Roses é uma das principais localidades do Alto Ampurdián e, nos seus arredores, encontramos uma diversidade de praias que serve todos os gostos: desde extensos areais com todos os serviços, até pequenas praias isoladas e solitárias, para desfrutar o sol e o mar em total tranquilidade.
Neste artigo começaremos por descobrir as melhores praias urbanas e semiurbanas de Roses, perfeitas para desfrutar da praia sem ter de renunciar a nada, e a pouco e pouco iremos adentrando pelo Cabo de Creus para descobrir os seus paraísos naturais.
1. Praias urbanas: Playa de Roses, La Punta, Santa Margarita e Palangres
A localidade de Roses é perfeita para tomar partido do turismo de sol e praia no Alto Ampurdián, Costa Brava. É exatamente no centro de Roses que iremos encontrar diferentes praias de areia fina e águas pouco profundas, e que além do mais contam com todos os serviços indispensáveis ao seu conforto, sendo por isso ideais para quem quer que viaje em família.
Os quase dois quilómetros de praia em Roses dividem-se em três áreas diferenciadas: a Playa Nova, Playa Rastrell e a Playa Salatar. Esta é uma das áreas de praia mais frequentadas em Roses, por se encontrar tão próxima do centro da cidade.
Se nos aproximarmos do porto de pesca encontraremos a praia La Punta, com 550 metros de comprimento e que se estende pela Riera Ginjolers. É por ter tão fáceis acessos, areia fina e águas tranquilas, que se tornou numa praia bastante concorrida no verão.
A praia de Santa Margarida é uma das mais conhecidas, já que com os seus 650 metros de areia fina e águas claras e tranquilas faz as delícias de muitos turistas.
Um pouco mais longe, mas apenas a 1 km do centro de Roses, encontramos a praia de Palangres, que é muito mais pequena que as anteriores já não supera os 150 metros de comprimento. Ainda assim, a sua zona de piqueniques com mesas e bancos a um passo da água faz dela uma das praias preferidas no região de Roses. Para desfrutar destas praias mais ou menos urbanas, não há nada como ficar numa cómoda moradia de férias junto às praias de Roses.
2. Canyelles Petites e Canyelles Grosses
A 4 quilómetros de Roses e antes ainda de entrar no Parque Natural Cabo de Creus encontramos duas praias semiurbanas, com águas transparentes e areia dourada, perfeitas para apanhar sol e tomar partido da natureza em redor sem renunciar a qualquer comodidade. Poderemos chegar a ambas facilmente a partir de Roses, seja de carro ou transportes públicos.
A praia mais próxima da localidade de Roses é Canyelles Petites, a qual se destaca pelos seus bancos dispostos ao longo de um elevado passeios marítimo, de onde poderemos gozar as fabulosas vistas de todo o ambiente em volta. Os serviços da praia incluem duches públicos, restaurantes, socorrismo…
Fazendo fronteira com a Canyelles Petites encontraremos a sua irmã de maiores dimensões: a praia Almadrava, ou Canyelles Grosses, o último pedaço de areal antes de entrarmos no Cabo de Creus. As águas desta praia são pouco profundas e quase não existem desníveis dentro de água, pelo que é perfeita para as crianças frequentarem. Conta com campos de vólei de praia, e inclusive serviço de aluguer de caiaques, uma opção altamente recomendável se lhe apetecer descobrir as praias paradisíacas do Cabo de Creus que iremos descrever de seguida.
3. Cala Montjoi
A sete quilómetros de Roses, e nos limites do Parque Natural do Cabo de Creus, encontramos esta praia de 310 metros de comprimento, perfeita para passar um dia em família. Em tempos, a Cala Montjoi era considerada um verdadeiro templo culinário, já que nela se encontrava o afamado restaurante El Bulli, do reconhecido chefe Ferrán Adrià. Mesmo que hoje já tenha encerrado, a Costa Brava continua a ser um paraíso para os amantes da boa cozinha, já que por todo o litoral encontramos numerosos restaurantes com estrela Michelin.
Podemos aceder à praia diretamente de carro, e o nível de afluência é médio, sem chegar a ser demasiado esgotante conduzir até lá. O nível do mar pode variar em profundidade, e além disso há embarcações que por vezes se aproximam da sua orla costeira. Tem um areal escuro, numa mistura de pequenos seixos que contribuem para a diversidade desta paisagem balnear.
