Málaga em agosto significa uma só coisa – a Feria de Málaga. São dez dias quentes cheios de música, dança e diversão, de manhã à noite. Esta festa de Málaga celebra-se há dezenas de anos e é invariavelmente acompanhada da melhor comida mas sobretudo bebida da terra. Muitos não sabem, mas o líquido cor-de-rosa gasoso tão distintivo do vinho Cartojal é a bebida por excelência desta região, um branco fortemente refrigerado e muito refrescante. O Cartojal é obrigatório em todos os lares dos habitantes de Málaga, saindo para as ruas quando há celebrações populares.
Fique a conhecer a história deste vinho quase tão bom e refrescante quanto icónico.
Deslumbre-se na Vista Hermosa
A Vista Hermosa é uma propriedade com um longo caminho de terra batida a percorrê-la, e que está preenchida por vinhas e oliveiras de vários séculos de idade. O caminho conduz a uma aldeia muito conhecida pela sua reserva natural e um lago enorme – a Fuente de Piedra. O sol já ia alto e aquecia impiedosamente quando fizemos esta visita. Progredíamos devagar no nosso carro, e a cada minuto que passava lebres saltavam das suas tocas alertadas pelo movimento de um corpo estranho naquela terra tranquila… isto enquanto beneficiávamos de uma brisa suave que nos afagava a pele pela janela.
Vista Hermosa em espanhol significa “vistas belas”, e é difícil uma pessoa desmentir este título com que se apresentam, já que é uma das propriedades vinícolas mais famosas de Espanha e detém uma famosa unidade de produção de vinho – Bodegas Málaga Virgen.
É efetivamente aqui que se produz o emblemático vinho doce de Málaga, o Málaga Virgen, mas também uma grande variedade de outros produtos, tais como o vinho tinto Pernales, um excelente brandy de elevada qualidade, vermutes e moscatéis. Esta bodega é um verdadeiro paraíso para aqueles que sonham percorrer os caminhos sugeridos pela plantação de milhares de vinhas exuberantes. Debaixo do brilho do sol andaluz, amadureçam aqui as castas Moscatel, Pedro Ximenez, Chardonnay e Syrah.
As exportações de vinho de Málaga
A Feria de Málaga é por muitos considerada a maior e mais divertida festa popular de toda a Espanha. As melhores vestem-se com os trajes flamencos típicos, cada uma com um leque na mão e um copo estreito de vinho branco doce na outra. O Cartojal é obrigatório entre os frequentadores das festas da região!
O Cartojal era originalmente um vinho produzido para a exportação. Mas a sua popularidade entre os habitantes de Málaga, tornaram-me bastante mais consumida do que seria de esperar nestas terras, particularmente nos dias de feriado e festas.
Cartojal era um produto que foi concebido por encomenda de uma grande cadeia de distribuição estrangeira. Os clientes internacionais queriam um produto com estas características: um vinho branco doce. E hoje mantém-se como um vinho muito importante para a venda ao exterior, e como o Cartojal há poucos que conseguiram exportações tão francas. “Há 25 anos que se bebe muito deste vinho localmente, ele sobrepõem-se aos outros vinhos”, diz Lucas Bricout de Burgos, um especialista que faz parte da quinta geração de enólogos em Málaga e que lida com a exportação e comercialização de vinhos locais. “Este é um vinho de excelente qualidade e que conseguimos implementar durante as festas de Málaga”.
O Cartojal é muito diferente de outros tipos de vinho produzidos pela Málaga Virgen. É um licor produzir a partir de uvas moscatel do tipo Moscatel de Alejandria, espécies provenientes de Málaga, e que é cultivado na região de Axarquia. O segundo tipo de uvas utilizadas na produção deste Cartojal é o Morisco, que é cultivado nas vinhas de Fuente de Piedra. Curiosamente, a apanha destas uvas ocorre a meio da noite para evitar as ondas de calor, algo frequentes durante o verão andaluz.
O nome Cartojal pode soar bastante exótico para as pessoas que vêm de fora, mas não para os residentes locais. Cartaojal é uma vila localizada a poucos quilómetros da adega, onde há uma dúzia de anos atrás se localizavam os locais onde se deixava as uvas colhidas a amadurecer (paseras). A fruta é seca ao sol, o que faz com que os seus níveis de açúcar aumentem.
