A misteriosa cidade junto ao mar de Los Gigantes tem reforçado a sua popularidade, em particular durante o boom recente de turismo em Tenerife. Los Gigantes situa-se na costa soalheira a oeste da ilha, a aproximadamente 45 minutos de carro do aeroporto Reina Sofia em Tenerife.
Los Gigantes é uma das maravilhas naturais mais curiosas de Tenerife. Esta cidade está protegida por uns desfiladeiros imponentes que atingem os 800 metros de altura, e que vêm desabafar sobre o mar num ângulo absolutamente vertiginoso.
Los Gigantes – Os desfiladeiros dos gigantes
A terra chama-se Acantilados de los Gigantes, que traduzido à letra significa “os desfiladeiros dos gigantes”. Foram portanto estes desfiladeiros maciços que emprestaram o seu nome à cidade, e que se estendem além de Los Gigantes até Punta de Teno, o ponto mais a oeste na ilha. Ao chegar a esta pequena cidade costeira, irá sentir-se impressionado pela dimensão destes desfiladeiros, localizados a apenas 30 quilómetros das zonas turísticas mais populares, como Los Cristianos e a Playa de las Américas.
Com o passar do tempo, a cidade de Los Gigantes tem vindo a crescer tanto como os resorts de férias vizinhos de Puerto de Santiago e Playa de la Arena. Estas três áreas estão bastante próximas umas das outras e a melhor maneira de se deslocar entre elas é ir a andar.
Los Gigantes é uma opção fantástica para aqueles que procuram um resort de férias mais calmo. Tem várias lojas e cafés, restaurantes e bares familiares, e além disso a cidade goza das melhores condições climatéricas que se podem encontrar na ilha.
As praias negras de Los Gigantes
As praias de Tenerife são bastante distintivas e reconhecíveis pelo seu areal vulcânico enegrecido. A maioria das praias de areal dourado que se encontram na parte sul da ilha são artificiais, sendo que a areia é habitualmente importada do deserto do Sahara. A área de Los Gigantes é marcadamente vulcânica devido à sua proximidade com o Monte Teide, ele próprio um vulcão inactivo. A maioria dos pontos para nadar são ravinas e baías rochosas, apesar de também haver algumas excepções.
As únicas praias de areia mole em Los Gigantes ficam perto da marina. A pena e límpida praia de Los Guios tem apenas 180 metros de comprimento, mas raramente enche. Encontrará ali espreguiçadeiras e casas de banho públicas, só as zonas de estacionamento é que podem levantar problemas por serem tão concorridas, em particular perto da área da marina. Esta praia não faz vista às outras da região, mas é provavelmente a partir dela que podemos testemunhar toda a imponência dos desfiladeiros de Los Gigantes.
É fácil de fazer uma caminhada entre Los Gigantes e o resort do Puerto de Santiago, uma carismática aldeia de pescadores que mantém a atmosfera autêntica das Canárias. O Puerto de Santiago tem a sua própria praia de areias vulcânicas, local onde os residentes da zona gostam de passar os seus fins-de-semana. Apesar disso não tem instalações públicas nem é uma praia particularmente grande, razões por que os turistas costumam preferir a mais conveniente Playa de la Arena, situada ao pé do Puerto de Santiago.
A crescente popularidade da Playa de la Arena atrai mais e mais viajantes a cada ano que passa. Além disso, a Playa de la Arena é mais convidativa aos visitantes e por isso costuma encher nos dias de sol mais intenso. A Playa de la Arena já tem a sua reputada Bandeira Azul desde 1989. Encontrará ali espreguiçadeiras e guarda-sóis disponíveis para alugar, além disso não faltam restaurantes junto à praia. Saiba que a areia vulcânica pode aquecer imenso naqueles dias em que o sol brilha mais forte, por isso não se esqueça de trazer calçado apropriado para se poder deslocar pela praia. A ondulação costuma ser forte, por isso tenha atenção às bandeiras hasteadas e respeite as indicações de segurança.
As refrescantes piscinas naturais
Existem imensas piscinas naturais em Tenerife, a maioria o resultado dos movimentos vulcânicos na ilha, mas outras também construídas por mão humana. Pode encontrar algumas destas piscinas naturais em Los Gigantes. A mais popular delas talvez seja a Isla Cangrejo, que é bastante larga e popular, localizada entre Los Gigantes e o Puerto de Santiago. As margens desta piscina foram construídas especialmente para a protegerem das ondas do mar. Nadar aqui assume-se como uma experiência absolutamente única e inspiradora.
Nem sempre é fácil de ir dar a estas piscinas, já que normalmente ficam localizadas em áreas um pouco remotas. A melhor maneira de encontrar a Isla Cangrejo é dirigir-se até à Calle Magnolia em Puerto de Santiago, que fica a aproximadamente 20 minutos a pé da marina de Los Gigantes.
Los Gigantes – a maravilha dos desportos aquáticos
Existem um sem número de clubes e lojas ligadas aos desportos aquáticos em Los Gigantes, que oferecem equipamento para aluguer. Esteja à procura de um barco a remos ou um veloz jet ski, encontrará todas as opções para alugar aqui, na marina de Los Gigantes. Muitos viajantes decidem trazer sacos com um piquenique, alugar uma moto de água e desfrutar um passeio relaxante com vistas magníficas para os desfiladeiros de Los Gigantes. Também poderá fazer parte de uma das visitas guiadas de barco até à remota ilha de Masca.
Diz-se que cerca de um terço de todas as espécies de golfinhos e baleias no mundo passam por estas águas que banham as Ilhas Canárias. E fazer uma viagem propositadamente para observar estes belos mamíferos é uma das actividades mais populares e encantadoras de Tenerife. A costa de Los Gigantes é a casa de uma vasta população de baleias e golfinhos, que pode observar se participar numa das muitas expedições de barco oferecidas pelas companhias de viagem que operam na marina. As viagens costumam incluir snacks e bebidas, além disso poderá dar um mergulho rápido naquelas águas refrescantes, perto das praias calmas em frente aos desfiladeiros.
Compras e passeios
Há um pequeno centro comercial ao pé da marina que tem um supermercado de boas dimensões, e também lojas e cafés. Existem algumas opções para fazer as suas compras nas ruas estreitas da área; pode contar com lojas de autor e de artesanato especializadas, além das pequenas lojas de souvenires e mercados.
Encontrará bastantes restaurantes de qualidade em Los Gigantes, que aprazem até as bolsa menos recheadas. É difícil até de andar mais do que meia dúzia de minutos sem tropeçar num restaurante ou num café. Existem bastantes estabelecimentos recomendáveis que servem comida local e tradicional das Canárias, por isso aproveite a oportunidade de descobrir e experimentar a fabulosa comida da ilha!
Se quer passear o que não faltam são oportunidades em Los Gigantes. É fácil arrendar um carro e dar uma volta até ao impressionante vulcão do Monte Teide, que fica a 98 quilómetros de Los Gigantes. Também pode ir até ao parque Siam, um dos parques aquáticos mais populares da Europa, e que fica a apenas meia hora de distância se for de carro. Alternativamente pode ir visitar as adoráveis aldeias de pescadores situados ao longo da costa sul, ou participar numa visita guiada ao longo das áreas vitivinícolas da ilha. Não importa a época do ano em que visite Los Gigantes, uma viagem que não pode deixar de fazer é até ao vale encantado de Masca!