Roteiros por Malaga

Málaga é um destino fantástico para fazer uma pausa citadina, dado que está repleto de preciosidades por descobrir e lugares secretos. Algumas obras de street art alternativa enchem as paredes vazias, e as ruas estreitas estão preenchidas por cafés de esquina, bares exuberantes e lojas únicas. É uma cidade que oferece o melhor que tem – arquitetura espanhola tradicional que se mistura com edifícios de traça moderna e luxuosa, e sem esquecer os jardins coloridos e verdejantes com um cheiro a maresia do ambiente da praia em pano de fundo.

Miradouro Gibralfaro, Cidade de Málaga

Málaga é uma cidade fantástica para quem gosta de caminhadas, e é também por isso que achamos que todos devem explorar a cidade a pé. Irá ver muitas curiosidades da cidade ao viajar a pé, e que de outra maneira lhe passariam ao lado. Criámos três guias para caminhadas, para que possa visitar as melhores zonas da cidade de Málaga. Fique assim a conhecer a Málaga de Picasso, a Málaga da Arte e Cultura, e a Málaga Histórica.

Estes roteiros não são só para os amantes de arte e história, na verdade eles são indicados para todos e incluem alguns dos marcos mais belos e interessantes que vai encontrar em Málaga. Para além disso, estão entre as melhores atividades gratuitas de Málaga...

Roteiro de caminhada 1: Picasso

Estátua em Bronze de Picasso, Plaza de la Merced

Málaga é a cidade de nascimento de Pablo Picasso, um dos artistas mais famosos de Espanha. Independentemente de ser um fã de longa data de Picasso, um amante de arte em geral ou apenas interessado em aprender mais sobre o artista e a cidade, este roteiro irá levá-lo pelos principais pontos da cidade ligados à obra e vida de Picasso, começando pela Fundación Picasso Museo e terminando no antigo espaço da Escola de Belas-Artes de San Telmo na Plaza Constitución.   

Roteiro geral 

Fundación Picasso Museo Casa Natal - Plaza Merced, Estátua em bronze de Picasso - Igreja Santiago - Museo Picasso Malaga - Antigo Museu Muniipal - Parque de Málaga - Plaza de la Constitución, Escola de Belas-Artes de San Telmo.

Tempo da caminhada: 2-4 horas

Este roteiro inclui passagens por um bom número de museus e também uma caminhada pelo Parque de Málaga, que na verdade é um extra do nosso roteiro mas que recomendamos visitar porque oferece alguns bons momentos de contemplação debaixo de sombras frescas, e porque tem bancos onde se pode sentar para descansar do passeio. De facto, este roteiro toma-nos cerca de 2 a 4 horas para ser percorrido, dependendo um pouco da sua passada, dos museus onde decide perder mais tempo em visita e de visitar ou não o parque.    

As melhores alturas para fazer o roteiro

Um pouco à semelhança de qualquer roteiro de caminhada, nós recomendamos que evite as horas de maior calor durante os meses de verão entre junho e agosto. Málaga não costuma descer abaixo dos 12ºC no inverno, por isso se vestir um casaco já vai bem apetrechado para uma caminhada, com a aragem fresca do mar a permitir um ambiente muito agradável para visitar a cidade. Dito isto, consideramos que as melhores alturas do ano para uma pausa citadina e para fazer caminhadas são entre março e maio, e depois entre setembro e novembro. Estes meses do ano garantem os melhores dias de sol e temperaturas amenas – o que é perfeito para passar horas a explorar uma nova cidade.   

O que irá ver...

Não só irá ver belos exemplos de arquitetura histórica como terá a oportunidade de se sentar num banco da Plaza de la Merced ao lado do próprio Picasso (na sua forma de estátua de bronze, claro). 

Sabia que...

  • Também há dois bares temáticos alusivos ao Picasso na Plaza Merced. Por isso, quando terminar o passeio pela Plaza Constitución, faça um pequeno desvio até ao início da Plaza Merced e reponha os seus níveis de energia com uma bebida fresca no terraço agradável de um destes bares.

Picasso Bar, Plaza Merced, Málaga

Roteiro de Caminhada 2: Arte e Cultura

Lagunillas, Cidade de Málaga

O roteiro “Arte e Cultura” é fantástico porque o leva a conhecer o coração e alma de Málaga. Descubra as obras de street art, feita pelos próprios habitantes de Málaga, que se podem encontrar no bairro Lagunillas e cujas ruas estão preenchidas de todos os tipos de pinturas e graffiti (o bairro do Soho também tem muitos exemplos de street art dignos de nota). O Centro Cultural La Termica é a última paragem deste roteiro, onde se pode deixar levar pelo mundo creativo de Málaga, com os seus concertos, performances, workshops, mercados e muito mais.  

