das Canárias. A melhor perspectiva sobre ela obtém-se na Plaza da Constitución.
Abane a cabeça num concerto
Existem inúmeros festivais de música e concertos gratuitos em Tenerife, principalmente se tivermos em conta as fiestas patronales das cidades. Regra geral tratam-se de bandas locais, ou grupos e artistas internacionais menos conhecidos, e não é assim tão comum depararmo-nos com actuações de grande qualidade.
São célebres, nesta região, os concertos de Robert Cray, que fez tocar a sua guitarra enfeitiçada no Santa Blues Festival; assim como o de Echo and the Bunnymen, que deu um espectáculo debaixo de uma lua cheia incrível em La Laguna, lugar reconhecido como Património Mundial da UNESCO. Os centros culturais são boas fontes para se informar sobre os concertos mais populares que vão decorrer na cidade.
Toca a acampar
Imagine-se no chão de uma clareira, em plena floresta, copo de vinho na mão, um céu estrelado onde passam frequentemente estrelas cadentes. É isto que significa acampar em Tenerife.
Existem treze zonas oficiais de acampamento, distribuídas pelas encostas da ilha, e custa praticamente nada montar tenda. Pode escolher ficar nas zonas mais afastadas, onde as multidões de turistas geralmente não chegam, apesar de ter conviver com os fãs de acampamento selvagem, que procuram experiências mais íntimas e puras com a natureza. Apesar dos locais de acampamento serem gratuitos, tem de requerer uma licença antecipadamente como forma de comunicar a duração da sua estadia.
Uma maravilha arquitectónica
O branco macio, as linhas contemporâneas e elegantes, são características únicas da famosa figura da arquitectura espanhola, Santiago Calatrava. Alguns olham para o edifício e pensam em cobras, outros em ondas e depois há os que vêem um capacete troiano.
Não importa aquilo que pareça, a verdade é que o Auditório de Tenerife Adán Martín é um provocador de imaginações, oferendo aos passageiros dos cruzeiros, que rumam ao largo na direcção de Santa Cruz, uns “Ohs” de espanto. Este é um espaço inspirador que recebe concertos, ballets e musicais, e merece a sua visita, nem que seja só para ver o edifício de fora. Ficará com material suficiente na sua imaginação com que se ocupar pelos dias seguintes.