Figueres é um destino predileto dos amantes de arte, mas hoje mais do que isso assume-se como a capital do Alto Ampurdián. Próximo da Costa Brava e a um passo de França, não são poucos os turistas nacionais e estrangeiros que todos os dias vão à descoberta desta povoação e das suas paisagens únicas que inspiraram Dalí.
Figueres é, contudo, muito mais do que isto. E é precisamente sobre as qualidades desta localidade que nos iremos debruçar neste guia, com dicas para ir conhecer o seu rico património assim como os melhores eventos que se celebram em Figueres o ano inteiro. Isto já para não falar das excelentes praias que não pode perder.
Uma visita ao Teatro-Museu Dalí
Começamos o nosso guia sobre Figueres com a visita por excelência da cidade: O Teatro-Museu Dalí. É um espaço único, onírico e tanto surrealista, tal como a imaginação e o génio do seu autor.
A sua fachada vermelha, percorrida por ciprestes e coroada com enormes ovos brancos dá-nos as boas-vindas. O Teatro-Museu Dalí foi construído sobre o que era antes o Teatro de Figueres, e desenhado pelas mãos do próprio artista catalão, que o concebeu com o objetivo de oferecer uma experiência única aos seus visitantes. É por isso que o edifício em si pode ser considerado outra das suas obras.
O seu interior guarda algumas das obras mais destacadas de Salvador Dalí, desde as suas primeiras criações até às da sua última fase. No edifício anexo também se expõe as joias desenhadas por Dalí, com um distinto caracter mágico e surrealista. O Teatro-Museu de Dalí é de visita obrigatória, porém recomendamos que compre as suas entradas pela internet, de modo a evitar as largas filas que se formam à entrada, principalmente no verão.
Vá ao Castelo de San Fernando
Seguimos agora até à baía da Rosa, a apenas 800 metros do museu Dalí, para visitarmos o imenso Castelo de San Fernando (Castell de Sant Ferran). Trata-se de uma fortificação militar cuja origem remonta ao século XVIII, mas que se encontra hoje num admirável estado de conservação. As suas dimensões colossais, com 32 hectares de superfície e mais de 3 quilómetros de perímetro fazem dele o maior monumento de toda a Catalunha, sendo ainda uma das mais imponentes fortificações militares da Europa.
Podemos seguir para as suas instalações mediante visitas guiadas, muito recomendáveis para conhecer a sua sofisticada engenharia e história. Para que consiga imaginar o seu tamanho colossal, pode ter como referência os estábulos do castelo onde cabiam 450 cavalos, e as suas cisternas subterrâneas com espaço para armezenar até 10 mil litros de água.
Um passeio pelo património do centro histórico de Figueres
O centro histórico de Figueres destaca-se pelo seu rico património monumental, repleto de preciosidades arquitetónicas, neoclássicas e modernistas. Durante a época medieval, Figueres era uma cidade fortificada. Porém, na atualidade, estas muralhas são visíveis principalmente na Torre Gordot, que faz parte do perímetro do Teatro-Museu Dalí. O passado medieval também se pode observar em alguns pontos como a Plaza del Ayuntamiento ou nos arredores da rua Magre, onde se situava o antigo bairro judeu. Outro monumento medieval que vale a pena ser visitado é a igreja de Sant Pere, com uma nave única ao estilo gótico, construída sobre as ruínas de um antigo templo romano.
No centro nevrálgico de Figueres encontramos a Rambla, a rua principal da cidade, repleta de tendas, bares e restaurantes, local também de incríveis edifícios modernistas dos séculos XIX e XX. De entre eles destacamos a Casa Cusí, a Casa Salleras, e a Casa Puig-Soler.
Museu dos Jogos da Catalunha
Antes de enunciarmos os melhores eventos de Figueres, não queremos deixar passar um dos museus mais originais da cidade, dedicado exclusivamente ao mundo dos brinquedos. O Museu dos Jogos da Catalunha encontra-se em pleno centro de Figueres e no seu interior pode encontrar mais de 4 mil objetos de brincadeiras, incluindo aviões, bonecas, carros e comboios em miniatura.
