Sempre sonhou em fazer os Caminhos de Santiago, mas nunca teve o tempo nem a disponibilidade? A partir de agora isso deixou de ser um problema! É que, mesmo que só tenha combinado um pequeno retiro numa qualquer cidade de Espanha, é bem provável que esteja perto de um dos troços dos Caminhos. San Sebastián integra esta rede de percursos e tem a vantagem de combinar natureza e ambiente urbano com muito ar puro e zonas verdes à volta.
Por que é que a caminhada de San Sebastián é única
Umas férias passadas no País Basco não seriam especiais se não optasse por visitar San Sebastián. Alguns dos alojamentos de férias disponíveis oferecem resorts à beira-mar com pelo menos três belas praias para não se queixar da falta de escolha. Não faltam bares com cerveja fresca e as inacreditáveis iguarias “pintxo”, e se visitar o lado velho da cidade é a arquitectura Belle Époque que faz brilhar os olhos dos turistas.
A partir de San Sebastián pode mergulhar no mar ou explorar as verdejantes montanhas, mas também pode seguir certos troços que dão maravilhosos passeios. Os que valem realmente a pena fazem parte dos Caminhos de Santiago; geralmente são troços ao longo da costa que são autênticas experiências para os seus sentidos. Não se admire ainda com as surpresas ao longo da caminhada, é que vai acabar por entrar em algumas das mais belas aldeias da região.
Sugerimos ainda que, no final de um dia cansativo da passeios, se deixe deliciar com um incomparável pintxo – as famosas tapas bascas. Se a fome apertar, nada como uma refeição robusta com o excelente peixe ou carne locais, e não se procupe com as doses: os bascos são conhecidos por comerem generosamente.
Alimentação à farta requer com certeza exercício físico à altura. Aproveite os cenárias fantásticos com que se irá deparar e dê corda aos sapatos, como faria um bom basco. Recomendaremos de seguida alguns passeios para queimar calorias.
Caminhada San Sebastián – Pasajes de San Juan
Saindo de San Sebastián, chegará à vizinha Pasajes de San Juan, uma encantadora vila piscatória. Chegará até lá se caminhar ao longo da costa, do lado leste da cidade, e tendo a montanha Ulía como referência.
Após a chegada a Pasajes de San Juan, poderá desfrutar de um almoço regional e deixar-se encatar pelo ambiente extremamente pitoresco.
Se Pasajes de San Juan pode ser encarada como uma excursão popular de domingo, entrará de seguida em Basques e aí verá mais movimento. Os peregrinos dos Caminhos de Santiago fazem esse percurso a pé, geralmente na direcção oposta à sua (em direcção a San Sebastian, que é indicado por umas setas amarelas nas ruas). Não se sinta constrangido por estar a nadar contra a corrente, é só usar o transporte público e rapidamente estará de volta ao seu alojamento de férias – é também assim que se ultrapassa num instante esses peregrinos caminhantes.
Como se orientar
O ponto de partida para este troço dos Caminhos é fácil de identificar. Fica mesmo ao lado da estação dos bombeiros, no início da Avenida Navarra (Navarra Hiribidea), e pode também lá chegar através da praia de surf Zurriola.
Há de chegar a uma estação de gasolina. Siga pela rua inclinada do lado esquerdo e logo terá noção de um caminho feito em etapas (não há muitos com estas características). Um bom warm-up para o próximo momento de caminhada.
Dará por si no topo de umas escadarias, de onde terá uma vista fantástica sobre a praia de Zurriola e sobre a cidade. Haverá ainda um bom passeio a fazer a partir daí, com campos verdes que deleitam a vista que dão logo lugar à costa rochosa e ao mar em redor. É impossível ficar entediado com esta diversidade!
Como saber onde está
É impossível ficar perdido se seguir esta dica: vá sempre pelo caminho junto do mar. Ocasionalmente encontrará sinalização que irá também informá-lo da distância que falta até Pasajes de San Juan ('Donibane' em basco).
