O Quarteirão Judeu de Sevilha é o derradeiro sítio para compreender e seguir o rasto da história judaica em Espanha. Explorar esta região é uma experiência tão crucial como ficar a conhecer a Royal Alcazar ou a Plaza de España, só assim se pode dizer que viveu tudo o que Sevilha tem para oferecer. Todo este bairro é de visita obrigatória enquanto estiver pela cidade. Terá os seus dias bastante preenchidos, até porque Sevilha não se esgota num par de dias.
Siga pelos caminhos serpenteantes da região e permita que a sua curiosidade se satisfaça com as muitas maravilhas que este lugar especial tem para oferecer.
História do Quarteirão Judeu
O bairro Judeu começou por ser uma zona de separação que circunscrevia a comunidade judia do resto da cidade, com a construção de vários muros e amuradas durante os tempos medievais. O muro começa na rua Tintes, prossegue através da praça Mercedarias e só termina em Mateos Gago.
Em 1248 Sevilha foi conquistada pelos Cristãos, que apesar de se instalarem na cidade permitiram ao povo judeu permanecer ali em pacífica convivência. Enquanto esta sociedade se formava e tornava cada vez mais dinâmica, apoiada sobretudo na actividade comercial que se impulsionou, a população cristã foi-se também tornando progressivamente mais independente nos seus negócios e capacidade económica, o que levou a um cortar de laços com o povo judeu e ao desenvolvimento de relações tensas de ambos os lados.
Mas o ódio entre as duas comunidades foi sendo alimentado de forma descontrolada, de tal maneira que culminou no desastre de 1391 quando a populações judia foi amplamente atacada e as suas sinagogas destruídas, dando lugar a igrejas. Centenas de vidas judias acabaram.
A história negra de decepção, destruição e morte criou um sentimento inabalável que paira ainda no ar entre os muros do Quarteirão Judeu de Sevilha. Dado o charme peculiar que marca esta área, os visitantes acharão difícil de acreditar em tal história.
Bairro de Santa Cruz
As ruas pavimentadas, as casas caiadas, as lojas charmosas e os vários restaurantes são sinais do reconhecimento generalizado deste peculiar bairro Judeu em Sevilha.
Visite os caminhos encobertos que levam até ao Patio de Banderas Juderia e ao Pasaje del Agua, que obteve o seu nome de uma fonte de água que atravessava o topo dos muros. Laranjeiras dão a tónica à viagem, enquanto explora os imensos caminhos secretos, os jardins improváveis, e as igrejas desta área.
De entre as principais atracções, não perca a Catedral e a Torre dos Sinos Giralda, assim como Alcazar e o Archivo de Indias.
Bairro de San Bartolomé
Situado entre a Puerta Carmona e a Puerta de la Carne, este bairro é frequentamente esquecido apesar do seu charme único. A praça central, conhecida por Plaza de Las Mercedarias, está rodeada por inúmeras atracções como a Content de las Mercedarias e a antiga Igreja Paroquial do Bairro de San Bartolomé El Viejo.
Vagueie por estas ruas e absorva a atmosfera misteriosa. Histórias de amor trágicas, ruas com nomes marcantes e os símbolos escondidos pelos recantos decoram este labirinto de caminhos inconstantes.
Explorando o Quarteirão Judeu
Existem imensas opções que ajudarão a tirar o máximo partido da sua aventura pela História do Quarteirão Judeu de Sevilha.
À parte da imensa informação que pode encontrar online, o Centro de Interpretación de la Juderia é um museu localizado no bairro de Santa Cruz e que funciona precisamente para recolher e dar a conhecer todos os materiais relacionados com a cultura judia. Os ingressos para entrar no museu custam 6.50€, e pode visitá-lo entre Segunda e Sábado, das 10h30 às 15h30, ou então aos domingos entre as 10h30 e as 18h30. Ficará assim a conhecer todas as particularidades da cidade, a sua história e os seus personagens mais marcantes.
Existem ainda várias visitas guiadas disponíveis, que ajudam a compreender os labirintos de que se constituem as ruas, assim como se fica com um bom acervo de informação histórica. Estas visitas guiadas variam na extensão dos seus percursos e no preço, podendo ser personalizadas segundo os critérios dos visitantes. Veja online as críticas a este género de serviços e visite o departamento local de turismo para obter mais informação.
Se não, agarre você mesmo num mapa da cidade e guarde tempo suficiente para explorar à sua conta o Quarteirão Judeu. Aconselhamos a que faça um plano suficientemente livre poder visitar os vários espaços típicos e importantes da área. Tenha a melhor e mais completa experiência que lhe for possível, e não se esqueça por isso de entrar em algumas dos vários bares fantásticos de tapas ou nos carismáticos pátios que culminam ao fim das ruas.
Traga algum dinheiro, uma câmara fotográfica, um mapa e acima de tudo a sua curiosidade. Há muitos restaurantes pequenos, bares e lojas que merecem a sua visita. Mas se preferir trazer o seu próprio almoço, há vários pátios e bancos públicos que acomodam perfeitamente um maravilhoso piquenique.
Chegar ao Bairro Judeu
O Bairro Judeu de Sevilha fica localizado nas imediações da Catedral de Sevilha, portanto será fácil de se orientar para lá ir ter. E saiba também que a melhor forma de explorar estes bairros é indiscutivelmente a pé.
Explore o charmoso bairro localizado no coração de Sevilha, Espanha, e deixe que toda a sua história e magia entrem em si e ocupem o seu dia.