A preparação pouco convencional do vinho reflete-se no seu sabor único e aroma. Os especialistas de Cartojal descrevem-no como um vinho branco, de cor amarelo claro, e que brilha em tons delicados de verde. Tem aroma floral com toque de mel e citrinos, fazendo deste vinho uma ótima opção para refrescar. Os olfatos mais experientes irão sentir um delicado aroma fumado.
O Cartojal nas festas
Este vinho bebe-se com mais prazer quando as temperaturas fora de portas são elevadas, rondando muitas vezes os 30 graus, e precisamos de nos refrescar. O Cartojal deve ser servido nestas condições a uma temperatura contrastante de 6-8 graus. Quando chegam as festas da cidade a história é diferente, porque os consumidores querem não só refrescar-se como divertirem-se noite fora, e assim o vinho é vendido numa garrafa rosa que nos estimula os sentidos.
Mas as embalagens plásticas não são incomuns quando se trata de distribuir este vinho. Os proprietários das vinhas, a fim de facilitar a venda do vinho durante as férias, quando ele é bebido nas ruas, decidiram substituir as garrafas de vinho por plástico. Isto porque, de acordo com a lei espanhola, o consumo de bebidas em garrafas de vidro é proibido, e assim 90% da produção passou hoje por ser engarrafa em embalagens PET.
Devemos admitir que não são apenas as garrafas de plástico a chamar a atenção aos visitantes, mas também a sua cor rosa brilhante e tão original.
“Nós decidimos promover a cor rosa e fúcsia porque são os tons que chamam a atenção, ao mesmo tempo que são festivas. Elas remetem-nos para o folclore típico da Andaluzia, e aparecem, por exemplo, nos trajes tradicionais”, diz Lucas Bricout de Burgos. “Em cada uma das províncias andaluzas, durante as festas nas ruas encontramos outras cores. Em Sevilha, por exemplo, predominam o vermelho e o preto, em Córdoba é o verde e o branco, mas em Málaga é o fúcsia e branco.”
Todos os anos, a Bodegas Málaga Virgen produz cerca de meio milhão de garrafas Cartojala que aparecem bastante durante as festas de Málaga, mas também nas celebrações de inverno em toda a Andaluzia. A sua garrafa cor-de-rosa é sempre acompanhada por uns pequenos óculos cor-de-rosa que contribuem para o espírito festivo.
Málaga Virgen – 130 anos de história familiar
“A vinha foi fundada pelo meu bisavô, Salvadora López López em 1885. Devido à praga de filoxera (pulgão) que destruiu as nossas vinhas, decidiu abrir um bar de vinhos no centro de Málaga. Ao longo da nossa história, passámos por várias situações complexas e difíceis, como a Guerra Civil Espanhola, que nos deixou quase sem nada para comer”, conta Piluca de Burgos, parte da quarta geração de produtores de vinhos e líder da gestão administrativa e financeira da sua bodega.
“Ambas as guerras mundiais fizeram com que a exportação de vinhos de Málaga fosse caótica e quase impossível. Os anos 60 trouxeram-nos um novo boom, principalmente para o mercado interno, com vinhos como o Málaga Virgen e San clemente Cinemas a venderem bem. Desde então, consideramos estar ainda em desenvolvimento… produzimos mais e mais vinho, fazemos conhaque, vermute e até mesmo vinagre”, acrescenta de Burgos.
Neste momento, a Bodega Málaga Vigem tem 12 mil metros quadrados, 120 hectares de vinhas em Fuente de Piedra, e mais 230 hectares noutras áreas da Andaluzia. Os vinhos conquistaram igualmente a importante Denominación de Origen Málaga. Vale a pena notar que a denominação de origem protegida D.O. Málaga é uma das mais antigas de Espanha, e para obtê-la deve corresponder aos requisitos mais rigorosos, tendo em conta o tipo de produção das uvas e a rotulagem do produto.
Os amantes do vinho podem visitar a Fuente de Piedra e ver por si mesmos como se produzem alguns dos vinhos mais famosos e populares da Andaluzia.
Visitas devem ser reservadas por telefone ou e-mail.
Tel: (0034) 952 319 454
E-mail: enoturismo@bodegasmalagavirgen.com
A melhor maneira de descobrir os tesouros da Andaluzia é fazer uma visita às suas terras e mergulhar na cultura viva que emana do seu património. Não deixe por isso de arrendar uma casa em Málaga e de contar para o resto do mundo as suas experiências… de certeza que vai causar inveja aos seus amigos!