O final deste troço vale especialmente a pena. Irá descer ao longo de Faro de la Plata (farol de prata) e, coroando os seus esforços à sua direita, o belo e brilhante mar!
Chegará à aldeia portuária de Pasajes de San Pedro, de onde conseguirá avistar Pasajes de San Juan, de tão perto que estão uma da outra. A água que divide as duas terras de pescadores flui para uma laguna onde as grandes embarcações podem optar por aportar. Oferecem uma visão monumental, de uma área já de si impressionante.
Se quiser, pode navegar você mesmo à volta da aldeia de San Pedro até San Juan, num maneirinho barco verde, vermelho e branco (as cores da bandeira basca). A viagem não é muito cara e em poucos minutos consegue estar do outro lado. De mais a mais é um bonito passeio de barco que, apesar de curto, vai apreciar bastante.
Chegado à costa, considere entrar numa das excelentes marisqueiras para estimular o gastrónomo que traz consigo. Recomendamos a Casa Cámara em Ziaboga, onde encontrará do melhor peixe e marisco da zona. Ziaboga fica em plena Plaza de Santiago, uma praça muito agradável junto ao mar.
Como regressar
A cada 20 minutos circula um autocarro em San Juan que faz o percurso de volta a San Sebastián. No mapa abaixo pode ver com exactidão quais os pontos de onde partem as carreiras (na rua Juan XXIII, perto do frontón).
Quer durante os dias da semana, quer aos fins-de-semana, tem um último autocarro que parte às 22h40. Um pouco cedo de mais, mas se for bem organizado pode perfeitamente fazer um belo jantar em Pasajes.
O que levar
O percurso mais óbvio dos Caminhos de Santiago nesta zona, a também conhecida como “caminho costeiro”, é uma das mais exigentes que pode fazer aqui. Em geral, esta rota passa por caminhos não tão facilmente acessíveis, mas é um deleite de paisagens que tornaram bastante popular. A exigência desta caminhada não é de subvalorizar, já que tem várias inclinações que quebram ritmo, e que implica inclusivamente andar sobre rochas e outras superfícies irregulares ou subir escadas de pedra. Pense portanto em trazer o seguinte equipamento.
– Tal como acontece com qualquer boa caminhada, traga sapatos resistentes. O trilho é bastante acidentado, com pedras rolantes, rochas escorregadias, superfícies complicadas de pisar… Para ter a certeza que caminha com conforto e segurança não se esqueça de uns ténis ou botas resistentes, e em particular que ofereçam bom apoio ao pé.
– O tempo em San Sebastián pode mudar muito rapidamente. O sol até pode estar a brilhar de manhã, mas rapidamente surgem nuvens que o escondem e depois tornam-se densas e, sabe-se lá, se calhar até pode chover no próprio dia. Mesmo que esteja nublado, não se deixe enganar: ande sempre com protector solar no bolso, mas uma pequena capa contra a chuva no outro. Em todo o caso, e se sentir confiante do boletim meteorológica, confirme de antemão como vai estar o tempo e prepara a sua roupa em conformidade.
– Não seria correcto fazer recomendações para Pasajes, já que perder-se pela natureza é a melhor maneira de realmente vivê-la. O natural pede espontaneidade, mas nem por isso deve descurar trazer bastante água consigo e possivelmente alguns snacks. Venha prevenido, e se quiser um plano ainda mais rico abasta-se com mais comida porque um piquenique no meio de ar puro é dos maiores prazeres da vida. Sinta-se livre para escolher um local numa rocha ou no chão para estender a toalha. Em Pasajes de San Pedro também existem várias mesas de piquenique, por isso a única coisa que lhe temos a dizer é: explore.
Recomendamos ainda que reserve espaço no seu estômago para saborear a gastronomia local em Pasajes de San Juan. Não quer isto dizer que não deva provar os vinhos locais e as bebidas, claro.