A mais importante "feria" (feira) anual de Málaga realiza-se todos os anos em meados de agosto: esta é uma oportunidade de viver um dos maiores festivais de toda a Espanha. Dura por oito dias e atrai milhares de visitantes.
A feira celebra a reconquista da cidade por Isabella e Fernando em 1487.
Como é a La Feria de Málaga?
Málaga transforma-se numa enorme festa improvisada de rua, com toques de flamenco por todo o lado, pessoas vestidas com os trajes tradicionais e uma atmosfera festiva que não se deve perder.
A Feria de Málaga, em conjunto com a mais solene Semana Santa, são os dois eventos mais antecipados no calendário das celebrações em Málaga.
A cerimónia de abertura de Feria de Málaga
A cerimónia de abertura acontece numa sexta-feira à tarde na praia de La Malangueta, que fica a uma curta distância do centro da cidade de Málaga.
As formalidades decorrem sempre da mesma maneira a cada ano que passa, começando com o tradicional pregón de la Feria – a cerimónia de abertura. Uma enorme explosão de fogos-de-artifício irrompe imediatamente pelos céus, a que se segue um concerto gratuito na praia.
A cerimónia oficial só fica completa no dia seguinte, sempre a um sábado à noite, quando o presidente da câmara de Málaga declara o início formal das festividades depois de acender as luzes da Feria.
A festa segue então de forma ininterrupta até ao domingo da semana seguinte.
O recinto da Feria
A Feria de Málaga está dividida em duas partes. A Feria que decorre da parte do dia e a que acontece de noite. A de dia é a mais tradicional e mantém-se activa até às 18h de cada dia. Pode ser visitar na zona do centro histórico.
Quando a noite chega, a festa move-se para um recinto especial que foi propositadamente criado para animação musical. Este fica à entrada da cidade e pode aceder ao espaço através de autocarros especiais que o transportam a partir do centro.
O recinto da Feria é o que se pode chamar de “cidade dentro da cidade”, com todo o género de atracções que se possa imaginar. Há espectáculos de flamenco e mais de 300 “casetas” que passam música e oferecem comida e bebida para todos os gostos.
É imperdível uma visita à Feria de Málaga para qualquer um que conte passar férias na cidade ou nas imediações. Esta festa é diversão garantida.
Os habitantes da Andaluzia são conhecidos no mundo todo pelo seu amor às boas festas, e em nenhum outro lado isso é tão visível como na Feria de Málaga.
Os vestidos tradicionais da Feria
Não é só a Feria em si que se tornou numa popular e divertida tradição em Espanha, também existem outros aspectos mais pequenos e interessantes que se irão revelar se procurar com atenção. Falamos de certas decorações, da música e das bebidas.
De entre estas fantásticas tradições destacamos uns vestidos e fatos originais, usados tanto por homens como mulheres. Os vestidos usados por mulheres e jovens são conhecidos por “traje de flamenca”. Pensa-se que terão surgido em Servilha e é por esse motivo que também há quem lhes chame “traje de Sevillana” ou “traje de gitana”, que traduzido dá “vestido de cigana”.
Contam os antigos que mulheres ciganas de Espanha usavam uma versão mais modesta destes vestidos. E foi com o tempo que esse novo estilo foi sendo adoptado e reinventado por mulheres de todas as classes sociais, transformando os vestidos originais em verdadeiras criações exuberantes tal como as conhecemos hoje. Geralmente os vestidos são tão longos que chegam ao chão, com cortes justos e bastantes folhos que sobem até aos joelhos, permitindo liberdade de movimentos para dançar e dar largos passos.
Há vestidos com todas as cores, estilos e padrões, incluindo polka dots, rendas, riscados, decorações florais, entre outras. Normalmente fazem-se acompanhar de delicados xailes bordados, que são colocados sobre os ombros, e flores luminosas no cabelo.
As mulheres e jovens espanholas exibem e escolhem com grande orgulho os seus vestidos para a Feria, normalmente gastando centenas ou milhares de euros para conseguirem a combinação perfeita com acessórios. Os vestidos são depois usados por muitos anos, sendo continuamente alterados para que assentem perfeitamente nos corpos e para manterem a forma.
Onde fica
Desde bem cedo pela manhã e até às 18h a festa tem o seu foco no centro da cidade, especialmente na Plaza de la Merced, na Plaza de la Constitución, Calle Larios, Plaza de la Marina e nas pracetas ao redor.
O recinto da feira, ainda que esta aberto o dia inteiro, só começa a encher e a ter movimento de noite. Fica localizado no Camino de San Rafael, a 3 quilómetros para Oeste do centro, e está perto do Palacio de Congresos y Ferias.
O mais fácil para chegar a este recinto é mesmo apanhar um dos autocarros shuttle que, com muita regularidade, partem da Alameda Principal (mesmo ao lado da Calle Larios) no centro da cidade. Os autocarros fazem este percurso durante todo o tempo de duração da festa, 24 horas por dia.