A Cueva del Gato (gruta do gato) fica em Ronda e é um maravilhoso rio de águas calmas que muitas vezes encontra nas profundezas da Andaluzia. Ao contrário de muitos outros rios do género, os acessos à Cueva del Gato são fáceis. Pode conduzir diretamente até ao rio e estacionar ao seu lado.
A distância que deve caminhar é mínima. E também por isso por vezes enche-se durante os meses de verão, particularmente nos fins-de-semana.
As águas são cristalinas, muito claras e excecionalmente frias. É um lugar fantástico para fazer um piquenique e arrefecer depois de uma manhã a passear. Se ficar numa casa de férias em Ronda terá as condições perfeitas para visitar esta que é uma das cidades mais visitadas de Espanha.
A Serrania de Ronda
A Serrania de Ronda tem um dos ecossistemas mais ricos e variados da região.
Existem três reservas naturais principais, a Los Alcornocales, muitas vezes designada como a última floresta tropical da Europa; a La Sierra de las Nieves, uma Reserva da Biosfera da Unesco e um dos últimos habitats do abeto espanhol; a Sierra de Grazalema, uma região que recebe a maior parte da chuva em toda a Espanha. Este é um facto que surpreende muita gente! Não é comum que uma cidade do sul de Espanha tenha mais precipitação do que qualquer outro lugar da Península.
Escusado será dizer que os amantes de natureza não podiam esperar uma região mais bela do que esta. Obtenha a experiência completa e fique numa casa de férias em Serrania de Ronda.
Cueva del Gato, Benaoján, Ronda
A Cueva del Gato é um dos complexos de grutas mais únicos da Andaluzia.
Tem duas entradas, uma para norte em Hundidero e outra para sul na Cueva del Gato (gruta do gato). Esta última adotou o nome a partir das suas formas reminiscentes do perfil de um gato. Dizem que a entrada da gruta assemelha-se mesmo ao rosto de um gato.
A gruta foi feita por necessidade. O rio Gaduares está bloqueado pela Sierra del Algarrobo e, em consequência, o rio foi forçado a descobrir caminho entre as rochas para encontrar uma via de escoamento às suas águas. O complexo de grutas resultante é nada menos que espetacular.
A Cueva del Gato tem 17m de comprimento e 25m de altura, fornecendo uma área ampla natural por onde o rio Gaduares passa e se junta ao rio Guadiaro. A passagem principal tem 4 km de comprimento.
Durante a época das secas encontramos 25 lagos individuais dentro do complexo de grutas. O maior deles é chamado de Cabo de las Tormentas e possui 114m de comprimento. Os lagos só podem ser atravessados a nado.
A gruta prolonga-se por 8 kms e tem uma inclinação de 112 metros entre as entradas de Hundidero e Gato. Conta com estruturas únicas e belas, como a Sala de Los Gours, a Gran Estalagmita ou o Cabo de las Tormentas – mencionado atrás. Outras características dignas de nota incluem a Plaza de Tores (uma praça de touros) com um diâmetro de 50 metros, e a Galeria de las Cabras.
As visitas à gruta exigem experiência e o equipamento certo. Não tente entrar na gruta por iniciativa individual. Este complexo de grutas em particular pode ser extremamente perigoso, é muito frio por dentro e o nível de água pode subir repentinamente. Várias pessoas foram dadas por desaparecias depois de experimentarem entrar sozinhas.
Recorra a uma empresa de viagens profissional para fazer uma visita mais segura a este complexo. Pesquise por exemplo pelo Centro de Interpretación Espeleológica, Montejaque.
Como chegar
A Cueva del Gato está situada a aproximadamente 2 kms da vila de Benaoján.
Se vier de Ronda siga os sinais para Sevilha. Depois de aproximadamente 5 kms irá dar com o sinal Benaoján/Montejaque, e aí vire à esquerda e siga a via. Depois de outros 6 kms de estrada, procure manter-se atento a um parque de estacionamento à sua direita – veja a imagem.
Se não estiver de olhos bem abertos poderá falhar esta curva. Há um pequeno sinal para o hotel/restaurante Cueva del Gato apesar de não estar claramente visível se vier do lado de Ronda.
Poderá estacionar no topo ou conduzir até mais abaixo, estacionando junto ao hotel/restaurante. O restaurante é um bom sítio para fazer uma pausa para almoço. A comida é muito boa e os preços justos. As porções são enormes! Para mais informações e preços, telefone: 952 16 72 96.
Para os mais enérgicos, uma caminhada nesta área é imperdível. Há trilhos fáceis e bem demarcados desde a Cueva del Gato e até à estação de comboios Benaoján (Estación de Benaoján), que corre paralela ao rio – cerca de 2 kms.
Uma caminhada que vale a pena fazer é a dos caminho-de-ferro Mr. Henderson, um roteiro de 9 kms que liga Benaoján Estación a Jimera de Libar. É bom de fazer este caminho durante o outono ou primavera.
Para mais informações, consulte outras ideias sobre o que ver e fazer em Ronda.
Duas outras cidades vizinhas que vale a pena visitar são Zahara de la Sierra e Setenil de las Bodegas – uma paragem em Setenil é fácil de fazer se vier desde Málaga. No fim de contas, isto contribui para um ótimo dia ao ar livre!