A cidade de Málaga foi durante muito tempo ignorada pelos turistas que viajavam pela Costa del Sol, contudo, em anos mais recentes, tem registado um crescimento ímpar em popularidade. Milhões de turistas costumavam passar todos os anos pelo Aeroporto Internacional de Málaga, e consideravam aquela cidade apenas como um ponto de passagem, que servia apenas como um entreposto temporário para chegarem a outros destinos mais populares da Costa del Sol.
Mas os tempos mudam e os turistas aperceberam-se rapidamente que Málaga é uma cidade com uma oferta cultural riquíssima. Esta cidade é um belo representante do espírito andaluz, para além de que é relativamente barata e muito bela. Encontrará muito que fazer por aqui, por isso não perca a oportunidade de visitar a cidade mesmo que tenha um orçamento de viagem apertado, porque encontrará várias atividades gratuitas entre as quais poderá escolher.
Continue a ler para explorar a nossa seleção das 12 melhores atividades gratuitas em Málaga.
1. Mercado de Atarazanas
O
Mercado Central de Málaga data do século XIV. Foi originalmente construído pelos mouros como um estaleiro para a construção naval, e o seu nome árabe “Atarazanas” pode ser traduzido exatamente dessa forma.
O mercado tem uma atmosfera encantadora e com uma história fascinante, sendo por isso um local perfeito para ir comprar produtos locais e frescos, incluindo azeitonas e azeite, peixe, frutas e vegetais sazonais.
Málaga é também conhecida pelas suas excelentes tapas, e no seu mercado central encontrará alguma da melhor oferta!
Está aberto de segunda a sábado (fecha aos domingos), entre as 8h e as 14h.
2. O Museu Picasso, o Centro Pompidou, e o Museu Carmen-Thyssen
Estes são três dos maiores e melhores museus de Málaga.
O Museu Picasso em Málaga é um dos mais reconhecidos de Espanha e celebra a vida e obra de um dos principais artistas da cidade. O museu expandiu recentemente a sua coleção e hoje apresenta 233 obras de arte. A entrada é gratuita nas últimas duas horas de domingo.
O Centro Pompidou incorpora tanto um museu como uma galeria de arte dividida em três partes – um museu, um espaço de exposições temporárias, e uma área de oficina para crianças. As coleções incluem obras de fotografia, design, arquitetura e vídeo, e incluem ainda exposições de outras disciplinas como a dança, vídeo e spoken word. A entrada é gratuita entre as 16h e 20h ao domingo.
O Museu Carmen-Thyssen expõe uma coleção de 230 obras de pintores andaluzes do século XIX. A entrada é gratuita ao domingo entre as 17h e 20h.
3. Centro de Arte Contemporânea de Málaga
O Centro de Arte Contemporânea de Málaga (conhecido como CAC) tem à disposição uma coleção de arte dos séculos XX e XXI, contando com artistas como Damien Hirst, Louise Bourgeois, Olafur Eliasson, assim como um grande número de artistas andaluzes.. O museu promete não desapontar nenhum visitante e a entrada é gratuita.
4. Alcazaba e Castillo de Gibralfaro
A Fortaleza de Alcazaba e o castelo Gibralfaro são dois dos monumentos mais surpreendentes de Málaga, duas atrações imperdíveis se estiver de visita à cidade.
Um passeio pela zona de eucaliptos e pelos jardins perfeitamente cuidados é uma experiência encantadora e que oferece vistas deslumbrantes sobre o castelo. Estas paisagens são do melhor que Málaga tem para oferecer.
A entrada tanto para Alcazaba como para o castelo Gibralfaro é gratuita a partir das 14h de domingo.
5. Miradouros de Málaga
A colina Gibralfaro tem dois dos melhores miradouros que vais encontrar na cidade. Um deles fica localizado ao lado da colina Gibralfaro, entre os jardins e o castelo. O outro localiza-se no topo da colina junto ao castelo, a que pode aceder indo de carro caso não queira andar até lá.
Se escolher ir a pé até aos miradouros, tenha em atenção que vai subir a pique pela colina até chegar ao topo e, dependendo de quando rápido ande, pode demorar entre 20 e 45 minutos a chegar lá. É boa ideia levar água consigo alguns snacks para que, quando chegar ao miradouro, possa sentar-se, descansar e recuperar energias, ao passo que absorve toda a atmosfera natural fantástica e desfruta de um por do sol imperdível que se abate sobre a cidade lá de cima.