Roteiro geral 

Calle Lagunillas - Museo Casa Natal de Picasso - Museu Picasso de Málaga - Centro Pompidou - Bairro Soho - Centro de Arte Contemporânea de Málaga - Museu Russo - Centro Cultural La Termica.

Tempo de caminhada: 3-5 horas

Este roteiro toma-nos cerca de hora e meia a completar se não pararmos para tirar fotografias nem visitarmos nenhum dos museus ou centros de arte, por isso diríamos que deve guardar entre três e cinco horas para fazer todo o roteiro com calma – o tempo inclui pequenas pausas para descansar, tirar fotografias e visitar os museus e galerias. 

As melhores alturas para fazer o roteiro

A maioria dos pontos de interesse deste roteiro está dentro de portas, por isso não há uma altura do ano que possamos indicar como ideal no que toca ao clima. O melhor seria começar a caminhada ao início da manhã para conseguir passar por todos os pontos do roteiro e até chegar a La Termina, que ainda fica numa zona distante da cidade, do lado oeste.

O que irá ver...

Uma das principais áreas artísticas da cidade – Lagunillas. Esta é a parte da cidade onde muitoos dos jovens artistas de Málaga desenham e pintam graffitis, uma dinâmica que já era explorada há muito tempo pelos residentes desta área. Vai encontra-la na parte de trás da Plaza de la Merced, e ainda que fique bem no centro da cidade, ao passar por estas ruas irá sentir-se numa dimensão completamente diferente do resto de Málaga. 

Sabia que...

  • Um dos retratos a graffiti da Calle Lagunillas representa uma das personagens mais carismáticas de Málaga – Eduardo Colorado, também conhecido por “El Cantinero”, um cantor de rua flamenco. Eduardo é uma cara bastante conhecida das ruas centrais de Málaga, irá encontrá-lo a passear-se pela Plaza Merced, no Centro Histórico e ao pé do Teatro Romano. Ele canta flamenco e é conhecido pelo seu estilo vocal extremamente cru, e também por não ter dentes. Ele foi em tempos um dos motivos de deleite para qualquer pessoa que visitava as ruas da cidade, porque acrescentava um toque da Málaga autêntica a todo o ambiente em seu redor ao usar a sua voz crua. Porém, com o avançar da idade, tornou-se um bocado mais ousado e hoje em dia grita insultos aos turistas e serve-se dos restos das mesas dos restaurantes.

Graffiti do El Cantinero, Lagunillas

Roteiro de Caminhada 3: Histórico

Palácio de Obispo, cidade de Málaga

A história de Málaga é colorida e entusiasmante. Podem-se encontrar evidências do passado histórico da cidade no impressionante Castelo Gibralfaro no topo de uma colina; na inacabada mas nem por isso menos impressionante Catedral da cidade; na grande variedade de arquitetura Moura; nas antigas igrejas e fascinantes praças que misturam elementos velhos e novos, do passado e do presente. Apesar de termos apelidado este roteiro como “histórico”, ele é seve também para visitar alguns do principais pontos de atração em Málaga num curto espaço de tempo, levando-o até aos monumentos mais espetaculares da cidade.


Roteiro geral 

Murallas no Rectorado - A Alcazaba - Teatro Romano - Plaza de la Merced - Igreja Santiago - Museo Picasso - Igreja Sagrario - Catedral - Calle Larios - Casa de Guardia 

Tempo de caminhada: 3 horas

Permita-se três horas para completar este roteiro. Este é um tempo meramente indicativo e pode variar consoante perca mais ou menos tempo nas igrejas e monumentos. 

As melhores alturas para fazer o roteiro

Se considerar que este roteiro inclui visitas aos principais museus e igrejas de Málaga, é sempre uma boa ideia verificar os horários de funcionamento de antemão para garantir que retira o máximo partido da sua visita. Recomendamos que comece cedo de manhã para garantir tempo suficiente para completar o roteiro, indo ao seu próprio ritmo obtendo a melhor luz para as suas fotografias. 

O que irá ver...

Inúmeros marcos e monumentos que representam séculos da história intrincada de Málaga. 

Sabia que...

  • A bela catedral de Málaga é afetuosamente apelidada pelos locais como “La Maquita”, que significa uma senhora com um só braço, e esse nome surgiu porque a catedral está na verdade inacabada. Durante a sua construção e depois de a primeira torre ter sido completada, o governo de então esgotou recursos financeiros e por isso decidiu não avançar para a segunda torre. O que se pode ver hoje é uma torre e um início de construção de outra. 

Catedral de Málaga

Se gostou deste nosso artigo sobre os melhores roteiros para fazer caminhadas em Málaga, então não deixe de consultar as melhores visitas que pode fazer de bicicleta nesta cidade. Seja a pé ou de bicleta, verá que Málaga tem muito para oferecer e não deixa ninguém indiferente.