Será que a Gran Canaria poderia transformar-se no próximo País Basco ou Catalunha devido à sua riqueza gastronómica? A capital, Las Palmas de Gran Canaria, tem alguns restaurantes notáveis e que são estrelas nacionais da arte de bem comer. Aqui ficam 10 dos nossos espaços favoritos, listados sem qualquer ordem de preferência, e que nós desavergonhadamente recomendamos.
Deliciosa Marta
Las Palmas de Gran Canaria é uma região perfeita para jantar em esplanadas, debaixo de aragem fresca, porque as temperaturas não costumam descer muito de noite e as ruas retêm algum do calor do eterno tempo de Primavera que se faz sentir todo o ano.
Um dos melhores lugares para tirar partido do clima terapêutico da cidade é a Deliciosa Marta em Triana (Pérez Galdós 23, 928 370 882), um restaurante que se deixa influenciar tanto pela comida canarinha típica da ilha de Lanzarote como pela da região continental de Segovia. O chefe Pol toma conta das panelas e frigideiras da cozinha e Marta, que para além do Espanhol fala um excelente Inglês, é a empregada de mesa num restaurante classificado em segundo lugar de uma listagem de 485 espaços do Tripadvisor.
Casa Montesdeoca
Não é difícil perceber porque é que a refinada Casa Montedeoca de Vegueta (Montesdeoca 10, 928 333 466) é periodicamente visitada pela família real espanhola, sendo um dos restaurantes favoritos do rei Juan Carlos quando está de visita à capital de Gran Canaria.
Esta era a casa do mercador judeu Montedeoca, onde passou a viver em princípios do século XVI depois de fugir da inquisição espanhola. O espaço foi-se degradando com o tempo, e só seria restaurado até recuperar toda a sua glória original em finais do século XX. Os pratos de assinatura do restaurante incluem bacalhau picante e um preparado de lombo de vaca.
La Macarena
La Macarena ( Prudencio Morales 21, 928 912 745), ou La Macarana – Taller de Cocina, para referir o seu nome completo, é o mais recente restaurante do quarteirão de La Puntilla. Todas as suas mesas são ao ar livre, e o terraço fica numa posição privilegiada para observação o movimento pelo Paseo de las Canteras. O divertido chefe Fabio Santana é bastante criativo na cozinha e oferece verdadeiras experiências gastronómicas que fazem rebentar sabores no paladar.
Amaiur
Amaiur em Triana ( Pérez Galdos 2, 928 370 717), cujo nome foi emprestado de uma localidade de Navarre, oferece a clássica (e cheia de classe também) comida basca. Está aberto de segunda a sábado, das 13h00 às 16h00 para os almoços, e das 20h30 à meia-noite para jantares. É um sítio aonde vai querer ir vestido a rigor e pronto para uma noite romântica.
Romeo y Giulietta
Arenales é, antes de tudo, um bairro residencial. Mas também existe comércio e atracções turísticas tais como a Casa Africa. Também é uma área bastante próxima de Triana, o que significa que é bastante central em Las Palmas de Gran Canaria e por isso mesmo contém um grande número de bares e restaurantes em volta.
O que nós escolhemos é Romeo e Giulietta (Doctor Waksman 6, 928 369 244), que se destaca pela excelente apresentação e cuidado no serviço de um conjunto de empregados de mesa bastante jovens e profissionais, mas que também oferece uma carta de boa comida italiana com um “twist” contemporâneo.
La Marinera
Não há peixe e marisco mais fresco do que o que vai encontrar neste restaurante de muito boa reputação, localizado num dos extremos de La Puntilla na praia de Las Canteras. Há poucos restaurantes que se podem gabar de estarem rodeados de uma paisagem natural tão dramática. E sim, consegue mesmo ouvir as ondas a embaterem contra as rochas enquanto toma a sua refeição em La Marinera (Paseo de las Canteras 1, 928 468 802).
Restaurante Tehran
O tapete persa na janela, o seu nome, as danças do ventre, não há forma de nos enganarmos sobre a identidade iraniana deste restaurante. Afastado da parte mais central e movimentada da rua comercial de Mesa y López, o Restaurante Tehran (Bernardo de la Torre 1, 928 222 817) é um paraíso para os amantes de comida. Segundo o próprio espaço, os seus pratos usam do melhor caviar existente no mercado. Também há bastantes escolhas vegetarianas no Tehran como hummus, falafel, e pinchos de carne vegetal – uma especialidade que é capaz de enganar até o mais fervoroso carnívoro.
Ají, Limón y Canela
Aji, limón y canela; ou em Português malagueta, limão e canela, são três dos ingredientes fundamentais da cozinha do Perú. Ingredientes que formam as bases de muitas entradas nesta cevicheria especializada em pratos de peixe e marisco. Ceviche é um prato latino-americano feito de peixe cru marinado em sucos picantes de citrinos. Desfrute desta e de outras sensações exóticas em Ají, Limón y Canela (Sagasta 68, 928 586 432). Daqui consegue ter uma perspectiva deslumbrante sobre o Monte Teide de Tenerife, que pode observar a partir do interior moderno do restaurante ou da sua esplanada.
Kuoh 101
Luis Doreste Silva é uma das maiores ruas em Las Palmas de Gran Canaria. Um dos seus lados, o que está repleto de arranha-céus, foi apelidade de Grande Maçã. É aqui que irá encontrar o restaurante japonês Kuoh 101 (Luis Doreste Silva 101, 928 292 952), um espaço decorado de forma elegante tanto por fora como por dentro, não iria destoar de qualquer restaurante de alta classe em Nova Iorque. O seu sushi, sashimi e nigiri são a essência de Tóquio posta num prato.
La Bikina
A filosofia por detrás de La Bikina (Paseo de las Canteras 63, 828 065 357) é bastante simples e resume-se nesta frase: La vida es una playa/Life’s a beach. Um trocadilho divertido com a expressão inglesa, que lhes assenta bem dado que se situam numa agradável zona balnear. A atmosfera do restaurante pode ser relaxada e que faz lembrar vagamente uma cantina, mas a sua cozinha, que tem aos comandos um chefe espanhol e um cozinheiro indonésio, oferece sérias tentações da autêntica cozinha asiática e sul-americana.