6. Parque Natural Montes de Málaga
Os Montes de Málaga são os pulmões da cidade, localizados a poucos quilómetros do centro. Quando lá entramos é como se o resto do mundo tivesse ficado para trás, assim como a confusão da cidade.
O parque natural dispõe de inúmeros trilhos para caminhadas, locais de piquenique e restaurantes tradicionais onde pode experimentar uma das refeições populares “plato de los montes” (o “prato das montanhas”).
7. Os Parques de Málaga
A cidade de Málaga tem inúmeras praças e parques que oferecem pequenos oásis de sombra, folhagem e paz. São pontos convidativos de refúgio do sol, e são uma excelente maneira de recuperar brevemente o fôlego depois de ter feito as suas caminhadas para compras e para ver as vistas da cidade.
O Parque de Málaga e o Paseo de los Curas constituem um parque botânico e uma longa avenida que se estendem até ao porto e à Alameda Principal. Os jardins exibem uma variedade de plantas tropicais e de árvores, com jardins bem cuidados e fontes. O ar está impregnado do cheio de laranjeiras em flor e a atmosfera é calma e relaxante.
8. As Praias
Málaga é uma cidade à beira-mar, por isso nenhuma lista de atividades está completa sem uma menção à linha costeira. Algumas das praias mais populares de Málaga incluem a Playa las Acacias a leste, a Playa de la Malagueta ao centro, e a Playa de la Misericordia a oeste, todas elas praias familiares com bastantes condições incluindo recreios para crianças, restaurantes e bares de praia.
Para os que queiram ir para um pouco mais longe, as praias à volta de Pedregalejo a leste são bastante recomendáveis. Este é um dos bairros de pescadores mais antigos de Málaga, sendo que
Pedregalejo é também um ótimo sítio para encontrar alojamento na cidade, dispondo de uma variedade de enseadas, praias e bastantes motivos de entretenimento para toda a família.
9. La Termica
A La Termica é um espaço público de cariz cultural e criativo localizado na zona oeste de Málaga, na periferia da cidade. O espaço exibe regularmente exposições, workshops, conferências, palestras e concertos, estando aberto tanto para os habitantes locais como para artistas em visita e empreendedores.
É uma ótima opção se quiser deixar-se envolver pela cena artística e cultural local de Málaga durante a sua visita, sendo que a entrada geral é gratuita embora possam haver eventos pagos.
10. Ginásios de Praia
Ao longo de toda a linha costeira encontrará ginásios a céu aberto com uma boa variedade de equipamentos onde pode trabalhar cada músculo do corpo. Se costuma exercitar-se regularmente em casa e quer manter o mesmo ritmo de exercícios durante umas
férias em Málaga e, já agora, sem ter de pagar um euro para entrar nas instalações de um ginásio convencional, então só tem de se deslocar à praia e encontrar o seu ginásio a céu aberto mais próximo. Eles são bastante populares, especialmente durante as manhãs e fins de tarde, quando a atmosfera é mais convidativa e energética.
11. Jardins botânicos
O Jardim Botânico de Málaga tem 250,000 metros quadrados e é onde habitam mais de 2000 espécies de plantas e árvores, constituindo-se assim como um dos jardins botânicos mais diversos exóticos da Europa. O jardim é um oásis de flora, elementos de água, pássaros e insetos.
Aos domingos à tarde, depois das 15h30, a entrada é gratuita, e por isso este é um dos locais onde vai querer passar uma tarde inspirada em paz e tranquilidade. Há uma área de piqueniques e imensos bancos espalhados pelo jardim, por isso se vier preparado com o seu cesto e toalha tem tudo para aproveitar uma ceia com a família no jardim.
12. Museo de Malaga
Este museu de 18,000 metros quadrados tem oito salas de exposições, cindo delas dedicada a temas da arqueologia com mais de 15,000 peças expositivas, e as restantes três dedicadas às belas-artes com uma coleção de mais de 2,000 peças. Este museu reabriu recentemente, em dezembro de 2016, e as entradas são gratuitas.
Mapa