Alguns destes pequenos tesouros pertenceram a figuras tão conhecidas como Salvador Dalí, Joan Miró ou Frederico García Lorca, por isso não deixe de visitar estes edifícios antes de terminar as suas férias na Costa Brava.
Mostra de vinho de Empordà
À parte Dalí, o outro grande protagonista da região é o vinho de Empordà. A tradição vinícola de denominação de origem de Empordà remonta à época dos gregos e dos romanos, sendo que hoje se encontra aqui vinhos de uma qualidade superior, frequentemente ombreando com os melhores do mundo. Em Figueres celebra-se em setembro a Mostra de Vinho de Empordà, que conta com degustações de vinho, celebração da gastronomia regional, e muitas outras atividades dedicadas aos prazeres da mesa.
Também é em torno do vinho de Empordà que se celebra o Festival Vivid, com diferentes eventos por toda a Costa Brava ao largo do mês de abril. É um festival tão agradável que decidimos incluí-lo na nossa lista dos melhores eventos gastronómicos de Espanha, pelo que não deveria perdê-lo de vista. Só o Mediterrâneo e os aromas das montanhas catalãs poderiam criar um vinho tão repleto de matizes.
O Festival Acústica de Figueres
Os meses de verão são os melhores para visitar Figueres. Sobretudo durante o Festival Acústica de Figueres, quando podemos contar com numerosas atuações musicais por todo o centro urbano da localidade, repartidas entre os meses de agosto e setembro. Tal como o seu nome indica, o formato é o acústico, por isso pode contar com um ambiente intimista e relaxado, perfeito para terminar um dia de passeio pela localidade.
Com cada edição, o festival tem-se vindo a consolidar como uma referência dentro da música catalã, tendo já registado sessenta mil espetadores que todos os anos vão a Figueres para desfrutar da melhor música.
Festival Internacional del Circ Elefant d’Or: Cidade de Figueres
O Festival Internacional del Circ de Figueres tornou-se, em apenas cinco anos, num dos mais referenciados festivais de circo no mundo, e reconhecidamente o segundo festival de circo mais importante de toda a Europa. O seu reconhecimento cresceu a um ponto em que, na atualidade, já conta com mais de 80 artistas de 13 nacionalidades distintas e atrai mais de 20 000 espetadores.
O Festival Internacional del Circ leva-nos a um mundo de acrobacias, magia e diversão, dando-nos a conhecer os melhores artistas internacionais. Equilibristas a vários metros de altura, coreografias impossíveis, piruetas…
Poderemos desfrutar de mais de uma vintena de atrações de todos os estilos circenses, debaixo da grande tenda que se instala no recinto de feiras de Figueres. Pode também contar com um jurado especializado que está encarregue de atribuir os prémios Elefant d’Or às atuações melhor conseguidas.
Festival Cómico de Figueres
Finalizamos com um dos festivais que, a pouco e pouco, se vai estabelecendo no programa cultural da Catalunha e Espanha. Trata-se do Festival Cómico de Figueres, que seguramente nos provocará ao menos um sorriso na cara.
O festival celebra-se habitualmente no mês de abril e conta com espetáculos em sala e nas ruas, com workshops de risoterapia, concursos, e até sessões de yoga do riso. Algumas das atividades são gratuitas, por isso recomendamos que consulte o programa completo na sua página web. Recarregue de energia positiva neste festival repleto de humor em Figueres.
Ficou com vontade de visitar Figueres? A sua localização invejável, bem no coração de Ampordián e a um passo da Costa Brava, fazem de quaisquer férias passadas em Figueres numas férias perfeitas para toda a família, não importa se goste mais de montanha ou de praia. Reserve já a sua casa de férias em Figueres e desfrute do seu rico património e de alguns dos melhores eventos de toda a Catalunha. Vai deixar passar a oportunidade?