A facilidade de acesso, a beleza do ambiente que a protege do vento e as suas águas tranquilas fazem da Cala Montjoi uma opção perfeita para os que viajam em família. Sobretudo, o melhor desta praia é que a partir dela poderemos aceder às praias mais solitárias e recônditas do Cabo de Creus.
4. Cala Jóncols
O Cabo de Creus recebe-nos com uma pequena praia de grande beleza chamada Calla Jóncols. Trata-se de um verdadeiro oásis de águas transparentes e um fundo marinho rochoso que poderemos observar se alugarmos o material necessário à prática de snorkelling, disponível no centro de mergulho que se encontra na mesma praia.
A relativa dificuldade de acesso à praia faz com que a afluência seja mais limitada, e por isso é uma daquelas praias da Costa Brava onde vai poder respirar com calma e tranquilidade, sem demasiada gente à sua volta. É uma praia digna de aparecer em filme. E conta com duches e casas-de-banho públicos, serviços de aluguer de espreguiçadeiras, e outros que nos farão sentir como se estivéssemos no paraíso e sem ter de renunciar a nenhum conforto. Poderá chegar à Cala Jóncols de caiaque, de barco, ou através de um caminho asfaltado desde a Cala Montjoi.
5. Cala del Canadell
Na reserva do Cabo de Norfeu, no coração do Parque Natural del Cabo de Creus, encontraremos uma pequena praia virgem, solitária, e de incrível beleza, um paraíso para os amantes do naturismo.
As dificuldades de acesso, já que não se lhe pode aceder diretamente de carro, e o facto de não ter serviços de aluguer e outros disponíveis, faz com que seja muito pouco frequentada. Contudo, se sentirmos falta de alguma comodidade bastante irmos até à praia Jóncols que fica a menos de um quilómetro de distância.
Recomendamos que faça uma excursão na Cala Canadell às grutas que se escondem um pouco por todo o litoral do Cabo de Norfeu.
6. Cala Càlitjas
A partir da Cala Montjoi também poderemos chegar à Cala Calitjàs, uma preciosa praia situada no Cabo de Creus, com 130 metros de comprimento e a partir da qual gozamos de umas vistas panorâmicas incríveis do Cabo de Norfeu e das suas praias.
Devido à reduzida afluência, é habitual encontrar nudistas nesta praia, embora também se contem muitos entusiastas do mergulho e snorkelling aqui. Numa das extremidades da praia, que faz a separação entre a Cala Calitjàs e a Baía da Cala Montjoi, encontraremos as ruínas submersas do barco Phedon, que naufragou em 1934 depois de sofrer uma explosão a bordo.
Tal como acontece com o resto das praias do litoral do Cabo de Creus, a Cala Càlitjas tem um areal de seixos e águas transparentes, tendo uma profundidade bastante razoável próximo da costa.
7. Cala Rostella
A Cala Rostella dá-nos as boas-vindas ao verdadeiro paraíso mediterrânico. Esta praia é o paradigma da praia de sonho: solitária, situada no meio de um ambiente de vegetação virgem, e com águas tranquilas de uma preciosa cor azul turquesa. A única desvantagem são os acessos, já que para chegar até ela teremos de seguir de carro e depois descer a pé por 15 minutos, seguindo um trilho destacado.
A Cala Rostella tem 110 metros de comprimento e compõe-se principalmente de um areal de pequenos seixos. Graças à abundância de pinheiros que a rodeiam, a praia encontra-se protegida do vento. Além disso, as suas águas cristalinas e a beleza do seu fundo marinho atraem muitos aficionados do mergulho. É um verdadeiro oásis.
Como pudemos ver, as praias desta zona da Costa Brava são verdadeiros paraísos. A proximidade de Roses ao Cabo de Creus faz com que esta localidade esteja repleta de praias de todo o tipo, perfeitas para gozar de umas férias de sonho.
Encontrar alojamento em Roses não é, em princípio, demasiado complicado, mas para conseguir garantir a melhor oferta em qualidade-preço selecionámos para si as melhores casas de férias em Roses. Ponha o fato de banho, não se esqueça do creme protetor e da toalha, e prepare-se para umas férias de arromba.